Sem Você Não É Verão | Confira nossa crítica

Crítica - Sem Você Não É Verão

Sem Você Não é Verão vem para mostrar que mesmo a pessoa sendo a paixão da nossa vida desde sempre e correspondendo os sentimentos até certo ponto, só isso não é o suficiente para manter uma relação. Atitudes, amadurecimento e empatia é o que realmente vai contar num relacionamento.

Sem Você Não É Verão - Pôster
Ficha Técnica
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2019
Sinopse: Belly junto com Jeremiah sai em busca de Conrad, que desapareceu. Assim, memórias e sentimentos são trazidos a tona, ao mesmo tempo que novo fatores surgem.

Recapitulação

Sem Você Não é Verão é o segundo livro da trilogia Verão escrita por Jenny Han, a mesma de Para Todos os Garotos que Já Amei. O primeiro livro do Verão ganhou uma adaptação em formato de série pelo Prime Video em 2022. Agora em 2023, chega a segunda temporada que é uma adaptação da sequência.

A trilogia Verão apresenta a história de Belly, uma adolescente que todos os verões passa as férias na casa de praia de uma amiga de sua mãe, Susannah. A mulher tem dois filhos, Conrad e Jeremiah, ambos com idades próxima a de Belly, e a garota desde nova é apaixonada por Conrad, o filho mais velho, que justo no verão em que se passa o primeiro livro está agindo “estranho”.

No decorrer das páginas a gente passa a entender o motivo dele estar como está. Algo que é mais claro na série. A mãe dele que já tinha tido câncer está novamente sofrendo com a doença, ao mesmo tempo que o mais velho não consegue ter uma boa relação com o pai. No meio disso, Belly se envolve romanticamente com um moço aleatório que conhece, Jeremiah e Conrad, o que gera uma bagunça sentimental.

Sentimentos

Desde o primeiro livro sentimos que a trilogia Verão vai além de uma história clichê adolescente. O drama se faz bem presente do início ao fim, o explorar dos sentimentos é feito de maneira muito próxima ao real. Em alguns momentos, podemos querer criticar certas coisas, mas parando para pensar e analisar, possivelmente nossas reações seriam as mesmas ou muito semelhantes.

Esse segundo livro já começa com uma Belly de coração quebrado, não só pelo que seja lá o que teve com Conrad ter acabado, mas pela perda de Susannah. Belly tinha um grande apego pela mulher e sente muito a falta dela. Mas não só. Como tudo acabou com Conrad e sua última interação com ele também é algo que mexe com ela, além da saudade de passar o verão na cada da praia.

Mas Belly vê as chances de resolver as coisas, mesmo que seja um encerramento, quando Jeremiah liga para ela e diz que Conrad desapareceu. Assim, ambos saem em busca do rapaz e o encontram no local mais óbvio, a cada da praia. O livro se desenrola com um Jeremiah tentando convencer o irmão a voltar para a faculdade, Belly frustrada, e o motivo que levou Conrad até o local (não vou revelar porque só é contado depois da metade do livro).

Sem Você Não é Verão

Sem Você Não é Verão mostra a necessidade de se encerrar certos ciclos. Muitas vezes para seguir em frente é preciso sim você esclarecer certas coisas, colocar pontos finais, colocar os pontos nos is. E muitas vezes é preciso diálogo e comunicação para que isso ocorra. Afinal, nossa mente é mestre em criar infinitos cenários e a verdade é que tudo é mais fácil quando se existe diálogo.

Dessa vez o livro nos mostra capítulos do ponto de vista de Jeremiah, onde entendemos melhor aquele menino divertido que já conhecíamos. Quem viu a série sabe que ela consegue dar outros focos com maestria. Mas no primeiro livro isso é bem frustrante, eu particularmente odiei Conrad no primeiro livro e só fui compreende-lo melhor na série. No segundo livro minha irritação com ele continua, mas por outros motivos.

Os personagens dos livros são muito próximos da realidade, o que é ótimo. Eles erram, ficam mal, fazem coisas que criticamos, mas hello, galera, a gente também erra e muito. Enquanto Belly é a jovem que manteve durante anos uma paixão meramente platônica, Conrad é o cara que nem fala, nem faz, mas sente. Só que é difícil lidar com alguém assim. E essa dificuldade pode fazer com que você perca a pessoa que tanto gosta.

Opinião final

Sem Você Não é Verão é um livro de leitura rápida, mas forte. Lágrimas rolaram ao longo de certas páginas do livro que mais mexeram comigo. Mas as páginas também contam com momentos divertidos e o que há de melhor nos clichês adolescentes. Continuo sendo Team Jeremiah com esse segundo livro, mas assim como nós, a Belly também não manda nos sentimentos.

O livro mostra muito as questões psicológicas, o que é super importante. Então se você busca algo mais leve e tranquilo não é o tipo de história que eu recomende para o momento. Caso o que busca seja uma leitura boa e rápido, sim, é super recomendável. No fim, é fácil se identificar com os personagens. As páginas mostram quando dói perder alguém que se ama, seja por um término ou pela morte e como o luto é importante. Mas a principal mensagem é como as atitudes são essenciais em nossas vidas.

E você, é Team Conrad ou Team Jeremiah? Para mais produções como essa é só clicar aqui.