Grounded | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Obsidian Entertainment
Publicado por: Xbox Game Studios
Gênero: Survival
Série: Grounded
Lançamento: 16 de abril 
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, multiplayer
Disponível para:  PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC

Grounded é um jogo cooperativo de sobrevivência em primeira e terceira pessoa desenvolvido pela Obsidian Entertainment e Xbox Game Studios, lançado para Xbox e PC em 2022 e aterrissou no último mês para Nintendo Switch e consoles PlayStation.

Do que se trata o game?

Em Grounded, o personagem do jogador (dentre 4 opções disponíveis, Max, Willow, Pete ou Hoops), foi misteriosamente reduzido ao tamanho de uma formiga, no melhor estilo “Querida, Encolhi as Crianças”. O jogador deve sobreviver no micromundo de um quintal suburbano sozinho ou com até 3 jogadores adicionais. Na paisagem perigosa, os jogadores trabalham para progredir em missões baseadas em histórias e explorar os confins do quintal, suas criaturas agressivas e seus biomas únicos, reunindo recursos, criando ferramentas e construindo bases enquanto procuram comida e água para permanecerem vivos.

Sobreviver é o foco

A história de Grounded sobre crianças encolhidas em busca de uma maneira de retornar ao seu tamanho normal nem sempre é o centro das atenções; você pode passar uma dúzia de horas reunindo suprimentos e melhorando sua base sem que esse objetivo chegue. Mas quando ganha destaque, brilha por ser totalmente ridículo e engraçado. Mesmo com personagens memoráveis, porém, a estrela de Grounded é sem dúvida o próprio quintal, que é completamente lindo e exala personalidade em cada folha de grama. Objetos de certa forma inofensivos de nosso cotidiano acabam se tornando elementos do cenário, que na escala de Grounded, passam a representar uma ameaça, como uma churrasqueira a carvão virada que funciona como uma cordilheira vulcânica, enquanto outra tem uma bomba contra insetos vazando que enche a área com um gás nocivo e insetos mutantes.

Grounded é antes de tudo um jogo de sobrevivência, mas também se inspira muito na história da Obsidian como uma equipe de veteranos do gênero RPG. Você dividirá seu tempo entre vasculhar o charmoso quintal em busca de materiais, criar itens incríveis a partir dos cadáveres de seus inimigos, construir estruturas incríveis para proteger você e suas coisas, lutar contra insetos gigantes, explorar dungeons extremamente difíceis, aumentando o nível das estatísticas e equipamentos do seu personagem e muito mais. Numerosas mecânicas de progressão de personagem, um sistema de fraquezas e resistências dos inimigos, elaboradas lutas contra chefes e NPCs e opções de diálogo que dividem a ação, são todos elementos que lembram bastante um game RPG. A maior parte do desenvolvimento da história, entretanto, é contada por meio de gravações de áudio colecionáveis, mas Grounded atinge um ótimo equilíbrio entre fazer você se sentir sozinho em um quintal hostil e conhecer personagens peculiares.

Lutar para sobreviver

Como muitas coisas em Grounded, o combate começa como algo bastante simples e rapidamente se transforma em um algoritmo complicado que pode exigir uma planilha do Excel se você mapear tudo. No início, você estará apenas bloqueando, atacando e navegando no terreno para alcançar a vitória. Mas à medida que você é apresentado a inimigos mais fortes e cruéis, bem como a ambientes inóspitos, você terá que pesquisar, tomar decisões sobre o que criar, melhorar e carregar com você, e mudar a forma como você luta.

E ao enfrentar lutas contra chefes particularmente assustadoras ou multidões inimigas poderosas, você vai querer procurar suas fraquezas e resistências para saber a melhor forma de abordar o encontro. Todas essas coisas terão impacto no equipamento e nas estratégias que sua equipe utiliza para alcançar a vitória – e você precisará de toda a ajuda que puder obter, porque muitas áreas e dungeons são implacáveis. Grounded tem uma grande variedade de tipos de inimigos contra os quais você irá guerrear. Cada uma dessas dungeons tem quebra-cabeças para resolver e muitas até apresentam uma batalha contra chefes no final, que serve como um teste final de sua preparação e habilidade.

Fator replay quase infinito

E embora você e seus amigos tenham sido reduzidos ao tamanho de uma formiga, em termos de conteúdo, Grounded é gigantesco. Isso ocorre porque um punhado de missões da história principal são bloqueadas até que seu personagem se torne forte o suficiente, desbloqueando perks, coletando materiais para atualizar e manter seu equipamento e fazendo melhorias em sua base. Parte do que torna Grounded tão viciante é o fato de que ele acerta muitas coisas em seu mundo sandbox, desde construção e gerenciamento de recursos até exploração e combate. Isso por si só pode absorver horas do seu tempo enquanto você trabalha para aperfeiçoar sua pequena casa com todas as acomodações modernas que uma criança em miniatura pode querer. Quando não estiver construindo sua micro utopia, você se aventurará pelos perigos do quintal em busca de aventura e suprimentos para levar para seu forte.

Grounded: Vale a Pena?

Grounded é um dos melhores jogos de sobrevivência de todos os tempos. Desafiador na medida certa e memorável, que se beneficia de estilo, humor e a autenticidade dos RPGs instantaneamente reconhecíveis da Obsidian. Mesmo com alguns pontos negativos, como o espaço de inventário terrivelmente pequeno, os tesouros perdidos ocasionais no mapa dificilmente recuperáveis e problemas de instabilidade, não são suficientes para causar uma má impressão na experiência do game como um todo. Uma aventura altamente recomendável, principalmente para se conferir com amigos!

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Obsidian Entertainment para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.