Criado das últimas forças do Sol, Nin precisa salvar a Terra do eclipse eterno. Isso que faremos em Imp of the Sun, um charmoso jogo de plataforma 2D com muita luta e ação.

review-jogo-teoria-geek-ficha-técnica
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sunwolf Entertainment
Publicado por:  Fireshine Games
Gênero: Ação, Plataforma, Puzzle
Série: Imp of the Sun
Lançamento: 24 de março de 2022
Classificação indicativa: Livre
Modos: Um jogador
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X | S, Xbox One e PC.

 

É o primeiro jogo desenvolvido pela Sunwolf Entertainment, que foi fundada em 2020. A publicação do jogo ficou  por conta da Fireshine Games que conta em seu catálogo com títulos como: CONWAY: DISAPPEARANCE AT DAHLIA VIEW, OVERCOOKED! 2, JURASSIC WORLD EVOLUTION 2, entre muitos outros.

review jogo-teoria-geek
Menu inicial do jogo.

Enredo

Em Imp of the Sun temos que ajudar Nin, um ser que foi criado a partir das últimas forças do Sol. Sua missão sagrada é de ir em busca dos caminhos que levem-no até os locais onde os Quatro Guardiões habitam.

Para derrotá-los e então seja possível restaurar o poder do Sol e assim poder acabar com o Eclipse Eterno, antes que o mundo se perca na escuridão sem fim.

Personagens em Imp of the Sun

Além da nossa pequena faísca, Nin, o jogo nos apresenta a mais alguns personagens. Os  npc’s mais fofos que tive o prazer de encontrar.

  • Vovó Izhi: No primeiro momento ela não parece uma pessoa tão amigável, mas é com ela que vamos conversar quando encontrarmos os quipos, artefatos históricos cheios de memórias.
  • Suyana: Uma garotinha animada e que ao longo da nossa jornada dará dicas de jogabilidade quando necessário. Além disso, ela é uma colecionadora. Portanto, assim que encontrar algum item pelo caminho, é só retornar até o ponto inicial para poder descobrir mais sobre a história.
  • Qari: Um fantasma que, segundo ele mesmo, era o melhor explorador até o dia de sua morte… É com ele que vamos falar quando quisermos nos teletransportar pelo mapa, subir de nível ou apenas bater um papo.
  • Nin: Por último, mas não menos importante temos nosso protagonista, um diabrete criado pelo próprio Sol para tentar salvar o mundo.
Personagens-imp-of-the-sun
Os personagens possuem traços bem desenhados!

Jogabilidade

O jogo tem compatibilidade total com controle, e é a melhor opção para jogar, sem sombra de dúvidas! Além do controle, também é possível utilizar o teclado, mas não consegui me adaptar muito bem com ele.

A movimentação do personagem é bem fluída, os ataques e combos parecem que formam  uma coreografia bem ensaiada. Porém, esse não é o caso de alguns inimigos que encontramos ao longo da jornada, alguns deles possuem uma movimentação bem travada e robotizada.

Apesar de gostar muito do gênero de plataforma e puzzles, senti falta de mais coisas para quebrar a cabeça, esperava algo um pouco mais desafiador nessa parte.

Uma coisa que gostei bastante é o fato de não precisar seguir uma ordem sobre qual será o primeiro guardião que quer derrotar. Então nesse sentido você pode ficar tranquilo para explorar qual dos cenários vai desejar seguir até o fim.

review-imp-of-the-sun-teoria-geek
Cada cenário aborda um tema diferente.

Habilidades e Exploração

Nin chega até a Terra sem saber de muita coisa, então para que seja possível derrotar todos nossos inimigos precisamos fortalecer nossa pequena fagulha.

Conforme vamos avançando pelos cenários, e também ao matar os inimigos coletamos centelhas, e são com elas que iremos até Qari para podermos aumentar nossos atributos: vida, fogo interior e ataque.

  • Vida: autoexplicativo, é o nosso hp, e caso ele acabe voltamos para o último ponto salvo e precisamos fazer todo o caminho novamente.
  • Fogo Interior: Nin é puramente fogo, então sua força vem do Sol. Cada ataque, ou então a habilidade de cura consome uma quantidade desse recurso. Pode-se dizer que funciona como a mana. O fogo interior pode se recuperar sozinho, desde que haja uma fonte de luz, ou então ao derrotar inimigos.
  • Ataque: aqui podemos dar mais força para os ataques e assim facilitar um pouco nossas lutas.
review-teoria-geek-jogos
É possível aprimorar nosso personagem.

Os cenários contém itens e também atalhos escondidos, então fique de olho em tudo para não deixar passar nada despercebido. Você pode encontrar ao longo da sua jornada:

  • Quipos
  • Itens colecionáveis
  • Fragmentos do sol

Este último nos dá a possibilidade de melhorar habilidades únicas, que fazem toda a diferença durante as lutas e ajudam também na hora de explorar os cenários.

itens-colecionáveis
Cada item conta um pouco das crenças folclóricas peruanas.

Design e Música

Imp of the Sun tem uma das artes mais lindas que vi nos últimos tempos, e o que deixa isso mais especial é saber que foi todo desenhado a mão. Cada cenário do jogo, assim como os personagens e inimigos são únicos.

No deserto é possível perceber a areia voando pela tela, de forma bem natural. Na parte do submundo os tons mais escuros deixam a tensão no ar. Mas definitivamente o meu cenário favorito foi a floresta, tudo vibrante e bem colorido.

Ademais, o jogo também conta com uma trilha sonora impecável. Não existe a possibilidade de enjoar dos sons durante a campanha ou da música ambiente. Você pode conferir o que eu estou querendo dizer clicando aqui.

Imp of the Sun: Vale a pena jogar?

Definitivamente vale, pois é um jogo leve, que garante um bom passatempo e ainda com um fator replay bem interessante. Além disso Imp of the Sun conta com 14 conquistas no Steam.

Então se você está em busca de um jogo que vai te proporcionar algumas boas horas de jogatina relaxante e divertida, este jogo definitivamente é para você!

Requisitos Mínimos de Sistema (Windows)
Sistema Operacional:  Windows 10  64 bit
Processador: Intel Core i5-8400
Memória: 8 GB de RAM
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 950
Observações: Compatibilidade total com controle

 

Gosta de ler sobre games e séries?
Então fique ligado no TG e saiba de todas novidades!