Inventário Geek | Vozes Imortais

Apesar da rejeição de uma parte do público nacional pelo segmento, a dublagem brasileira segue entre as melhores do mundo. Contando ao longa da sua rica história com nomes de peso como Carlos Campanille (Freeza), Nádia Carvalho (Edna Moda), Darcy Pedroza (Coringa), Jonas Mello (Saruman), Sônia Ferreira (Winifred Sanderson), Gilberto Barolli (Saga de Gêmeos), Ednaldo Lucena (Conde Dookan) e Marisa Leal (Baby Sauro), capitaneados pelas lendas listadas abaixo.

Wendel Bezerra

Um dos maiores da categoria na atualidade, cujo esforço para valorizar seus colegas de profissão merece ser louvado, Wendel possui no currículo diversos personagens inconfundíveis. Casos do valente Son Goku (Dragon Ball), do atrapalhado Bob Esponja e do acrobático Jackie Chan (As Aventuras de Jackie Chan).

O dublador segue em atividade.

Márcio Seixas

Uma das vozes mais possantes do ofício, ele ficou marcado como sendo o Batman no desenho Animated dos anos 90 e também na excelente animação posterior da Liga da Justiça. Fora, claro, pela versão tupiniquim do James Bond de Sean Connery, o Gomes Addams de Raul Julia, sempre encarnar com perfeição o impagável Leslie Nielsen, dentre tantos outros papéis memoráveis.

O dublador segue em atividade.

Miriam Ficher

Só pela sucinta coletânea ao redor dela na foto acima, já dá para ter uma noção da importância dessa fantástica profissional. A qual consegue passar do tom infantil do Patamon (Digimon), para a imponência de Angelina Jolie, sem o menor esforço!

A dubladora segue em atividade.

Antônio Moreno

A voz forte e aveludada, tornou Moreno um dos maiores de sua área! Com ele interpretando magistralmente personagens notáveis da ficção, como o ranzinza anão Gimli (O Senhor dos Anéis), o poderoso Sorento de Sirene (Cavaleiros do Zodíaco) e o orgulhoso Major Armstrong (Fullmetal Alchemist: Brotherhood).

O dublador faleceu em 2022.

Guilherme Briggs

Sem dúvidas o mais famoso nome contemporâneo do segmento, Briggs é conhecido até entre aqueles que nem sequer são fãs de dublagem. Afinal, sendo um verdadeiro camaleão, que oscila do tom agudo do Mickey, passando pelos modos jocosos do Rei Julien (Madagascar) e chegando ao ar sério do Buzz Lightear (Toy Story), nem haveria como ser diferente!

O dublador segue em atividade.

José Santa Cruz

Outro mestre dessa apaixonante arte, Santa Cruz empilhou personagens célebres e notáveis no decorrer da longeva carreira. Pois como imaginar os intrincados diálogos do Magneto (X-Men), as trapalhadas do Dino (Família Dinossauros), os conselhos de Hagrid (Harry Potter) ou a gargalhada icônica do sovina J. Jonah Jameson (Homem-Aranha), sem o timbre singular da sua voz?

O dublador está afastado da profissão por problemas de saúde, mas não anunciou aposentadoria, mesmo aos 94 anos.

Maria Helena Pader

Sempre esplendorosa nas suas atuações, essa distinta senhora se notabilizou por dar voz a vilãs ilustres como Cruella De Vil (101 Dálmatas) e DivaTox (Power Rangers). Porém, ela também merece ser lembrada pelas versões nacionais da soturna Mortícia (A Família Addams), da centrada Fran (Familia Dinossauros) e da serena Rainha Sarabi (O Rei Leão).

A dubladora se aposentou em 2018.

Isaac Barbavid

O vozeirão mais extraordinário da profissão, que tantos e tantos personagens encarnou com maestria, deixou-nos uma lista interminável de atuações dignas do nosso aplauso. Em especial quando encarnava o imortal Wolverine (X-Men), o temperamental Capitão Haddock (As Aventuras de Tin-Tin) ou o aterrorizante Esqueleto (He-Man).

O dublador faleceu em 2022.

Selma Lopes

A grande dama da categoria, cuja voz protagonizou incontáveis cenas de destaque, Selma gravou seu nome nos corações dos fãs de numerosas franquias. Seja no papel de Marge Simpson (Os Simpsons), Agatha Trunchbull (Matilda), Mestra Genkai (Yu Yu Hakusho) ou tantas outras.

A dubladora segue em atividade, mesmo aos 95 anos.

Orlando Drummond

Foram 101 anos por aqui, esbanjando categoria e uma capacidade ímpar de modificar sua voz, para conceder tonalidades únicas a cada personagem. Sendo dessa forma que nasceram as versões sui generes do Vingador (Caverna do Dragão), do Popeye, do Scooby Doo (papel no qual permaneceu por 50 anos) e do inigualável Alf.

O dublador faleceu em 2021.

 

Quer saber mais novidades do universo geek? Então, clique aqui.

Conheça nosso canal no YouTube: