HQ para todos | A importância do selo editorial da Conrad

hq-para-todos

No final de 2022 a Editora Conrad anunciou seu novo selo de quadrinhos, o selo Conrad Apresenta: HQ para todos. 

Esse selo, por sua vez, possui como fonte original a intenção de ir na contramão do mercado de quadrinhos brasileiro atual, promovendo uma leitura mais acessível aos consumidores.

Ao contrário da grande leva de omnibus e quadrinhos de luxo que assola os colecionadores brasileiros, a Conrad optou por lançar quadrinhos curtos, em média de 32 páginas, com um acabamento simples e um preço acessível.

Desta forma, até o momento foram publicados 4 títulos sob o novo selo, sendo eles:  

Feliz Aniversário, Feliz Obituário, realizado em coautoria pelos Brasileiros Rafael Calça e Jefferson Costa; Mayara & Annabelle e a Carreta Fantasma, também em coautoria por Pablo Casado e Talles Rodrigues; A Sala de Espera da Europa, o primeiro quadrinho do selo, pela quadrinista estrangeira Aimée de Jongh e; A Noite dos Palhaços Mudos, pela já consagrada quadrinista Laerte 

Cada um dos quadrinhos já publicados demonstra, de forma clara, quais são os objetivos do selo e o que podemos esperar para o futuro da iniciativa.  

Isto é, a existência dele não significa que o mercado tenha mudado completamente ou que irá mudar em um futuro próximo. No entanto, abre portas para publicações que seriam, até então, inviáveis em termos de custo-benefício.

Em outras palavras, fornece um respiro para os leitores, que podem ter acesso a materiais de qualidade, sem que precisem desembolsar grandes quantias. 

FELIZ ANIVERSÁRIO, FELIZ OBITUÁRIO 

feliz-aniversario
Ficha Técnica
Autor: Rafael Calça e Jefferson Costa
Editora: Conrad
Ano de lançamento: 2023

Sinopse: Miguel Verdi não está bem. Anda sem dormir, bebe demais e vive mergulhado em uma confusão emocional muito grande. E ainda por cima é seu aniversário, uma passagem de ciclo, uma nova etapa em sua vida. Tecnicamente, claro. Mas o sentimento de estagnação é real e datas assim só tornam as ansiedades mais potentes, vívidas, e um tanto quanto desafiadoras. Aos 20 anos, Miguel está adiando resolver certas coisas, mas talvez não haja tanto tempo disponível… 

 

Os autores Rafael Calça e Jefferson Costa são dois gigantes do cenário brasileiro contemporâneo, tendo estes sido responsáveis pelos icônicos quadrinhos lançados sob o selo da Graphic MSP: Jeremias: Pele e Jeremias: Alma.

Contudo, todo mundo precisa começar de algum lugar.

Feliz Aniversário, Feliz obituário é um dos primeiros trabalhos dos autores, quando estes ainda eram estudantes, publicado já há muitos anos.

Melhor dizendo, no caso deste quadrinho, o selo HQ para todos utiliza de uma roupagem mais popular para trazer ao público um quadrinho do início da carreira de consagrados autores brasileiros.

Quadrinho este que, apesar de despertar o interesse do público, tinha dificuldades de ver a luz do dia por seu pequeno tamanho, haja vista que trazer quadrinhos curtos a luz do dia muitas vezes apenas se torna viável em coletâneas, que se traduzem na união de diversas histórias curtas anexadas em uma única publicação, para que então estas se tornem “publicáveis”.

Por outro lado, essas coletâneas, acabam obrigando o consumidor a adquirir histórias nas quais não possui real interesse, apenas por estarem incluídas na publicação. O que, por sua vez, gera um afastamento do público para com esse tipo de publicação.

Assim, através desse selo editorial, é possível que histórias como essa, que despertavam o interesse do público, pudessem finalmente ser publicados de forma acessível para todos os públicos. 

• ONDE COMPRAR •

• Amazon •

MAYARA E ANNABELLE E A CARRETA FANTASMA

mayara-carreta
Ficha Técnica
Autor: Pablo Casado e Talles Rodrigues
Editora: Conrad
Ano de lançamento: 2023
Sinopse: Mayara & Annabelle estão de volta! Dessa vez em uma aventura fechada em Fortaleza, lidando com misteriosas aparições nos trenzinhos da alegria locais. Mais uma vez, Pablo Casado e Talles Rodrigues voltam a apresentar uma HQ da ninja paulista e da maga cearense funcionárias do serviço da Secretaria de Controle de Atividades Fora do Comum, a SECAFC, perfeita para quem ainda não conhece essas personagens já icônicas dos quadrinhos nacionais, mas também ótima para quem já é um fã de longa data.

 

Inicialmente, Pablo e Talles já tinham alcançado o estrelato pela publicação de Mayara e Annabelle, publicado, em um primeiro momento, de forma independente, mas que já ganhou uma publicação integral pela própria Editora Conrad em 2 volumes. 

A história da Carreta Fantasma é uma continuação da história original. Isto é, uma história das personagens principais, mas com início, meio e fim. Ou seja, sem obrigar o consumidor a adquirir nada além dela para compreender a história. 

Em outras palavras, através dessa publicação o selo HQ para todos não somente abre portas  para continuações de histórias, como também possibilita que novos leitores, sem conhecimento sobre o produto original, testem seu interesse através de um produto mais barato. 

Isto é, um leitor que não conheça a história original, mas que tenha interesse em saber como ela é, pode ter uma prévia desta sem a necessidade de investir uma grande quantia. 

De uma forma ou de outra, esse tipo de publicação não apenas abre portas para velhos leitores se interessarem pelo quadrinho nacional contemporâneo, mas também valoriza o quadrinho nacional como um todo, possibilitando que qualquer um que tenha o mínimo interesse em quadrinhos ultrapasse a principal barreira do mercado na atualidade, seu grande custo. 

• ONDE COMPRAR •

• Amazon •

A SALA DE ESPERA DA EUROPA 

sala-de-espera
Ficha Técnica
Autor: Aimée de Jongh
Editora: Conrad
Ano de lançamento: 2023
Sinopse: Em outubro de 2017, a quadrinista Aimée de Jongh viajou até o campo de refugiados na ilha grega de Lesbos para fazer uma reportagem em quadrinhos sobre as condições lá. Câmeras não eram permitidas, mas papel e lápis, sim. Ela ficou lá ao lado de outros quadrinistas por sete dias. O que capturaram em suas HQs forneceram um estudo único sobre o ambiente e as condições dos refugiados. Pela primeira vez, não só as pessoas, mas suas moradas, seus lugares de descanso e de refeições, foram documentadas. Por meio dos quadrinhos, os leitores praticamente conseguem caminhar pelo campo de refugiados e viver as dificuldades do dia a dia deles. 

 

A Sala de Espera da Europa é o único quadrinho estrangeiro nesta lista, o único que foi publicado sob o selo até o momento, se tratando de um quadrinho jornalístico com uma mensagem forte e humanamente necessária. 

A autora, Aimée de Jongh é uma quadrinista em ascensão no mercado brasileiro, pipocando em uma grande quantidade de publicações como: Dias de Areia, Taxi e A Obsolescência Programada dos Nossos Sentimentos. Tendo esta, inclusive, participado de eventos no país, como a CCXP 2022 – onde esse que vos fala conseguiu seu autografo. 

Em primeiro lugar, assim como nas demais histórias do selo, a forma de publicação de A Sala de Espera da Europa abre portas para novos leitores de quadrinhos (que possuem interesse na temática da história).

Por outro lado, também abre a possibilidade para que os que já são leitores tenham acesso a histórias de qualidade por um excelente preço, revelando mais uma importância do selo HQ para todos.

Uma autora consagrada, recém-descoberta em terras brasileiras, que desperta o interesse do público com uma história, no mínimo, necessária é a receita perfeita para uma publicação desse tipo, que igualmente não seria possível em um formato diferente.

Ou melhor, com apenas R$ 10,00 é possível ter acesso a uma obra estrangeira de absoluta qualidade de uma autora em ascensão, sob o sentimento único de engrandecer a coleção com um pequeno valor desembolsado

• ONDE COMPRAR •

• Amazon •

A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS 

palhaços-mudos
Ficha Técnica
Autor: Laerte
Editora: Conrad
Ano de lançamento: 2023
Sinopse: Os Palhaços Mudos são considerados uma ameaça, e conservadores e preservadores do status quo tentam de tudo para exterminá-los. Quando um grupo tem sucesso em capturar um dos Palhaços Mudos e pretende eliminá-lo, deflagram uma hilária operação de resgate. 

 

Esse é definitivamente o meu quadrinho favorito dessa lista. Nesse caso , por experiência própria, posso dizer que da minha parte espero que esse selo venha para ficar. 

A Laerte dispensa apresentações. Uma das maiores autoras do quadrinho nacional. Icônica, reverenciada e aclamada por público e crítica há anos. Entretanto, apesar do interesse pela autora e de seu renome, ainda não tinha tido acesso ao seu material, com exceção das tirinhas da internet. 

Alguns quadrinhos recentes da autora – como Manual do Minotauro – foram premiados e despertaram meu interesse. Contudo, ainda não tinha tido meu primeiro contato com a autora, até o lançamento de A Noite dos Palhaços Mudos. 

A Noite dos Palhaços Mudos é uma história curta, politizada e antifascista, absolutamente necessária nos presentes dias. É através dessa obra que pode ser observada a necessidade do selo promovido pela editora Conrad para o futuro do quadrinho no mercado brasileiro

Primeiramente, se trata de um quadrinho barato de uma das maiores autoras do país, o que se torna um facilitador para novos leitores e curiosos adentrarem no mundo nos quadrinhos.

Em segundo lugar, como no meu caso específico, este quadrinho gerou a possibilidade de alguém, que já está inserido no cenário brasileiro de quadrinhos, ter acesso à obra de uma autora pela qual sempre tive interesse.

Com certeza, depois de ler esse título, irei correr atrás dos demais. Revelando, portanto, que a intenção primordial do selo alcançou seu objetivo. 

QUADRINHOS PARA TODOS 

Em resumo, a importância do novo selo editorial da Conrad é revelado através de alguns poucos títulos, abrindo portas para novos leitores e futuros colecionadores que podem, ou não, ter qualquer mínima curiosidade sobre as outras.

Melhor dizendo, não apenas fomenta o quadrinho nacional (o que, ao meu ver, é o seu aspecto mais importante), como também fomenta o consumo por quadrinhos de outras nacionalidades, que hoje se tornaram carro chefe de muitas editoras do país.

Um novo ou um velho leitor de quadrinhos, um leigo ou um expert, não importa qual seja o seu conhecimento sobre a cena de quadrinhos no Brasil, é certo que o selo HQ para todos é um refresco para o mercado e um baú de tesouros ainda a ser explorado.

• ONDE COMPRAR •

• Amazon •

E você? Esses quadrinhos te despertam interesse?

Quer saber mais sobre quadrinhos? Então, clique aqui.


Conheça o nosso canal do Youtube: