Silt é um jogo indie de puzzles que acabou de sair do forno. Com uma trajetória curta, você guiará um mergulhador misterioso num mar sombrio e cheio de segredos, e o ajudará a conquistar seu objetivo com suas habilidades especiais de possessão controlando e fugindo de outras criaturas marinhas.

Silt Ficha
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Spiral Circus Games
Publicado por: Fireshine Games
Gênero: Puzzles, Aventura
Série: Silt
Lançamento: 01 de Junho de 2022
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Um jogador
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series XS, Xbox One, Nintendo Switch e PC

 

O Terror no Fundo do Mar

Em Silt você estará explorando um mar cheio de segredos e criaturas sombrias, nesse oceano totalmente monocromático você com certeza passará por vários perigos e desafios. Com o desenrolar do jogo utilize as habilidades do mergulhador para progredir, decifrar quebra cabeças e alcançar o objetivo final do protagonista misterioso. Você poderá utilizar as características de alguns animais marinhos para seguir em frente, os possuindo enquanto abre caminho para o mergulhador.

Oceano Monocromático em Silt

Afinal, o que você está fazendo?

Silt, como todo bom jogo indie misterioso e sombrio, não te entrega muito da história, portanto você terá que entendê-la e tirar suas próprias conclusões ou teorias. Nele você terá que coletar os poderes de seres grandiosos que habitam o fundo do mar, para despertar algo muito maior até então adormecido. Também é possível coletar a energia de outros mergulhadores que foram aprisionados nas águas, lembrando que no início de tudo também somos um mergulhador acorrentando nas profundezas, então porque somos os únicos capazes de escapar? Além disso, suas habilidades de possessão podem ser usadas em peixinhos, piranhas, tubarões, arraias e várias outras criaturas, cada uma com características únicas.

Mergulhador acorrentado em Silt

Visual e Jogabilidade

Silt se passa em cenários totalmente monocromáticos no fundo do mar, todos construídos a partir de esboços feitos a mão pelo artista MR Mead. Cada cenário, principalmente as ruínas exploradas onde você leva o mergulhador ao fim de cada capítulo, tem detalhes incríveis, inquietantes e extremamente misteriosos, aparentemente, cheios de simbolismos para representar o final a que o jogo nos encaminha. Toda trilha sonora, os momentos de silêncio, os sons específicos do fundo do mar e os sons característicos do que interage com você durante a jornada, só te fazem imergir cada vez mais na aventura. Som e imagem em um casamento perfeito.

Simbolismos em Silt

A jogabilidade em Silt é bem simples. Você poderá nadar por todo o espaço disponível em cada tela de maneira fluída e os comandos para usar a possessão e as habilidades das criaturas marinhas são únicos. Também é possível acender e apagar a luz do capacete do mergulhador com um único comando.

 

Silt: Vale a pena?

Silt é um jogo bem curto, contendo apenas 04 capítulos. Sendo possível concluí-lo numa única noite, isso se você não ficar preso por muito tempo em algum puzzle. Os quebra-cabeças em si são fáceis, difícil mesmo em alguns poucos momentos é fugir de algumas criaturas marinhas, mas com calma e paciência não se torna uma tarefa impossível. Em alguns momentos de fuga você sentirá certa agonia, já em outros ficará intrigado para entender o que nosso mergulhador busca. O mistério em Silt aguça nossa curiosidade e até criatividade. Tá esperando o que pra jogar e já começar a teorizar sobre essa aventura?

O Teoria Geek agradece a Fireshine Games pela chave de PlayStation 4 fornecida para a produção dessa análise.


Confira mais matérias como essa clicando aqui!