Donzela | Confira nossa crítica

Contos de fadas embalam os sonhos das pessoas há muitos séculos, em especial aqueles ligados aos casamentos entre príncipes e princesas. Contudo, tanto na realidade quanto na ficção, nem sempre as coisas saem exatamente como o planejado!

Ficha Técnica
Título: Donzela
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Juan Carlos Fresnadillo
Estreia: 2024
Duração: 1h 49min
Classificação: 12 anos
Gênero: Fantasia
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: O casamento de uma jovem com um príncipe encantado se transforma em uma luta por sobrevivência quando ela é oferecida em sacrifício a um dragão que cospe fogo.

 

Realeza Nebulosa

Vendo seu reino passar por dificuldades e correndo o risco até de faltar alimentos antes do fim do inverno, Lord Bayford (Ray Winstone) fica sem outra escolha a não ser negociar um casamento arranjado para a filha mais velha.

Mesmo contrariada, a jovem Elodie (Millie Bobby Brown) entende o motivo premente de tal atitude e promete fazer a parte dela para salvar o povo da sua amada terra natal. Missão a qual se torna mais fácil após conhecer a simpática Rainha Isabelle (Robin Wright), bem como o aparentemente desanimado Príncipe Henry (Nick Robinson).

Concluídas as tratativas, a família da garota deixa o local e os preparativos para a cerimônia são concluídos. Todavia, levada até o topo de uma soturna montanha próxima do castelo, onde toda a burguesia mascarada aguarda-a com ares de culto sombrio, ela sente haver algo muito errado acontecendo.

Princesa Guerreira

Apesar da desconfiança, Elodie segue a liturgia do momento à risca, torcendo para tudo não passar de mera impressão. Porém, tão logo o estranho ritual termina e o novo marido carrega-a no colo, a jovem é atirada no abismo bem abaixo deles.

Conseguindo sobreviver graças às plantas que amorteceram a queda no caminho, ela chega ao fundo da enorme cavidade quase ilesa. Cuja qual começa a explorar, buscando uma saída segura. Contudo, um perigo muito maior aguardava-a na escuridão!

Ao adentrar um enorme bolsão subterrâneo, a assustada menina se depara com uma dragão fêmea enfurecida e percebe ter sido ofertada em honra à besta, como tantas outras antes de si. Passando então a lutar pela própria vida, enquanto foge da perseguidora e procura escapar do labirinto de túneis onde jaz aprisionada.

Fera Ferida

Há uma parte da história, entretanto, que a sacrificada donzela não conhece. Sendo essa parte o início das oferendas à senhora da montanha! Tentando assim aplacar a ira da criatura, antes que destruísse o reino inteiro como vingança pelo crime cometido contra ela.

Atirando para todo lado, de vez em quando a Netflix acerta em cheio nas suas produções. Caso desse longa deveras fascinante, com trama bem desenvolvida e personagens capazes de nos cativar sem a menor dificuldade.

A parte técnica também chama a atenção, detendo efeitos especiais interessantes, linda fotografia, trilha sonora bastante legal, atuações impecáveis e figurino primoroso. Frente o modesto orçamento disponível, os responsáveis merecem aplausos pela altíssima qualidade apresentada.

O único ponto negativo fica por conta do momento chave da obra, com ar extremamente anticlimático. Confesso que rolou até um palavrão, em virtude do elevado nível imposto até ali! Mas nada trágico o suficiente para estragar a experiência dessa incrível aventura.

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: