Oddballers | Confira nossa review

Oddballers é um divertido party game onde você deve eliminar o adversário não só com a bola, mas com o que estiver pela frente!

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Gameswing, Ubisoft Mumbai
Publicado por: Ubisoft
Gênero: Dodgeball, Party Game
Série: Oddballers
Lançamento: 26 de janeiro de 2023
Classificação indicativa: 10 anos
Modos: Singleplayer, multiplayer
Disponível para: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Amazon Luna

 

Um esporte com pouca popularidade consequentemente tem uma menor quantidade de games. Esse é o caso com o dodgeball. Fugindo um pouco da regra, a Ubisoft decidiu então lançar um party game vagamente inspirado no esporte, onde o esporte só serve basicamente de pretexto para lançar o que estiver ao seu alcance em seus adversários. Será que o resultado ficou bom?

Um Party Game com temática de Dodgeball

Dodgeball, popularmente conhecido no Brasil como “queimada”, é possivelmente um dos esportes de equipes mais divertidos que existem. De maneira bastante resumida: as partidas consistem em duas equipes a se eliminarem, atirando bolas com as mãos nos integrantes da equipe adversária, até que sobrem apenas integrantes de um dos lados. É basicamente um team deathmatch da vida real, mas menos sangrento. E Oddballers não é especificamente um game do esporte queimada, embora use do conceito básico do mesmo. OddBallers é melhor descrito como um jogo do gênero party multiplayer onde cada rodada é um tipo novo e absurdo de queimada, em que há um objetivo novo por rodada e para atingir esse objetivo, os participantes devem jogar itens ou fazer uso de outros itens espalhados pelo mapa, sempre visando acertar/destruir alguém ou algo.

O game conta com gráficos bem coloridos, com personagens com visuais estilizados, onde a ação na maior parte do game ocorre por meio de uma câmera top down.

OddBallers é um jogo fácil de pegar e jogar, com apenas três botões de ação: arremessar, esquivar e agarrar, tornando-o acessível a um grande público de jogadores hardcore e jogadores casuais. Porém, há mais do que aparenta aqui. Basicamente, qualquer coisa que você conseguir colocar em suas mãos é uma arma que você pode usar para catapultá-la em seu oponente: bombas, caixas, frangos, peixes, tanques de gás, bolas de tênis, cortadores de grama, e mais. Por sua vez, seu oponente precisa se mover ou se esquivar, ou também pegar o que puder e lançá-los de volta. Mas nem todo minijogo é do tipo queimada. Alguns são como variações do handebol, com golzinhos onde se deve jogar bolas. Outros são batalhas de chefe contra um oponente mais forte. Na maioria das vezes, são jogos que envolvem sobrevivência, com o último homem/mulher de pé. O loop de jogabilidade é simples e viciante, ficando ainda melhor pelos personagens peculiares, física solta e uma variedade de perigos ambientais para enfrentar.

O game possui cerca de 30 arenas diferentes e minijgames que o jogo embaralha aleatoriamente para você, mas caso não goste de um, ou prefira outros, você pode escolher antes das partidas, quais podem e não podem surgir. Há bastante variedade antes de você começar a sentir algum tédio. Cada arena possui um estilo de desenho animado único, inspiradas nos ambientes de fazenda, cidades à beira-mar ou ilhas paradisíacas. Não se descuide apreciando as paisagens dos ambientes, pois não são apenas bolas de queimada que lhe causarão dano aqui! Todos e TUDO irão querer matá-lo! Exterminá-lo! Mandá-lo de base! ENVIÁ-LO PARA JUNTO DO VASCO DA GAMA! Desde abelhas vindo em sua direção, passando por contêineres, até adversários operando um cortador de grama. Perder o foco por um segundo aqui pode significar a derrota. A aleatoriedade das arenas é parte do motivo pelo qual OddBallers nunca fica entediante. Quero dizer, há muitas coisas perigosas que você precisa ter cuidado para não ser um novo “inquilino” do cemitério mais próximo.

Mascote: um dos muitos minigames, envolve sobreviver com uma fantasia por mais tempo que seus adversários.

As partidas podem variar em duração de acordo com sua preferência, de curtas a longas. Partidas curtas requerem 4 pontos para se qualificar para uma vitória, partidas médias requerem 7, enquanto partidas longas requerem 11. Os pontos são ganhos ao terminar em primeiro ou segundo lugar nos minigames. Usando partidas curtas como exemplo, depois de acumular 4 pontos, você alcança o status de match point, o que significa que vencer mais um minigame o coroará como o vencedor geral da partida.

Durante os minijgames, você ganha pontos, que são convertidos em moedas ingame ao vencer as partidas. Ao progredir nos níveis, você também ganha perks, como acesso gratuito a centenas de recursos de personalização, como roupas, cortes de cabelo, emotes, movimentos de dança e muito mais.

Na minha casa, na sua casa ou cada um em sua casa

O game possui multiplayer local, de 1 a 6 jogadores, que podem ser preenchidos com até 5 IA (Inteligência artificial / CPU); online, também para até 6 jogadores; e graças ao cross-play, você pode jogar online com seus amigos, independentemente da plataforma: Playstation, Xbox, Nintendo Switch, PC ou Luna da Amazon! As partidas online por si só já são divertidas o suficiente, mas nada supera o bom e velho multiplayer local, ideal para aqueles momentos de reunião com os amigos, em alguma festa ou confraternização, podendo levar a boas gargalhadas ou alguns belos socos e chutes fora das partidas, ai ai.

Aqueles que buscam se aventurar em partidas online podem acabar se frustrando…

Problemas técnicos e pontos negativos

OddBallers tende a ter algumas falhas aqui e ali, não que o game devesse ser perfeito, obviamente, mas ainda assim há alguns problemas que podem incomodar, como problemas com o sistema de colisão entre os personagens e entre personagens e objetos, loadings bastantes longos, congelamentos de tela, exibição inconsistente de elementos no display e coisas do gênero. Infelizmente o game também custa R$100, o que pode afastar quem busca uma diversão mais descompromissada, sendo que possivelmente o game estaria melhor nos holofotes se fosse free-to-play, com itens cosméticos para venda. São pontos que podem incomodar, mas no geral, não afetam tanto a experiência.

Oddballers: Vale a pena?

Mesmo com problemas notáveis da falta de um polimento melhor, não há como negar que OddBallers, no mínimo, é um jogo extremamente divertido, com arenas, minigames e jogabilidade tão versáteis que fica quase impossível sentir uma sensação de tédio. Você pode entrar em um loop de jogatina sem fim e se divertir com amigos ou familiares. No entanto, devido ao pouco marketing do game, quase não há jogadores online suficientes, o que poderia ser compensado se o game fosse free-to-play, mas pelo menos o cross-play serve como algo paliativo. Uma alternativa para isso, que agrega um valor a mais a qualquer game, sempre quando presente, é o multiplayer local, o que neste jogo pode conferir muitos momentos de diversão, gargalhadas e brigas com os amigos! Um game extremamente recomendado a todos que buscam diversão!

 

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4 pela Ubisoft para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.