Top Racer Collection | Confira nossa review

O popular título de corridas do SNES retorna, em um pacote feito com muito carinho!
Ficha Técnica
Desenvolvido por: QUByte Interactive
Publicado por: Piko Interactive
Gênero: Corrida
Série: Top Gear, Top Racer
Lançamento: 6 de março de 2024
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-player, Multiplayer local e online
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC

Se você, assim como eu, foi um gamer que passava boa parte do seu tempo jogando o saudoso Super Nintendo, seja em casa ou nas finadas locadoras/fliperamas nos anos 90, dificilmente não ouviu falar em Top Gear. Dadas as devidas limitações da época, a franquia era algo muito realista para nós, muitos ainda crianças, e divertia a todos que a experimentavam.

A coletânea oferece os 3 títulos 16-bits originais da franquia e uma modificação do primeiro game, com novos veículos

Sobre a coletânea e a franquia

Top Racer Collection traz o retorno do clássico dos anos 90 em um pacote incrível, que reúne três jogos icônicos da renomada franquia de corrida, Top Gear/Racer, Top Gear/Racer 2 e Top Gear/Racer 3000, além de um título inédito, criado especialmente para o game, Top Gear Crossroads, meio que uma versão mod do primeiro game da franquia, com carros da série Horizon Chase, da Aquiris, e até mesmo Outrun, da SEGA. A coletânea, infelizmente, teve de ser lançada sob o nome de “Top Racer, título original japonês, devido questões legais com o nome “Top Gear” no ocidente, devido à série televisiva de carros homônima britânica da BBC.

Top Gear sem dúvidas é um daqueles casos incomuns, em que o sucesso no Brasil foi igual, ou até mesmo superior à sua nação de origem, como por exemplo Chaves.

Desenvolvida pela Kemco e lançada originalmente para o Super Nintendo Entertainment System (SNES), Top Racer conquistou corações com sua jogabilidade emocionante, gráficos vibrantes e trilhas sonoras icônicas.

Um pouco sobre os games

Todos os três jogos têm um conceito semelhante: escolha um carro, comece no final de um grid de pilotos e tente navegar pelo mar de veículos para chegar à frente na volta final. Pistas mais longas deixam você sem combustível, o que é resolvido com uma entrada no pit stop ou atropelamento de elementos da pista, dependendo do jogo. Top Racer 3000 é o que oferece as maiores mudanças, porque abandona os locais modernos em favor de um cenário futurista com pistas ambientadas em 12 planetas fictícios. Depois de dominar um dos jogos, você praticamente terá dominado também os demais, já que eles são bastante semelhantes entre si.

Singleplayer

A coletânea oferece tanto conteúdo para lobos solitários quanto aqueles que contam com amigos presenciais ou virtuais. Alguns dos conteúdos singleplayer:

  • Modo Time Attack para testar habilidades de corrida contra o relógio.
  • Modo Campanha
  • Modo Custom Cup
  • Leadearboards

Multiplayer

O Multiplayer por sua vez, oferece um desafio a mais, para aqueles que preferem oponentes reais e conta com:

Depois de mais de 20 anos, você tem uma nova chance de revanche contra aquele seu (ex-)amigo
  • Modo multiplayer Local;
  • Modo Online para corridas multiplayer;
  • Desafios com amigos e oponentes de todo o mundo no modo Ranqueado;

Extras/melhorias/ajustes de qualidade de vida

Como de costume em coletâneas retrô, existem algumas opções de filtros, incluindo o clássico CRT
  • Filtros para uma experiência nostálgica, com quatro opções disponíveis: Original, Suave, Varredura e CRT.
  • Novas músicas nos menus;
  • Possibilidade de configuração dos imputs dos botões;
  • Savestates
  • Troféus/Conquistas
  • Cheats/Trapaças

Derrapagem

Infelizmente, os menus modernos não combinam muito com a identidade visual do restante da coletânea.

Talvez como uma forma de unificar a experiência, os games e opções são selecionadas em menus criados para a própria coletânea, sendo que apenas o gameplay em si dos títulos se mantém intacto. É uma escolha que pode desagradar os mais puristas que podem adquirir o produto esperando pelos games em sua forma original.

Top Racer Collection: Vale a Pena? 

Top Racer Collection é uma agradável coletânea retrô  que compila títulos de corridas 2D da era dos 16 bits amados por muitos, mantendo seu charme atemporal e proporcionando uma jogabilidade surpreendentemente agradável, mesmo em suas formas praticamente inalteradas. Quem quiser revisitar a série Top Racer vai se divertir muito com esta coleção, embora talvez não agrade tanto quem não tenha intimidade com a franquia. Ter todos os três jogos aqui significa que os jogadores podem conferir de maneira prática como a série evoluiu ao longo do tempo. Os savestates acrescentam uma camada a mais de praticidade, principalmente para aqueles que almejam os troféus/conquistas, enquanto que o modo online é uma adição bem-vinda. Por outro lado, a modernidade dos menus criados especificamente para o game não combinam bem com os gráficos pixelados dos títulos originais. Infelizmente, a coletânea custa mais que o dobro na PlayStation Store do que o preço indiscutivelmente acessível de outras plataformas (R$ 104,90 contra R$ 49,99 das demais lojas). É um produto que vale a pena conferir.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela QUByte Interactive para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.