Nesta quinta-feira (29), faleceu Pelé, o rei de futebol, com 82 anos de idade. O tricampeão mundial pela Seleção Brasileira estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro.
A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.
O atleta tinha passado por uma cirurgia em setembro de 2021 e depois foi submetido a várias sessões de quimioterapia. Já no início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.
Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico dizendo que Pelé apresentou uma “progressão da doença oncológica” e que necessitava de maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, o ex-jogador não teve autorização para passar o Natal em casa, como queria a família.
Apesar do quadro complicado, Pelé passou alguns dias estável e com uma leve melhora. Nos últimos dias, porém, a saúde do Rei voltou a piorar.
Vale lembrar que ao longo dos anos Pelé conquistou Três Copas do Mundo e fez 1.282 gols, em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Santos. Já nas redes sociais, o Rei dizia ter feito um a mais, 1.283.
Contribuições para a Cultura Pop
Edson Arantes do Nascimento, também, se tornou um ícone da cultura pop, com vários filmes, músicas e quadrinhos em sua homenagem.
Dentre os filmes, temos: O Rei Pelé (1962), Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986) e o documentário, Pelé Eterno (2004).
https://www.youtube.com/watch?v=BWCWcd7a_w8
Quanto ao mais recente foi o documentário, Pelé (2021), no serviço de streaming da Netflix.
Descanse em paz, Rei Pelé!
Fonte: G1.
Quer saber mais notícias? Então, clique aqui!
Conheça o nosso canal do Youtube: