Like a Dragon: Infinite Wealth | Confira nossa review

Uma evolução bem sucedida de Yakuza: Like a Dragon
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Ryu Ga Gotoku Studio
Publicado por: SEGA
Gênero: RPG
Série: Like a Dragon (antiga “Yakuza”)
Lançamento: 26 de janeiro de 2024
Classificação indicativa: 18 anos
Modos: Um jogador
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Windows PC, Xbox One e Xbox Series S/X

 

O jogo é o oitavo game principal da série Like a Dragon / Yakuza e uma sequência direta de Yakuza: Like a Dragon (2020) e do título spin-off Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name (2023), lançado em novembro de 2023, e que você pode conferir nosso review aqui. Esta nova aventura é protagonizada não só por Ichiban Kasuga, protagonista de Yakuza: Like a Dragon e atual protagonista da franquia, mas também por Kazuma Kiryu, o antigo protagonista da série, que a SEGA não consegue deixar partir, e se passa no primeiro local estrangeiro da franquia, o Havaí. Juntamente com antigos e novos aliados, Kasuga e Kiryu se unem para ajudar o primeiro a encontrar e se reunir com sua mãe no Havaí, enquanto este último luta para sobreviver de algo que talvez seja um baita spoiler, então me absterei de comentar aqui.

“Se juntas já causa, imagina juntas”

Um pouco da história

Ichiban Kasuga, o eterno inabalável otimista, retorna de  Yakuza: Like a Dragon emparelhado com o robusto Kazuma Kiryu, que encontramos com um humor mais reflexivo devido às suas notícias recentes. Como mencionado brevemente acima, este “estranho casal” viaja para o Havaí em busca da mãe biológica que Kasuga nunca conheceu. No entanto, como era de se esperar, eles logo se veem envolvidos em encrencas, desta vez com uma conspiração convincente envolvendo uma seita religiosa local e vários sindicatos do crime, para variar, sofrendo reviravoltas dramáticas aqui e acolá.  O elenco principal de apoio de  Yakuza: Like a Dragon também retorna aqui, acompanhado por moradores locais simpáticos e assim como alguns vilões que roubam a cena. Vale ressaltar que o enredo de Infinite Wealth é um dos melhores da série, seja durante os momentos intensos de drama ou nos muitos momentos de alívio cômico. 

Ambientação

Marcando a primeira vez que uma história de Like a Dragon foi além do Japão, o Havaí de Infinite Wealth não parece apenas um novo cenário revigorante para a série, mas para os videogames no geral. É muito bom jogar um game que te permite calçar um par de chinelos e explorar este pequeno pedaço do paraíso. É um cenário surpreendentemente espaçoso, desde suas costas praianas até shoppings reluzentes. O mapa de Honolulu é tão vasto quanto 10x o tamanho de Kamurocho. Além disso, em alguns dos 14 capítulos da campanha, você poderá explorar os mapas de Yokohama e Kamurocho dos jogos anteriores da série, cada um completo com um conjunto único de sub-histórias e atividades paralelas. 

2024 será o ano dos golfinhos nos games. Janeiro temos Infinite Wealth, fevereiro temos FF VII Rebirth, março… ?Precisamos de mais 10 golfinhos!

Socos, explosões, caos e mais socos

Like a Dragon: Infinite Wealth, reformula substancialmente o sistema de combate: ainda é baseado em turnos, mas a tomada de decisão tática introduzida por seu antecessor é aprimorada com movimentos mais flexíveis e ataques baseados em proximidade que refletem melhor o tato violento das tradicionais lutas de rua dos antigos games Yakuza. Como resultado, o combate em Infinite Wealth parece mais o melhor dos dois mundos, e seu novo cenário havaiano oferece o playground perfeito para liberar seu estilo superior de confronto. Ao longo do caminho, fica claro que, embora você possa tirar um jogo Like a Dragon do Japão, você não pode tirar as hordas de inimigos esquisitos de um jogo Like a Dragon. As batalhas recorrentes contra centenas de agressores continuam a existir, no entanto, desta vez, cada confronto parece muito mais animado e intuitivo do que as brigas em que você se envolvia em Yakuza: Like a Dragon, graças à liberdade adicional de reposicionar cada um dos quatro membros da equipe dentro de um arco de movimento definido no início de cada turno, algo que deveria ser essencial para os RPGs de batalhas por turno modernos. Esse aditivo significa que você pode infligir dano bônus movendo seu personagem para atacar um inimigo de perto ou pela retaguarda.

Além disso, em Yakuza: Like a Dragon, os membros da sua equipe ocasionalmente pegavam armas improvisadas automaticamente, mas aqui você decide exatamente qual objeto usar, e há uma vastidão de opções muito maior para escolher. À medida que os laços entre cada membro do seu grupo se fortalecem, movimentos de apoio adicionais são desbloqueados para criar reações em cadeia poderosas, a tal ponto que você pode intencionalmente derrubar um inimigo em direção a outro membro da equipe e fazer com que ele o atire de cara na terra.

A mudança de gênero indubitavelmente conferiu novos ares à franquia, sem perder a essência

Controlar Kiryu oferece a maior semelhança com as antigas lutas de rua da série, já que ele é capaz de alternar entre três posturas de luta: Brawler, para ataques equilibrados; Rush, que oferece dois ataques consecutivos por turno; e Beast, movimentos de luta devastadores. Além disso, Kiryu também é capaz de preencher gradualmente seu medidor de heat/calor característico que, quando acionado, dá a você controle total de seus movimentos por um breve período e permite que você libere uma série de combos simples, baseados em botões em tempo real. O combate em Inifnite Wealth é consideravelmente mais cinético do que em Yakuza: Like a Dragon, oferecendo um nível desenfreado de caos e carnificina.

O sistema de jobs de Yakuza: Like a Dragon também retorna em Infinite Wealth, permitindo que você altere a classe de cada personagem para melhor se adequar à composição do seu grupo. As classe de jobs aqui são menos parecidas com classes de RPGs tradicionais e mais com fantasias vindas direto de um concurso de cosplays, mas deixando a estranheza de lado, muitas acabam sendo bastante úteis e acrescentando demais à variedade do combate, outras, apelam também para o fator fanservice, como Kiryu vestido com o macacão amarelo de Bruce Lee em O Jogo da Morte. Cada job se expande com um número crescente de ataques especiais à medida que você sobe de nível, e quase todos eles são tão prejudiciais quanto deslumbrantes.

Embora haja uma lista bastante expandida de trabalhos a serem executados, jogar Infinite Wealth nunca parece algo enfadonho. Aqui o grinding comum no gênero dos RPGs não se faz tão necessário e dificilmente encontra-se grandes obstáculos ao longo da campanha, embora o desafio e a intensidade no capítulo final seja um pouco maior. Algumas das lutas mais ferozes no final da história podem parecer um tanto desgastantes, mas nunca injustas. Antes de entrar em cada sequência de batalha principal, também há um aviso sobre o nível recomendado para os membros e equipamentos do seu esquadrão.

Infelizmente, para aqueles que buscam um gameplay mais desafiador, não há como aumentar ou diminuir o desafio até que você conclua a história e desbloqueie os modos Hard e Legend mais desafiadores. Por outro lado, se você achar que o game é muito difícil mesmo no nível padrão, em uma primeira run, a ausência de um modo fácil significa que sua única opção é percorrer dungeons geradas proceduralmente para subir de nível. 

Infinitos conteúdos… ou quase

Não seria uma aventura Like a Dragon se não houvesse uma enorme quantidade de conteúdo suplementar para desfrutar e Infinite Wealth não decepciona. Uma das novas atividades paralelas mais extensas em Infinite Wealth é Dondoko Island, uma ilha turística separada para onde você pode viajar a partir da área principal de Honolulu, que permite que você corte árvores, quebre pedras e limpe sacos de lixo para coletar recursos, que podem então ser usados ​​para fabricar um número impressionante de móveis e estruturas usadas para embelezar a sua própria casa e arredores da ilha para atrair novos hóspedes. Você também pode pescar, pegar insetos e se defender de ataques ocasionais de piratas. É uma atividade extra que até gera um certo ar de semelhança com Animal Crossing. 

Na verdade, quase tudo em Infinite Wealth parece valer a pena em mais de um aspecto, e há uma quantidade estonteante de coisas divertidas para fazer. O sistema Sujimon de seu predecessor, que basicamente permitia capturar e catalogar homens peculiares no lugar de monstros de bolso, retorna em Infinite Wealth – só que agora foi bastante expandido para incluir incontáveis ​​​​invasões, treinamentos e batalhas em estádios por tempo limitado. Super Crazy Delivery é um minijogo arcade viciante de time attack que mistura Crazy Taxi com serviços de delivery, e o Sicko Mode consiste em você fotografar uma série de musculosos vestidos de Speedo que estão escondidos em arbustos e assustando cachorros. 

“Por que diabos vou te dar 5 estrelas se você pegou meu hambúrguer com a mão?”

Infinite Wealth também se beneficia de inúmeras pequenas decisões de design e qualidade de vida que se combinam para proporcionar uma experiência mais integrada, como a capacidade de viajar rapidamente para pontos de táxi a partir de qualquer ponto do mapa ou a opção de ver quais armas estão em estoque em cada loja em uma olhada sem ter que realmente visitá-las. É particularmente útil como os grupos de inimigos no mundo apresentam símbolos codificados por cores para que você saiba com quais deles se envolver e com quais manter distância sem descobrir da maneira mais difícil. Quando você se tornar muito poderoso para certos tipos de inimigos, basta tocar no gatilho esquerdo para eliminá-los instantaneamente e pegar algum dinheiro e XP, em vez de ter que perder tempo em uma luta que você sempre vencerá. Like a Dragon: Infinite Wealth é um excelente jogo onde você pode facilmente passar 100 horas!

Like a Dragon: Infinite Wealth: Vale a Pena?

Like a Dragon: Infinite Wealth é um triunfo para o RGG Studios, proporcionando uma experiência de jogo incomparável que combina jogabilidade envolvente, narrativa desafiadora e tecnologia inovadora. É um sonho tornado realidade para os fãs da série, com uma variedade fenomenal de conteúdo adicionado ao jogo em comparativo com seus antecessores. Com um novo local bem-vindo, dois heróis amados e um enredo compacto que combina missões principais e secundárias como nunca antes, Infinite Wealth pode ser menos louco do que antes, mas muito mais atraente e coerente. Temos um excelente RPG que faz você esquecer o mundo exterior. É um jogo obrigatório para veteranos da franquia e novatos no gênero. 

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4|5 pela SEGA para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.