Os melhores arcos de Dragon Ball Z | Ranking

dragon-ball-z

Recentemente a Panini Comics anunciou que irá reimprimir, novamente, alguns volumes da coleção regular de Dragon Ball, publicada no Brasil.

Em paralelo à isto, eu recentemente completei minha coleção de Dragon Ball, totalizando os 42 volumes de Dragon Ball. 

Por este motivo, decidi elaborar um ranking dos melhores arcos de Dragon Ball Z, analisando diretamente o conteúdo produzido no mangá. 

Não vão ser analisados aqui os arcos do Dragon Ball original, ou das continuações (Dragon Ball Super e GT). 

É importante destacar, também, que, analisando as estruturas das sagas de Dragon Ball Z, estas sempre se subdividem em 2 arcos por saga. Um preliminar e um final.

Assim: a Saga Freeza é dividida entre Arco dos Sayajins e Arco Freeza; A Saga Cell é dividida entre Arco dos Androides e Arco Cell e; a Saga Majin Boo é dividida entre Arco do Torneio de artes marciais e Arco Majin Boo. 

6º LUGAR – ARCO MAJIN BOO

 

majin-boo

Apesar de ser o arco que mais marcou a minha infância em Dragon Ball, o arco Majin Boo é marcado por um Akira Toriyama mais cansado e já com a intenção aparente de encerrar o mangá. 

Com plots corridos, transformações desperdiçadas e lutas sem sentido, o arco Majin Boo é uma sucessão de “deus ex-machina” com vários anticlímax perdidos ao longo da narrativa.

Temos como exemplo: O desperdício de Gohan, como personagem, e de seu arco de treinamento; a fusão, que se mostrou praticamente irrelevante para a conclusão do arco (tanto a fusão Gotenks, quanto a fusão Vegetto); e até mesmo o próprio Super Sayajin 3, cuja transformação é cultuada na cultura pop, se demonstra mal aproveitada ao lermos o mangá. 

Se não bastassem os pontos levantados acima, o arco ainda representa a inutilidade de quaisquer personagens que não fossem Sayajins, uma vez que personagens como Kuririn e Piccollo não influenciam em nada o término do arco.

Por fim, a falta de urgência dos personagens com a derrota do vilão que chega, inclusive, a exterminar a raça humana, sela o caixão de uma narrativa fraca e sem propósito.

Dito tudo isso, ainda assim, falando como fã, é o arco que mais me marcou em Dragon Ball e amo do fundo do meu coração, ainda com os seus defeitos.

5º LUGAR – ARCO DOS ANDROIDES

androides

Um dos arcos mais icônicos de Dragon Ball. Um arco que marcou gerações e trouxe alguns dos personagens mais importantes da obra (como a Nº 18 e o Trunks, por exemplo). É o arco em que é introduzido, inclusive, a viagem no tempo em Dragon Ball. Até então nunca apresentada anteriormente. 

O arco marca a primeira fase de Vegeta em conjunto com os protagonistas, mas que se revela um personagem esquecível ao longo do arco, com transformações praticamente irrelevantes (com destaque para o Vegeta Super Sayajin bombado)

O Toriyama não nasceu para trabalhar com viagem no tempo, confundindo mais o leitor do que o agraciando com uma ficção científica de média qualidade.

No mais, é um arco interessante, com bons personagens, mas que se mostra, literalmente, apenas um arco de passagem para o vilão final.

A sucessão de vilões confunde o leitor, e a revelação do vilão final acaba retirando muito da carga dramática sobre a morte de Gohan no futuro, e o passado trágico de Trunks.

4º LUGAR – ARCO CELL

cell

Após a revelação dos Androides, aparece Cell, o real vilão final do arco, com o poder de utilizar todos os outros poderes dos protagonistas. Cell busca absorver o máximo de energia possível, alcançando o patamar perfeito ao absorver os androides faltantes. 

Apesar da luta final ser uma das melhores de todo o mangá, levando em consideração que o desenvolvimento do Gohan não teve nenhuma relevância para o seguimento da história nos capítulos seguintes, faz com que a luta final perca em muito seu significado.  

Tanto pela morte inútil do Goku (que posteriormente retorna a vida), como pelo desenvolvimento desperdiçado do Gohan, que acabou por se tornar alguém irrelevante no final da história. 

Mais uma vez, o arco é marcado pela falta de urgência dos protagonistas, que não se importam se o vilão final irá dizimar o planeta, mas apenas se poderão ter uma boa luta, ainda que isso ponha a terra em risco. 

3º LUGAR – ARCO TORNEIO DE ARTES MARCIAIS 

torneio-de-artes-marciais

Nesse aqui eu admito que roubei um pouco. Foi o arco que mais me marcou na minha infância, foi o que me fazia acordar cedo de manhã para acompanhar a TV Globinho. 

Mas ao mesmo tempo, em minha releitura, me pareceu um dos arcos mais consistentes de Dragon Ball.

Em seu início vemos um o Gohan crescido, utilizando de seus poderes para ser um herói das cidades próximas. Assistimos a sua vida colegial dele, e a ele assumindo um real papel de protagonista da série, até o Arco Majin Boo. 

Temos momentos marcantes: O reencontro dos Guerreiros Z, a volta de Goku, a luta de Trunks e Goten. Todos são marcos únicos no mangá de Dragon Ball, que tornam esse arco, ao menos para mim, tão especial. 

2º LUGAR- ARCO FREEZA

freeza

Demorei muito tempo para pensar se este seria o Top 2. Não sou o maior fã de nenhuma das lutas de Dragon Ball Z contra seus vilões finais. Mas todo o Arco de Namekuzei precisa ser exaltado.

A ida dos Guerreiros Z, na tentativa de ressuscitar aqueles que morreram na terra, a corrida pelas esferas do dragão, a espera por Goku e, principalmente, a revelação da primeira transformação em Super Sayajin, são momentos marcantes não só para Dragon Ball, mas para toda cultura pop.

Freeza, apesar dos pesares, é o melhor vilão de Dragon Ball. É o responsável pela quase extinção dos Sayajins. É o que coloca nos protagonistas o senso de urgência, sendo a criatura mais forte até então apresentada. Impossível de ser derrotado, e extremamente arrogante. Um perfeito vilão, que concede ao arco uma posição de destaque. 

1º LUGAR – ARCO SAYAJINS

arco-sayajins

Sim, o primeiro arco de Dragon Ball Z é verdadeiramente o melhor de todos.

Desde o início se revela um arco épico em proporções dramáticas. Goku finalmente teve um filho, que foi raptado por seu irmão Raditz, e se une com seu maior inimigo até então, Piccolo, para derrotá-lo.

A luta entre eles, inclusive, é marcada não pelo uso da força ou de transformações, mas pela inteligência dos personagens, e pelo sacrifício de Goku. 

É o último momento em que os Guerreiros Z tem qualquer relevância para as lutas. É a primeira aparição do Vegeta, é quando sabemos pela primeira vez quem é Goku, e é quando temos a melhor luta, por muito, de Dragon Ball Z. Vegeta contra Goku. Um embate que inspirou tantos outros posteriormente. 

No Arco dos Sayajins existe claramente um senso de urgência. Não existem bobagens em momentos cruciais, não existem poderes aparecendo em momentos de conveniência. É uma sucessão de boas lutas e mortes de personagens que realmente deixaram um gosto amargo para o leitor. O melhor arco, sem dúvidas, de Dragon Ball Z. 

• ONDE COMPRAR •

• Amazon •

E para você? Qual o seu ranking dos arcos de Dragon Ball Z? Nos conte nos comentários. 

Quer saber mais sobre animes? Então, clique aqui.


Conheça o nosso canal do Youtube: