Melhores Momentos de 2023 pela Square Enix: o isqueiro de 100 ienes em Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo

O texto abaixo foi publicado no site oficial da Square Enix:


Nesta série, a equipe do Blog da Square Enix analisa alguns dos nossos momentos favoritos do ano e por que achamos que eles se destacam. Para ser claro, não estamos declarando que eles sejam o ápice do jogo, apenas um dos muitos momentos que se destacam. Então não fique bravo conosco se você discordar, ok?


Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo é uma aventura incrível com reviravoltas, emoções e reviravoltas. É um romance visual que é, bem, novo.

Embora esse ditado se aplique a toda a história francamente incrível que se desenrola diante de você (uma na qual ainda estou pensando muito depois de concluí-la), há uma parte inicial do jogo em que isso é mais exemplificado.

E tudo graças a um isqueiro barato.


AVISO DE SPOILER PARA O PRÓLOGO DO JOGO

O que acontece no prólogo do jogo?

A abertura de Paranormasight: Os Sete Mistérios de Honjo é um tour de force de narrativa assustadora. Pouco depois de ser apresentado a Shogo e Yoko e ao seu peculiar encontro à meia-noite dentro de um parque, você se torna testemunha de seu terrível fim.

Na sequência, você descobre uma pedra amaldiçoada que promete uma chance de retificar a data desastrosa a um preço perigoso. Este voto obriga você a uma jornada pelo bairro Sumida de Tóquio para preparar um banquete de almas.

Há um grande obstáculo no plano de Shogo: você não é o único suposto assassino rondando as ruas de Sumida nesta noite estrelada.

Outros portadores da maldição estão por aí e sabem que coletar restos de alma suficientes de suas vítimas lhes permitirá reviver alguém de sua escolha. E a esperança de trazer seus entes queridos de volta dos mortos levou alguns às profundezas da depravação.

Cada maldição só pode ser ativada por uma condição específica e, embora você saiba como ativar a sua – você pode usá-la sempre que alguém lhe virar as costas – você não sabe como as outras são acionadas até entrar em conflito com elas.

O que nos leva, de forma indireta, ao isqueiro de 100 ienes. Completamente despretensioso à primeira vista, uma bugiganga barata para um não fumante e com suas últimas gotas de fluido incendiário, você teria dificuldade em se perguntar como tal item poderia salvar sua vida. No entanto, isso acontece. Duas vezes.

A primeira ocasião é um enigma bastante simples em que você avista uma entidade mística flutuante na rua e faz o que qualquer pessoa deveria fazer quando confrontada com tal visão: ir até ela e investigar. Acontece que esta decisão é bastante imprudente e Shogo será arrastado para um prédio escuro.

Se você não estiver preparado, será atacado por um portador da maldição. No entanto, se acontecer de você ter um determinado item consigo, digamos apenas que a solução é bastante esclarecedora.

Com essa situação terminada, você se muda para outro parque, onde de repente é abordado por uma senhora aparentemente gentil que se recusa a lhe dizer seu nome, ou qualquer coisa sobre si mesma, apenas lhe dando uma breve contagem regressiva até que ela pronuncie sua maldição sobre você e tome conta. seus resíduos de alma ilícitos. Se você chegar ao final da contagem regressiva antes de deduzir a maldição dela, sua jornada terminará aqui.

As engrenagens começam a girar. Você pensa em tudo o que sabe e no que aconteceu até agora. Espere aí, quando você foi morto por aquela maldição, não havia alguém familiar no fundo?

Vamos voltar atrás por um segundo.

No início do prólogo, você conhece um detetive particular muito agradável, embora vestido demais, chamado Richter. Inicialmente você não pensa nada sobre isso, até que se lembra da pergunta de despedida: você tem um isqueiro com você?

Então tudo se encaixa. Você volta para a contagem regressiva. “O que eu sei que meu personagem não sabe?”. Você entra no seu inventário. Você examina o isqueiro, seu propósito cumprido…?

Agora você tem a opção de jogá-lo fora. Shogo se pergunta por que de repente foi obrigado a se livrar dele. Você sabe por quê, mas seu personagem não. O isqueiro de 100 ienes é arremessado pelo parque, e o rosto do seu captor se transforma em choque e horror. Como você sabia que a maldição dela permite que ela coloque fogo em qualquer pessoa com fogo ou uma fonte de fogo em sua pessoa? Ela tenta fugir, permitindo que você promulgue sua maldição e preencha sua pedra da maldição com as almas que ela capturou.

Tudo isso por 100 ienes.

É aqui que Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo deixa clara a premissa dos seus puzzles, e este é simplesmente fantástico.

Subverte expectativas

Como um ávido veterano de jogos de aventura e aficionado por romances visuais que dominou ilhas cheias de macacos antes mesmo de atingir a idade de dois dígitos, é fácil pensar que você já viu todo tipo de quebra-cabeça que o gênero pode oferecer. É tão comum que os itens que você usou para uma solução permaneçam em seu inventário que você não pode ser culpado por pensar que nunca mais precisará se preocupar com o isqueiro.

Em seus capítulos iniciais, Paranormasight: Os Sete Mistérios de Honjo me levou a uma jornada para a qual não estava preparado, e na qual ainda penso regularmente desde que vi todos os seus finais variados.

Essa série de quebra-cabeças foi quando percebi que estávamos lidando com algo absolutamente especial, e que deixar os preconceitos de lado era a única maneira de ver tudo o que a Ala Sumida tinha a oferecer.

Explica perfeitamente o conceito do jogo

É raro que um quebra-cabeça possa explicar a obra inteira de um jogo tão perfeitamente. Na primeira vez que tudo se forma em sua mente, você se questiona a cada passo do caminho e, quando funciona, parece que você está jogando fora todas as regras com o mesmo vigor com que Shogo joga fora o isqueiro.

De repente, a filosofia do jogo é revelada diante de você: você sabe o que precisa fazer, mas os personagens não. Pensar como um herói da história não o levará a lugar nenhum, mas pensar como um observador externo, consciente do meio em que a história se passa, o levará a lugares que você nunca viu e nos quais raramente acreditará.

Ao longo do resto do jogo, você começa a pensar nos problemas em uma dimensão totalmente nova e se sentirá um gênio absoluto toda vez que “posso?” torna-se “eu posso!”.

Você não viu nada ainda

E se eu lhe dissesse que este nem é o maior quebra-cabeça de Paranormasight: Os Sete Mistérios de Honjo, e que há surpresas ainda maiores que esperam por você? Que há momentos esperando por você que o farão reconsiderar tudo o que você pensava que sabia sobre romances visuais? Que descobrir cada final exigirá que você aprimore essa filosofia ao máximo?

Agora você está jogando de acordo com um novo conjunto de regras e, contanto que as cumpra, continuará surpreso e encantado.


Como você pode ver, esses quebra-cabeças deixaram um impacto marcante em nós e nos ajudaram a nos apaixonar por Paranormasight: Os Sete Mistérios de Honjo. Existem muitos outros momentos incríveis, mas não ousamos estragá-los para você.

Se você quiser resolver os mistérios sozinho, o jogo já está disponível no Nintendo Switch, Steam, iOS e Android:


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