John Eric Bentley fala sobre o Mês da História Negra

O texto abaixo foi publicado no site oficial da Square Enix:


O Mês da História Negra é uma oportunidade para celebrar as conquistas e contribuições que as pessoas de cor fazem em todas as esferas da vida – e, naturalmente, isso inclui a indústria de jogos.

John Eric Bentley certamente dispensa apresentações aos fãs da Square Enix. Como dublador inglês por trás de Barret Wallace na série de remakes de FINAL FANTASY VII, ele imbui o líder do Avalanche com uma profundidade sem precedentes.

Seu amor pelo personagem transparece em cada linha, mas ele também falou sobre isso publicamente. Em uma entrevista recente no Blog da Square Enix , ele discutiu o impacto que o personagem teve quando jogou o FINAL FANTASY VII original em 1997 – uma de suas primeiras experiências de RPG:

“Estou jogando (o FINAL FANTASY VII original) e penso: “Oh, tem um personagem negro! Isso é incrível – nunca vi um personagem negro em um RPG!”

E então eu digo: “Ah, com certeza ele está prestes a morrer” – e ele não morreu! E eu digo: “Ah, estou viciado!”

O novo jogo, FINAL FANTASY VII REBIRTH, nos leva mais fundo do que nunca no personagem de Barret. Em FINAL FANTASY VII REBIRTH, a atuação sensível de John revela novas facetas para Barret. Da dor crua à liderança estóica e à fanfarronice cômica, seu trabalho cria um personagem inesquecivelmente multifacetado.

Como ele mesmo diz:

“Eu queria ter certeza de que, quando retratasse Barret, ele não fosse uma caricatura. Eu só não queria que isso acontecesse pelo bem da minha cultura, da minha comunidade, de mim como homem negro, da minha família… nada.

“Então, fui muito diligente em garantir que as pessoas pudessem ver os diferentes níveis e camadas que Barret, como homem, tinha.”

Com tudo isso em mente, talvez não seja de admirar que muitos críticos tenham elogiado o seu trabalho no novo jogo. Além de falar sobre Barret, ele também teve a gentileza de compartilhar suas idéias sobre o Mês da História Negra, as pessoas que o inspiram e oferecer alguns conselhos para quem deseja ingressar nesta indústria.

Como você comemora o Mês da História Negra?

Costumo comemorar o mês lendo alguns de meus livros antigos ou assistindo filmes/documentários adaptados junto com os romances que cresci… Native Son, Malcolm X, Jackie Robinson, Ali. Fico sempre feliz em encontrar mais informações sobre meus heróis por causa da internet hoje em dia.

Minhas escolas comemoraram o Mês da História Negra enquanto crescia, então sempre converso com meus amigos mais próximos e tenho discussões profundas sobre nossa cultura e onde estamos hoje.


Quem são alguns dos heróis negros que inspiraram você a ser a pessoa que você é hoje?

Meus pais, tias e tios (todos eram educadores e envolvidos no Movimento dos Direitos Civis), Sam Cooke, Marvin Gaye, Denzel, Samuel L Jackson, Viola Davis, Lena Horne, Prince, MLK, Malcolm X, Bass Reeves e tantos mais!


O que você gostaria de ver mais representado na comunidade de jogos?

Na comunidade de jogos, gostaria de ver mais afro-americanos criando mais jogos e conteúdos independentes. Além disso, mais gente envolvida com anime!


Você tem algum conselho para profissionais ou estudantes negros sobre como eles podem entrar na indústria de jogos?

Meu conselho é Estude, estude, estude!

Se este é realmente um setor em que você deseja entrar, faça o trabalho. Ouça projetos que você sabe que são sólidos, veja o que os profissionais que você admira estão fazendo, faça aulas, conheça seus pontos fortes e fracos. Descubra em quais gêneros você deseja entrar. Pratique, obtenha equipamentos sólidos e bons conselhos.

Vá em frente com sabedoria e preparação, porque se você trabalhar, você consegue!

Muito obrigado a John por compartilhar esses pensamentos – e por seu desempenho excepcional como Barret.

Se você quiser ler mais insights de John, confira a entrevista completa aqui:

Por fim, se você quiser ingressar na indústria e compartilhar seus talentos na Square Enix, não deixe de conferir o site de carreiras da empresa para ver as oportunidades atuais:


Confira nosso canal do YouTube: