Teorizando | Goku é uma péssima pessoa e Dragon Ball Super mostrou isso

Os animes da franquia Dragon Ball e Dragon Ball Z podem nos passar a impressão de que Goku é um grande herói, mas não seria bem assim se analisar de fato. De fato, a intenção original de Akira Toriyama não é retratá-lo dessa forma e Dragon Ball Super prova que o protagonista sequer é uma boa pessoa.

Em uma entrevista com a WIRED Japan, Akira Toriyama admitiu que estava descontente com a interpretação de Goku nos animes Dragon Ball e Dragon Ball Z.

O motivo foi que Toriyama imaginou Goku como alguém que só queria lutar contra os guerreiros mais fortes do universo, mas o anime o transformou nesse personagem do tipo “herói justo”.

Embora Goku não exatamente queira o mal dos outros diretamente e cuide das pessoas mais próximas a ele, ele não é alguém que fez de sua missão proteger os inocentes e salvar o universo.

No mangá, esse é apenas o subproduto de Goku lutando contra o guerreiro mais forte que ele pode encontrar, já que eles são vilões focados em destruição global/universal.

No entanto, Dragon Ball Super elimina a caracterização de “herói justo” do personagem.

Na saga Sobrevivência do Universo, de Dragon Ball Super, criada por Akira Toriyama e Toyotarou, os guerreiros Z são inseridos no Torneio do Poder depois que Goku pede a Zeno para realizar um torneio multiversal para ver o quão fortes são os lutadores mais fortes do multiverso.

Basicamente, Goku acreditava já ter lutado contra os seres mais poderosos do universo, e ele queria provar sua força em uma escala multiversal.

Infelizmente, Grand Zeno realmente ouviu Goku e realizou seu Torneio do Poder. No entanto, a grande custo. Todo universo que teve seus lutadores representantes eliminados foi apagado – e Goku não parecia se importar nem um pouco com isso.

Obviamente, Goku estava preocupado em salvar seu próprio universo, e ele não queria ver outros universos obliterados, mas sua mente estava muito mais ocupada com a empolgação em lutar contra os guerreiros mais fortes no ringue do que qualquer culpa existencial provocada por suas ações imprudentes.

Tanto Lord Beerus quanto Whis disseram a Goku para não falar com Grand Zeno, pois as consequências poderiam estar além da compreensão limitada de Goku, mas o saiyajin fez isso de qualquer maneira em busca de seus próprios desejos egoístas de lutar contra os mais fortes.

Então, quando ele estava no meio do Torneio do Poder, Goku ficou incrivelmente animado enquanto lutava contra Jiren. Assim, mesmo depois que um punhado de universos são destruídos, Goku está realmente se divertindo enquanto luta contra aqueles que foram praticamente forçados a lutar pela sobrevivência de seus universos inteiros – uma situação que foi inteiramente culpa de Goku.

A “Saga de Sobrevivência do Universo” por si só já é suficiente para provar que Goku é uma péssima pessoa, sendo responsável pela destruição de universos inteiros. Tudo porque ele queria lutar contra oponentes mais fortes.

E, claro, se voltarmos ao anime Dragon Ball Z, o que dizer da atitude de Goku deixando que Vegeta possa sobreviver, para que mais adiante pudesse lutar contra o próprio Vegeta novamente.

E para você caro leitor(a)? Goku é uma péssima pessoa, por confiar em Raditz, deixar Vegeta viver, dar energia ao Freeza pra que ele pudesse fugir, entre tantos outros atos controversos, ou apenas são atitudes pensadas para converter seus inimigos para o lado do bem?


Inscreva-se em nosso canal