Inventário Geek | A Bruxa está Solta

Apesar de existirem aquelas cujos poderes são usados para o bem, as bruxas ficaram marcadas nas lendas e na ficção como pessoas extremamente perversas. Muito disso se deve às aterradoras aparições dessas figuras misteriosas, nos mais diversos segmentos.

Bellatrix Lestrange

Prima e algoz de Sirius Black (Gary Oldman), a insana Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter) toca o terror nos filmes da franquia Harry Potter.

Após fugir da prisão de Azkaban, ela retorna à companhia do Lorde das Trevas (Ralph Fiennes) e acaba protagonizando algumas das cenas mais cruéis da famosa sequência cinematográfica.

Irmãs Sanderson

“Vem criancinha, eu vou te levar…”

Quando um virgem resolve acender a Vela de Chama Negra, devolvendo-lhes a vida após 300 anos, mal podia imaginar o que essas atrapalhadas irmãs causariam no mundo moderno.

Precisando sugar a vida de crianças para não retornar ao mundo dos mortos, quando o Dia de Todos os Santos terminar, Winifred Sanderson (Bette Midler) comanda as ações desse trio em Abracadabra. Um verdadeiro clássico do Dia das Bruxas!

Eva Ernst

A Grande Rainha Bruxa, interpretada magistralmente por Angélica Huston no horripilante Convenção das Bruxas (1990), causou pesadelos em toda uma geração.

Se em sua forma normal ela já é intimidadora, quando remove os apetrechos atrás dos quais esconde sua horrenda face verdadeira torna-se, simplesmente, apavorante! Isso sem contar os planos terríveis maquinados pela vilã, envolvendo transformar inocentes jovens em indefesos camundongos.

Úrsula

A Bruxa do Mar, ardilosa como ela só, sempre desejou obter poder absoluto. No entanto, para isso, precisava arrumar uma forma de botar as mãos no tridente do honorável Rei Tritão.

Infortunadamente, o monarca possui uma filha com a cabeça deveras sonhadora, Ariel. Cujos ensejos apaixonados, tornam-na a vitima perfeita dos planos da traiçoeira feiticeira!

Rainha Má

Se na animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937), o primeiro Clássico Disney, essa bruxa já gerou calafrios. Imagine tão bem interpretada num live-action, quanto foi em Once Upon a Time, pela brilhante Lana Parrilla.

Também madrasta de Branca na série, cuja trama apresenta uma realidade mágica e outra no mundo real, ela é a principal vilã da história. Tendo como marca registrada, as cenas nas quais arranca o coração de outros personagens.

Bruxa Má do Oeste

Uma das primeiras personagens do tipo a fazer sucesso no cinema, essa bizarra figura é o terror de Dorothy Gale (Judy Garland) e seus amigos, no aclamado O Mágico de Oz (1939).

Destacando-se graças à pele verde, o nariz protuberante, as verrugas, o chapéu pontudo, a risada esganiçada e por voar numa vassoura, ela se tornou o estereótipo clássico de uma bruxa na ficção. Estereótipo esse, sobrevivente até hoje.

Cuca

Quem apostou que o Brasil não teria uma representante nessa seleção, enganou-se feio! Afinal, nenhuma lista do gênero pode se considerar completa sem a rainha do folclore nacional.

Apesar de ser, na lenda original, somente uma velha. Foi a figura em forma de jacaré, criada por Monteiro Lobato, que tornou a Cuca famosa e temida pelas novas gerações. Deixando crianças de todo o país, com medo da medonha criatura vir lhes pegar!

Yubaba

Animes, por tradição, conseguem dar vida aos mais singulares e marcantes vilões. Porém, dentre tantos nomes memoráveis, o dessa inclemente senhora merece evidência!

Principal antagonista do fantástico A Viagem de Chihiro, ganhador do Oscar de Melhor Animação em 2003, Yubaba é uma bruxa com cabeça gigante que escraviza a protagonista no filme. No comando do balneário onde se passa a história, ela esbanja crueldade e soberba como poucas.

Malévola

Angelina Jolie merece todos os créditos por encarnar essa lenda do segmento, com tamanho esmero, no live-action que carrega seu nome. Entretanto, nem ela foi capaz de superar a aparição original da vilã!

Responsável pelo feitiço lançado sobre a Princesa Aurora, na animação clássica da Disney de 1959, A Bela Adormecida, Malévola impressiona pela elegância e altivez. Demonstrando todo o seu poder não só no terrível encanto, mas também pela habilidade de se transformar num aterrorizante dragão.

Morgana Le Fay

Quando o quesito é bruxaria, nenhuma figura chega sequer perto da importância de Morgana Le Fay!

Originária das Lendas Arturianas, ela já marcou presença nas mais diversas versões de contos, livros, filmes, séries, jogos e demais plataformas. Sendo por vezes inimiga do poderoso Mago Merlin, irmã do Rei Arthur, sobrinha da Sacerdotisa de Avalon ou, até mesmo, Rainha das Fadas.

Quer saber mais novidades do universo geek? Então, clique aqui.

Conheça nosso canal no YouTube: