FINAL FANTASY VII REBIRTH: Max Mittelman fala sobre como foi interpretar Red XIII

O texto abaixo foi publicado no site oficial da Square Enix:


Red XIII causou uma grande impressão quando se juntou a Cloud e à equipe como personagem convidado perto do final de FINAL FANTASY VII REMAKE. Agora ele está se tornando um membro totalmente jogável do grupo!

Em FINAL FANTASY VII REBIRTH, o nativo de Cosmo Canyon desempenha um papel importante na história, e o novo jogo leva você e ele em uma jornada e tanto. Este retrato mais rico é auxiliado por uma incrível dublagem em inglês do ator Max Mittelman, que ajuda a dar vida ao herói de quatro patas como nunca antes.

Recentemente tivemos a oportunidade de conversar com Max sobre o papel e o que esperar de Red XIII no novo RPG.


Aviso: Spoilers para FINAL FANTASY VII REBIRTH

Com suas próprias palavras, quem é Red XIII?

Red XIII é… hmm… eu ia dizer de que espécie ele é, mas percebi que não sei ( risos )! Ele não é um cachorro ( risos ).

Red XIII é um “cão rato de laboratório”. Ele está na defensiva e cauteloso quando o conhecemos, e descobriremos um pouco mais tarde o porquê disso. Ele também é muito protetor, inclusive com sua tripulação, que ele conhece e por quem se apaixona. Mesmo que ele não demonstre às vezes.

Ele tem muita complexidade, e quanto mais você descobre em FINAL FANTASY VII REBIRTH, mais você percebe o quão complexo ele é.


Quão familiarizado você estava com FINAL FANTASY VII antes de assumir o papel de Red XIII?

Nunca joguei FINAL FANTASY VII, mas meu jogo favorito de todos os tempos foi FINAL FANTASY VIII!

Joguei no PC e me apaixonei pela música e pelas cenas. Não houve vozes, mas isso não importava naquele momento. Foi um tipo de narrativa que eu nunca tinha experimentado antes em um videogame e para mim na época – talvez com 8 ou 9 anos – eu estava muito imerso.

Foi incrível.

Eu não tive um PlayStation enquanto crescia, por mais que implorasse aos meus pais, então não joguei FINAL FANTASY VII. Se eu fizesse isso, teria me apaixonado da mesma forma, tenho certeza.

Mas eu amo o mundo inteiro de FINAL FANTASY. Também joguei em consoles Nintendo – é minha franquia favorita de todos os tempos!

O que você achou da reação do personagem em FINAL FANTASY VII REMAKE?

Quando REMAKE foi lançado e as pessoas ouviram minha voz, fiquei muito nervoso porque cada um tem uma versão diferente de como aquela voz deveria soar em suas cabeças. Você não pode agradar a todos, mas dito isso, quando o jogo foi lançado…

Tento evitar comentários online, mas quando o jogo foi lançado, não pude evitar e li alguns de seus comentários online. A esmagadora maioria dos fãs adorou a voz, o que não poderia ter me deixado mais feliz. Saber que estava fazendo justiça ao personagem.

Fiquei emocionado quando ouvi a reação dos fãs, pessoas vindo até mim nas convenções e dizendo como era perfeito, exatamente o que tinham em mente. Então, fiquei muito feliz com isso.


Como você encontrou a voz distinta do Red XIII?

Quando eu estava fazendo o teste para Red XIII, dei duas tomadas para o personagem. O primeiro foi como você ouve no jogo, e o segundo foi um pouco mais… dinâmico, digamos.

Eu continuei querendo fazer aquela versão mais dinâmica da voz e empurrá-la em uma direção que a equipe não queria que fosse. Eu queria que ele fosse um pouco mais corajoso e tivesse um pouco mais de energia, mas economizamos isso. Não vou dizer por que nos escondemos, mas você descobrirá por que ele é tão reservado.

Ah, e obviamente, também tentamos a versão de Christopher Walken e a de Joe Pesci, mas eles não gostaram delas. Então, voltei às minhas tomadas originais ( risos ).


Como seu desempenho mudou em FINAL FANTASY VII REBIRTH?

Bem, REBIRTH lhe dá muito mais tempo com Red XIII, e isso afetou a forma como interpreto o personagem de algumas maneiras diferentes.

A primeira é que quanto mais eu conheço o personagem, e quanto mais ele interage com outros no jogo, mais tridimensional posso torná-lo. Consciente ou inconscientemente, minha própria compreensão de quem é Red XIII se aprofunda, e isso adiciona camadas à performance.

A outra maneira é quando ele está no Cosmo Canyon e fala como Nanaki pela primeira vez… foi um grande dia para mim. Quando fiz o teste originalmente, eu tinha duas vozes – a voz original do Red XIII e a voz Nanaki. Então, para mim, havia muita coisa acontecendo naquela cena.

Estou feliz que tenha terminado do jeito que aconteceu, porque estou muito orgulhoso disso. A equipe ficou feliz e esperamos que os torcedores também fiquem felizes!

No que diz respeito aos fãs, Red XIII é um personagem muito popular, então você sente o peso dessa expectativa

Sim, sempre quero corresponder às expectativas dos fãs.

É muito difícil quando você está gravando na cabine, pois você não quer pensar nisso. Você quer estar presente na cena em que está trabalhando atualmente. Mas isso está sempre um pouco em minha mente.

Talvez seja por isso que sou uma das pessoas mais chatas de se trabalhar no estande. Eu sempre penso: “Posso pegar outra tomada? Apenas mais um?”

E na sexta ou sétima cena, o diretor diz: “Entendi!” E eu digo: “Você tem certeza?” ( risos ).

Então sim, sempre sinto a expectativa dos fãs, quero sempre corresponder a isso. Mas ao mesmo tempo, para dar uma atuação completa, tenho que estar muito presente com o personagem.


Red XIII tem algumas cenas bastante intensas e emocionantes em FINAL FANTASY VII REBIRTH. Como foi representar esses momentos?

Red passa por grandes momentos, principalmente com sua família. Normalmente sou um grande brincalhão na cabine. Entre mim e o diretor, Kirk, trocaremos impressões e brincaremos um com o outro – gostamos de brincar, gostamos de nos divertir.

Mas quando fica sério e emocionante, eu me contenho porque quero colocar meu coração nisso. O que também significa que se Kirk fizer uma piada, eu simplesmente não responderei! Desculpe Kirk!

É para o bem do jogo, então ele entende ( risos ).


Qual foi a coisa mais desafiadora em jogar Red XIII?

Provavelmente está sendo tão reservado. Acho que Red XIII é, em sua essência, muito infantil. Então pode ser difícil para mim ficar no Red XIII e não deixar Nanaki escapar. Não deixe aquela criança interior sair para brincar.

Também é difícil traçar um limite entre ser defensivo e protetor e esconder o amor que ele tem por seu time. Há todas essas coisas que quero incorporar na performance, e tenho que escolher seletivamente os bits que quero para cada gravação.。

Confio muito no diretor e no produtor para me guiar durante o processo, e eles fizeram um trabalho magistral ao me guiar.

Com qual membro do grupo você acha que Red XIII tem suas interações favoritas?

Hmm… Suzie (dubladora de Yeung – Yuffie) está ali levantando a mão! Bem, eu sinto que tenho uma relação muito especial com Yuffie no jogo ( risos ).

Mas é verdade! Yuffie e eu temos uma coisa legal acontecendo. Acho que Aerith e Red XIII também têm uma conexão especial.


Então, quem é seu personagem favorito no jogo?

Meu personagem favorito é Cait Sith por um motivo específico: adoro dialetos.

Adoro dialetos e me apaixonei pelos de Cait Sith. Pedi para que fosse tocado na cabine de gravação – Paul Tinto faz um excelente trabalho como esse personagem!

O que você pensou quando viu Red XIII em um chocobo pela primeira vez?

Na verdade, eu estava fora das redes sociais no momento em que você revelou isso, então não assisti ao trailer até que minha amiga Emma me enviou uma captura de tela de Red XIII no chocobo. E eu disse: “Sinto muito, o que é isso?” e ela me enviou o vídeo completo.

Eu acho que é fantástico – provavelmente a melhor decisão que um jogo FINAL FANTASY já tomou em todos os jogos FINAL FANTASY de todos os tempos. Eu não poderia estar mais orgulhoso ( risos ).

Na verdade, duas pessoas enviaram esse trailer para mim! Acho que Suzie também…?

PR: Ela tem o texto real aqui!

Max: Ah não! Desculpe, Suzie! ( risos ).


Qual é a sua experiência favorita de trabalhar na série de remakes de FINAL FANTASY VII?

Acho que minha lembrança favorita foi quando finalmente conheci parte do elenco no evento da 25ª Orquestra Sinfônica de FINAL FANTASY VII.

Os motivos foram dois: conheci o elenco e nada me deixa mais feliz do que me conectar com as pessoas com quem estou envolvido em um projeto.

A outra razão foi que eu nunca tinha visto uma orquestra ao vivo na minha vida adulta. Isso me trouxe de volta ao meu tipo de música favorito quando eu era criança, que era a música clássica, ( cada vez mais animada ) e desde então tenho visto um monte de orquestras sinfônicas legais, então foi um momento muito legal para mim!

Todo mundo está rindo de mim – mas foi um momento muito legal ( risos )!

Além disso, na Comic-Con de Nova York, conheci os dois últimos membros do elenco principal, Cody (Cloud) e John (Barret). Então isso foi muito especial para mim.


Finalmente, há algo que você gostaria de dizer aos fãs?

Eu só espero que você ame o jogo.

Colocamos nossos corações e almas no jogo, e sei que os desenvolvedores também o fizeram. Obrigado por jogar, obrigado por seus comentários e seu amor. Vocês são incríveis!

Muito obrigado ao Max pelo seu tempo – e pelo seu desempenho excepcional como o nativo favorito de todos do Cosmo Canyon.

Você pode vivenciar a jornada de Red XIII com Cloud e seus aliados em FINAL FANTASY VII REBIRTH, já disponível para PS5:


Confira nosso canal do YouTube: