A onda Hallyu no Brasil vai muito além da música ou do drama. A literatura também ganhou destaque. Além dos escritos de autores sul-coreanos que chegaram às livrarias por aqui, vários autores brasileiros estão escrevendo histórias tendo a Coreia do Sul como cenário principal, retratando o país pelo olhar e pelas palavras dos próprios habitantes.

É interessante notar o carinho que os brasileiros têm pela cultura sul-coreana na representatividade que os livros estão trazendo ao introduzir personagens ou descendentes coreanos, e mostrar os costumes de um país que, embora distante e pareça muito diferente do nosso, também tem dilemas e situações muito parecidas com a nossa.

Além de promover a cultura sul-coreana no Brasil, os livros escritos por brasileiros que trazem a Coreia do Sul como cenário principal estimulam os leitores a buscarem livros escritos por autores sul-coreanos e promovem a literatura dos dois países.

Confira uma lista com recomendações de cinco livros de autores brasileiros que têm a Coreia do Sul como cenário:

1 – Meu chefe coreano

Meu Chefe Coreano

Erik Lee Young é o diretor comercial da maior construtora de Nova York e seu objetivo é se tornar CEO antes dos quarenta e cinco anos. Mas para isso ele se tornou um profissional exigente e sistemático de baixíssima paciência, por isso contrata apenas os melhores especialistas para sua equipe e faz com que todos se desenvolvam para entregar o seu máximo. Erik simplesmente não podia contar com ele e seu contratante mais jovem tendo tantas coisas em comum. O que pode acontecer entre o homem que finge não lembrar e a mulher que não aceita “não” como resposta?

Meu chefe coreano promete boas doses de clichê, inspiração em dramas, protagonista forte, chefe irresistível e personagens cativantes.

2 – Pule, Kim Joo So

Pule, Kim Joo So

Uma história inspirada no maravilhoso mundo dos dramas coreanos. Marina e So estão ligados pela dor, mas vivem em mundos completamente distantes.

Marina mora em Curitiba, no Brasil, atormentada pelas agressões do ex-namorado, e So mora em Seul, na Coreia do Sul, presa em uma culpa da qual não consegue escapar. Em um momento, a história dos dois se cruzará e finalmente fará com que ambos assumam o controle de suas vidas, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram.

3 – O príncipe coreano

O Príncipe Coreano

A história gira em torno de Mel, que nasceu e viveu como princesa até a morte de seu pai. A partir desse momento, e da perseguição da madrasta ambiciosa, ela decide fugir para a Coreia do Sul, cenário de seus programas favoritos, mas, ainda assim, não encontra a paz que tanto procura.

Mel passa por muitos desafios, além de conhecer um homem dividido entre a arrogância e o amor. Enquanto isso, Lee Kang Dae é considerado o Príncipe da Coréia, rico, bonito e muito cobiçado, não sente a necessidade de respeitar aqueles que não seguem suas regras. No entanto, ele vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando é confrontado, publicamente, pela garota ocidental que todos chamam de ‘Morena’.

4 – Um Dorama para Chamar de Meu

Um Dorama para Chamar de Meu

Mesmo que eu não fosse mais louca pelo Joaquim, acabaria me apaixonando por ele… “Marina Pena se orgulha de seu trabalho como assessora de comunicação e não é um golpe da vida que a derruba, afinal , é uma mulher forte, independente e, sobretudo, boxeadora.

Nem a nova missão para a qual foi designada é capaz de deixá-la nocauteada: aconselhar Joaquim Matos – ou Yoo Hwa-In -, o fotógrafo sul-coreano, autora de coleções de fotos, durante a turnê de seu último lançamento.

Em uma história repleta de romance, reviravoltas emocionantes e cenas dignas de romances orientais, nasce um vínculo entre a artista e o orientador, Mariana e Joaquim precisarão não apenas aprenda a lidar com as diferenças culturais mas também com uma ameaça vinda diretamente do passado do fotógrafo, da Coreia do Sul. A vida e as tradições de Mariana e Joaquim nunca mais serão as mesmas.

Leia também: 10 Filmes sul-coreanos para assistir na Netflix

5 – Desejo Imprudente (+18/conteúdo adulto)

Desejo Imprudente

A história gira em torno de Emily, uma mulher de 23 anos que vê sua vida mudar completamente ao aceitar um convite para trabalhar com um famoso estilista da Coreia do Sul. Ela é a melhor amiga da famosa modelo Audrie Hills, que namora Noah há cinco anos, um descendente sul-coreano e vocalista da popular banda Excellent Souls.

Cercada pelo luxo e glamour do mundo da moda, Emily começa a perceber que a amiga de atitudes um tanto egocêntricas não é exatamente o que ela pensava que era. E o arrogante e apático Noah na frente das câmeras, é totalmente diferente do que pensam longe do palco.

Com a ideia abalada de um relacionamento que ela acreditava ser perfeito, a visão do amigo que ela tanto ama distorcida e um interesse inesperado por Noah, Emily tenta controlar seus sentimentos, mesmo completamente rendida ao desejo imprudente nascido pelo namorado de sua melhor amiga.