Paleo Pines | Confira nossa review

paleo pines review

Bem vindo à Paleo Pines, uma remota e encantadora ilha conhecida por dinossauros amigáveis, habitantes peculiares e um passado misterioso. Disponível desde hoje, 26 de setembro, o jogo veio para mostrar como seria se o mundo tivesse evoluído de forma diferente. 

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Italic Pig
Publicado por: Modus Game
Gênero: Aventura, Casual, Indie, RPG, Simulação
Série: Paleo Pines
Lançamento: 26 de setembro de 2023
Classificação indicativa: Livre
Modos: Um jogador
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Pc, Xbox Series X e Series S

 

 

Produzido pelo estúdio Italic Pig, Paleo Pines é a combinação perfeita de simulador rural e dinossauros, duas coisas que eu adoro. Se Stardew Valley e ARK: Survival Evolved tivessem um filho, com certeza seria este jogo. A distribuição ficou nas mãos da Modus Game, conhecida por outros jogos como o Telasgrad e Afterimage. 

jogo paleo pines

Welcome to the mato

Desde que você encontrou um ovo de dinossauro e ele chocou, você e sua parassauro Lucy são inseparáveis. Porém com o passar do tempo sua casa começou a ficar pequena, pois Lucy continuava a crescer. 

É então que você recebe um cartão postal da ilha de Paleo Pines com vários parassauros na foto. Sem pensar duas vezes você e Lucy partem para uma nova vida. 

No entanto, ao chegar lá você descobre que, na verdade, eles não são vistos desde muito muito tempo atrás. Á partir deste ponto que sua aventura começa.

Você está preparado para tentar encontrar os parassauros perdidos?!

Jogabilidade

Sempre gosto de informar, então vamos lá: a review foi baseada em uma cópia disponibilizada antes de seu lançamento oficial. Portanto, algumas coisas podem ou não estar presentes na versão final do jogo. Recado dado, vamos seguir!

Paleo Pines é um jogo simples, sem muitas mecânicas elaboradas, e por esse motivo é um jogo que você consegue jogar por horas seguidas sem precisar se estressar. A movimentação e controle do personagem e dos dinos podem ser feitas tanto com teclado e mouse como também usando controle. No quesito controle o ponto negativo é que não tem opção de redefinir as teclas de atalho.

Seu personagem tem uma quantidade pequena de energia, mas isso não é problema, já que ao acabar sua energia você ainda consegue usar os dinossauros para fazer algumas tarefas para você.

Além disso, você não perde itens ou dinheiro ao ultrapassar o seu “horário limite”, ao chegar em um determinado tempo da madrugada, seu personagem e dinossauros que estiverem ativos serão levados automaticamente para casa. 

Jurassic Park tá diferente….

Confesso que sou a louca dos jogos de fazenda, e nesse quesito Paleo Pines não decepciona, o game fez uma inserção muito boa dos dinossauros na vida rural. Então todos eles possuem uma utilidade para facilitar a sua rotina na vida agro.

Para conseguir conquistar a confiança dos dinos, você precisará de duas coisas: uma boa memória e poppin. O esquema é simples e bem divertido, você pega sua flauta, escolhe o dinossauro e chama atenção dele. A partir daí você precisará copiar o “chamado de amigo” específico daquela espécie. 

Assim que conseguir fazer ele ficar interessado em você terá algumas opções: 

  • Fazer amizade: entrega um poppin e se for do sabor que aquela espécie gosta, tem uma chance de conseguir domar;
  • Alimentar: dê alguns petiscos para fazer o medidor ficar na área verde e aumentar sua chance na hora de fazer amizade;
  • Acalmar: Essa opção você usará em duas ocasiões: para fazer o dinossauro cair no tédio e assim você conseguir pegar os dados daquela espécie. O outro caso é para diminuir a animação do dino, pois se ele ficar muito animado, ele fugirá de você.

Ainda sobre os dinossauros, cada um possui duas habilidades especiais, entre os dinos que encontrei as habilidades que apareceram foram essas:

  • Extrator: remove os entulhos do rancho
  • Corredor: velocidade alta quando corre
  • Cuidador: fica responsável por uma pequena área de plantação
  • Regador: rega as plantações
  • Observador: “encontra” itens pelo mapa
  • Lavrador: cria os espaços para plantação
  • Destruidor: quebra pedras
  • Pisador: quebra troncos
  • Colhedor de Solo: colhe plantações
  • Rasgador: corta moitas de folhas

Mas qual habilidade é a melhor?!

Não existe habilidade boa ou ruim, pois tudo dependerá do seu estilo de jogo. Mas a critério de informação, os dinos que mais uso possuem as habilidades: Corredor, Extrator, Regador, Destruidor e Lavrador. 

Portanto, já vou deixar uma dica de ouro para você: tenha dinossauros favoritos e priorize aumentar o nível deles. Porque no início a energia deles acaba muito rápido e conforme você progride na história, você precisará usar os dinos por muito mais tempo.

Ademais, todos eles são muito fofinhos, até mesmo o T-Rex e o Therizinossauro conseguiram ficar as coisinhas mais lindas. Todos os dinossauros possuem variações de cores e padrões diferentes de pele, o que aumenta ainda mais a vontade de conseguir domar todos eles.

Agro é pop

É do solo que você conseguirá fazer sua renda, e nessa parte Paleo Pines deu um show. Isso porque você consegue plantar as sementes em qualquer uma das 3 estações. 

Mas é claro que se realizar o plantio e colheita na estação da qual ela pertence, você conseguirá uma colheita mais abundante e de melhor qualidade, logo mais lucro. Algumas sementes você consegue comprar dos NPCs na praça, outras irão aparecer conforme você avança no jogo e desbloquear mais áreas.

No início o espaço é limitado, mas ainda assim dá pra fazer uma boa plantação, portanto não se preocupe.

Mapa e Estações

Se você gosta de exploração, Paleo Pines também consegue ter uma grande variedade de espaços para você liberar, e aumentar seu campo de pesquisa e coleta. Existem diversos tipos de itens da flora que você pode estudar para adicionar os detalhes ao seu diário. 

Os itens são sazonais, ou seja, mudam de acordo com a estação. Então uma dica que dou é não venda todos seus itens e reserve alguns para o cumprimento de missões do mural de ajuda. Apesar do inventário do personagem ser pequeno, o baú que você tem na fazenda cabe muita coisa, então use e abuse.

Em Paleo Pines existem apenas 3 estações: Triássea, Jurassos e Cretono. Cada estação possui um evento diferente daquela época e também o Dia do Broto de cada NPC, é como se fosse o aniversário. O melhor de tudo é que nosso personagem também recebe um Dia do Broto! 

Fortaleça a comunidade

Essa é a essência de Paleo Pines, criar vínculos e amizades. Tanto com pessoas como com os dinossauros. Então prepare-se para diálogos sobre o clima e também nas missões. A parte boa é que o jogo está traduzido para o nosso idioma, o que eu considero um grande ponto positivo.

À princípio você conhecerá apenas alguns habitantes da cidade, os outros serão desbloqueados conforme você progride no jogo. Faça amizade principalmente com os comerciantes, pois depois de um certo nível eles vendem mercadorias com descontos.

Como falei no tópico anterior, cada estação possui um evento específico, e são eles: 

  • Piquenique de Triássea: É um festival para trazer colheitas para os dinos, há chances de aparecer dinos de cores raras no próximo dia.
  • Festival da Traquinagem: Tem um esconde-esconde com os dinos de um dos NPCs
  • Dia da Sabedoria: Tem uma corrida, com um simbolismo bem legal. Com certeza foi o meu preferido!
  • Dia do Broto: Toda estação tem pelo menos um, então se prepare para participar, é uma boa oportunidade para fazer amizades.

review jogos indie steam

 

Gráficos 

A qualidade visual é muito boa. A arte do jogo é muito fofa, e o pessoal do design está de parabéns. Pois a ambientação do mapa de acordo com as estações e condições climáticas foram muito bem feitas. 

No quesito desempenho achei o jogo bem otimizado, meu computador não é um dos melhores e decidi testar o desempenho em todas as opções de qualidades e fiquei bem satisfeita com os resultados. 

Os cenários são muito bem detalhados, desde a mudança do terreno em dias de chuva com poças d’água espalhadas pelo mapa, até nos dias ensolarados com feixes de luz por entre as folhas das árvores. 

Os NPCs e os dinossauros também não deixam a desejar, todos eles são bem bonitinhos e animados. Até dinossauros esquisitos ficaram uma gracinha por aqui. 

paleo pines review

Pontos Positivos e Pontos Negativos

Pontos Positivos:

  • História bem desenvolvida
  • Jogabilidade simples que funciona
  • Jogo localizado em PT-BR
  • Dinossauros sempre será um ponto positivo pra mim!

Pontos Negativos:

  • Não tem opção de configurações de controles.

 

Paleo Pines: Vale a pena?

Definitivamente sim! Este é um daqueles jogos que é essencial para quem gosta de simulador rural e colecionador de criaturas! Paleo Pines é divertido, e um jogo que você não cansa de jogar.

Além disso, para ficar ainda mais divertido, o jogo conta com 46 conquistas para alcançar na Steam! Portanto, dê uma oportunidade a este charmoso jogo!

 

Requisitos Mínimos de Sistema (Windows)
Sistema Operacional: Windows 10
Processador: Intel i5-2300 ou AMD Phenom II 830
Memória:  8 GB de RAM
Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 950 or AMD Radeon RX 460
Armazenamento: 5 GB de espaço disponível

Se você ainda tem dúvidas sobre o jogo, baixe a demo disponível

 

 


Então se você gosta de ler notícias sobre jogos, clique aqui e seja feliz!
Além disso, conheça o nosso Canal no YouTube.