Os filmes sul-coreanos estão ganhando cada vez mais espaço entre o público estrangeiro, especialmente depois do sucesso de ‘Parasite’, que ganhou diversas categorias do Oscar e abriu portas para que todo o mundo conheça o mercado cinematográfico da Coreia.

A Netflix, então, vem investido cada vez mais em produções do país. Sejam filmes que foram para o cinema ou produções originais da plataforma. E abrange todos os gostos.

Seu catálogo é enorme!

Separei dez filmes para você que deseja conhecer mais sobre essa rica e profunda cultura, ou quer aumentar a sua lista de favoritos. São títulos incríveis que vale a pena assistir.

1 – Space Sweepers (승리호)

Space Sweepers

Space Sweepers foi lançado em 05/02/2021 e sua classificação indicativa é de 14 anos. É da leva dos filmes sul-coreanos que estão seguindo a linha sci-fi.

Direção: Jo Sung-hee.

Elenco: Song Joong-ki, Kim Tae-ri, Jin Seon-kyu e Yoo Hae-jin.

Sinopse: Em 2092, a Terra já está completamente devastada e inabitável. Por isso, os seres humanos que conseguiram sobreviver em condições extremas agora vivem em órbita no espaço. Porém, a galáxia é um lugar de disputas e constantes perigos. O jovem Tae-ho faz parte da tripulação de uma nave coletora de lixo espacial. No entanto, eles descobrem que existe um robô humanoide conhecido por ser uma arma de destruição em massa. Então o grupo decide se envolver em uma arriscada missão para deter o mal.

2 – Pandora (판도라)

Pandora Netflix

Pandora foi lançado em 07/12/2016 e sua classificação indicativa é de 12 anos. Um dos filmes sul-coreanos mais tensos e dramáticos que eu já assisti.

Direção e roteiro: Park Jung Woo

Elenco: Kim Nam-gil, Kim Ju-hyeon, Jeong Jin-yeong, others.

Sinopse: Um homem arrisca a própria vida para salvar seu país de um desastre iminente quando um terremoto atinge um vilarejo onde existe uma usina nuclear.

3 – #Alive (#살아있다)

alive netflix

Filme de zumbi lançado em 2020. É baseado em um roteiro de 2019, chamado “Isolado na Pandemia” (Alone), de Matt Naylor, que co-adaptou seu roteiro com Cho Il-hyung. Segue a linha dos filmes sul-coreanos com mortos-vivos, mas com uma narrativa bem dinâmica.

Direção: Cho Il-hyung.

Elenco: Yoo Ah-in e Park Shin-hye.

Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Um vírus terrível destrói a cidade, e um homem se tranca no apartamento para sobreviver. Desconectado do mundo, ele tenta desesperadamente encontrar uma saída.

4 – Train to Busan (부산행)

Train to Busan

Provavelmente um dos filmes sul-coreanos mais famosos da lista, Train do Busan foi lançado em 2016, e que arrecadou mais de 98,5 milhões USD nos cinemas.

Ganhou muito destaque no mercado cinematográfico internacional e ganhou diversos prêmios, como o “Baeksang arts award for best supporting actor in film” e também o “Dragon film award audience choice award for most popular film”.

Direção: Yeon Sang-ho.

Elenco: Gong Yoo, Ma Dong-seok, Choi Woo-shik (Parasite), Kim Soo Ahn, others.

Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: A Coreia do Sul decreta estado de emergência após um vírus desconhecido tomar conta do país. Algumas pessoas tentam fugir de zumbis e ficam presas em um trem-bala que está a caminho de Busan, a única cidade que não foi afetada pelo vírus.

5 – Forgotten (기억의 )

Forgotten Netflix

Direção: Jang Hang-jun

Elenco: Kang Ha-neul, Kim Mu-yeol, Moon Sung-keun and Na Young-hee.

Classificação indicativa: 16 anos.

Forgotten é um filme de suspense e mistério sul-coreano de 2017. Conta a história de Jin-seok. Quando seu irmão sequestrado retorna aparentemente um homem diferente, sem nenhuma memória dos últimos 19 dias, ele persegue a verdade por trás do sequestro.

6 – Call ()

Call Netflix

Baseado no filme britânico e porto-riquenho de 2011, “The Caller”, o enredo gira em torno de Seo-yeon e Young-sook, duas mulheres de épocas diferentes que se conectam por meio de uma ligação que troca destinos.

Direção: Lee Chung-hyeon.

Elenco: Park Shin-hye and Jeon Jong-seo.

Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Em 2019, Kim Seo-yeon, de 28 anos, perdeu seu celular durante uma viagem para visitar sua mãe doente e afastada em uma área rural. Chegando em sua casa de infância degradada, ela encontra um telefone sem fio com décadas de idade e, por meio dele, recebe ligações de uma mulher angustiada que diz que está sendo torturada por sua mãe. Depois de investigar a casa, Seo-yeon descobre que a mulher ao telefone, Oh Young-sook, está morando na mesma casa, mas em 1999. As duas são capazes de se comunicar através do telefone e trocar informações sobre suas vidas.

7 – The Host (괴물)

The Host

É um filme de 2006, dirigido pelo famoso Joon-Ho Bong, também responsável pelo ganhador do Oscar, ‘Parasite’. É um enredo que mistura drama, comédia, horror e ficção científica.

Direção: Bong Joon Ho.

Elenco: Song Kang-Ho, Hie-bong Byeon, Park Hae-il, others.

Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Na beira do Rio Han, moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um monstro surge no rio, causando terror nas margens e levando a neta de Hie-bong. Com isso, os membros da família precisam enfrentar o monstro.

8 – Psychokinesis (염력)

Psychokinesis Netflix

É o primeiro filme de super-herói sul-coreano, lançado em 2018, e gira em torno de um segurança de banco que ganha superpoderes telecinéticos após beber água de uma nascente na montanha afetada por um meteoro e decide usá-los para salvar sua filha afastada e seu bairro de uma empresa de construção do mal.

Direção: Yeon Sang-ho.

Elenco: Ryu Seung-ryong, Shim Eun-kyung, Park Jung-min, Kim Min-jae e Jung Yu-mi.

Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Ao adquiriri superpoderes, um homem embarca em uma jornada para ajudar a filha e as pessoas ao seu redor, mas descobre que a vida de super-herói não é fácil.

9 – Jo Pil-ho: The Dawning Rage (악질경찰)

Jo Pil-ho: The Dawning Rage

O filme segue um detetive de homicídio corrupto, de quem há suspeita de envolvimento em uma explosão de armazém da polícia, e busca a ajuda de uma adolescente para descobrir a conspiração enquanto é perseguida e atacada pelos conspiradores.

Direção: Lee Jeong-beom.

Elenco: Lee Sun-kyun, Jeon So-nee, Park Hae-joon and Song Young-Chang.

Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Perseguido obstinadamente por um corregedor, um policial corrupto é forçado a se aliar a uma adolescente rebelde para derrubar uma conspiração.

10 – Lucid Dream (루시드 드림)

Lucid Dream Netflix

Direção: Jun-sung Kim.

Elenco: Ko Soo, Sol Kyung-Gu, Hwang Sang-Kyung, Jun Suk- and Kang Hye Jung.

Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Dae-ho é um jovem jornalista investigativo e pai solteiro que fez alguns inimigos ao denunciar vários políticos e empresários corruptos. Um dia, seu filho é sequestrado, mas nenhum resgate é exigido. Dae-ho está convencido de que é um ato de vingança de um de seus inimigos que ele expôs. Três anos se passam e não há evolução no caso. Dae-ho então aprende sobre uma nova forma de terapia que permite aos pacientes mentais reviver memórias importantes por meio de sonhos lúcidos.