His Dark Materials | Confira nossa crítica

Após ganhar um longa metragem que deveria ser o começo de uma sequencia de filmes, intitulado A Bússola de Ouro. Sequencia a qual, infelizmente, foi cancelada! A coletânea de livros Fronteiras do Universo acabou tendo sua adaptação integral nessa fantástica série da HBO.

Ficha Técnica
Título: His Dark Materials
Ano de Produção: 2018
Dirigido Por: Otto Bathurst, Jamie Childs, Tom Hooper
Estreia: 2019
Duração: 23 episódios / 3 temporadas
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama, Fantasia
País de Origem: Reino Unido
Sinopse: Lyra Belacqua (Dafne Keen) é uma menina órfã que foge da universidade na qual mora para procurar um amigo desaparecido. Em sua jornada ela recebe ajuda de diversos personagens inusitados como romenos, ursos de armaduras e pilotos de balão enquanto desvenda um estranho complô para sequestrar crianças. Seu caminho vem a se cruzar com Will Parry (Amir Wilson), um menino que descobre uma forma de viajar entre mundos.

 

A Escolhida

A jovem Lyra Belacqua (Dafne Keen) cresceu na Faculdade Jordan, em Oxford, tendo sido criada pelos catedráticos e professores do local, bem como os demais funcionários.

Durante sua infância, sempre acompanhada pelo fiel daemon Pan, uma espécie de parte animal da nossa alma, Lyra foi iludida a acreditar que era filha de um conde e uma condessa muito ricos, que faleceram tragicamente num acidente quando ela ainda era um bebê.

Contudo, ainda no começo da história ela descobre a verdade sobre sua origem e filiação através da personagem John Faa (Lucian Msamati), líder do povo nômade Gípcios. Sendo seus progenitores o controverso Lorde Asriel (James McAvoy), quem Lyra pensava ser tio dela, e a inclemente Marisa Coulter (Ruth Wilson).

Considerada a figura retratada numa antiga lenda sobre o fim do mundo, a protagonista vive até os 11 anos de idade no campus, correndo e brincando pela universidade com diversas crianças. Dentre elas seu melhor amigo, Roger Parslow (Lewin Lloyd).

Sua vida, entretanto, muda drasticamente quando o Conselho de Oblação captura Roger e uma criança gipsia, Billy Costa. É nesse momento que a jornada de descobertas e aventuras dela, focada na busca pelo amigo raptado, tem inicio.

Fanatismo Persecutório

Acreditando fielmente na profecia sobre a jovem, um poderoso grupo de religiosos fanáticos, chamado O Magistério, decide elimina-la. Sendo eles a fusão de diversas igrejas numa só, seguindo os mais rígidos e ultrapassados conceitos fundamentalistas!

Como parte desse grupo, a própria mãe da garota passa a procura-la, demonstrando sentimentos dúbios sobre sua cria.

Principalmente pelo fato de ser ela a responsável pelo Conselho de Oblação, um órgão recém criado do Magistério, que usa crianças sequestradas em terríveis experiências sobre o . Uma das partículas elementares da matéria, que estabelece a racionalidade de alguns seres.

Marcante com Autoridade

Além da maravilhosa história, misturando ficção cientifica e fantasia, a trama conta também com outros destaques. Do elenco recheado de nomes famosos até os efeitos especiais impecáveis, principalmente com relação aos daemons e o imponente Iorek Byrnison, um temperamental urso polar de armadura.

A trilha sonora também é em alto nível, dando às várias cenas tristes da produção um ar ainda mais dramático. Fora a espetacular abertura da serie que, mesmo mudando detalhes ao longo das temporadas, não deixa de entrar para o time das “impuláveis”.

O único ponto fraco fica por conta das atuações frias dos protagonistas, tornando algumas passagens importantes meio sem sal. Ponto esse, compensado pelas excelentes atuações dos coadjuvantes.

Elogiada por quem leu os livros, coisa rara nas tenebrosas adaptações de hoje em dia, His Dark Materials se encaixa naquele patamar das séries tops que não fazem o barulho necessário junto ao frívolo publico dos EUA, para chegar em evidencia aos demais mercados.

Porém, acaba valendo muito mais à pena do que várias daquelas as quais vêm embaladas na onda modinha dos americanos!

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!


Conheça nosso canal no YouTube: