Granblue Fantasy: Relink | Confira nossa review

Uma grande aventura nos céus!
Ficha Técnica
Desenvolvido por:  Cygames
Publicado por: Cygames (Japão), Xseed Games (América), Plaion (Europa/Austrália)
Gênero: JRPG, RPG de ação
Série: Granblue Fantasy
Lançamento: 01 de fevereiro de 2024
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Um jogador
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5 e Windows PC

 

A franquia Granblue Fantasy não é nova no cenário dos games, com seu primeiro lançamento em 2014 sendo um MMORPG baseado em turnos para celulares. Em 2020, a franquia seguiu com um jogo de luta 2.5D chamado Granblue Fantasy Versus, primeiro spin-off da série, feito por um renomado estúdio de jogos de luta: nada menos que a Arc System Works. Agora, a franquia retorna, desta vez na forma de um RPG de ação centrado em PVE (jogador contra inimigos), baseado em equipe. Granblue Fantasy: Relink é um RPG de ação da Cygames, sendo uma recontagem da história contada através do jogo original para mobile. Mesmo que você tenha jogado o jogo original mobile, Relink será uma maneira muito diferente de experimentá-lo.

Um pouco da história

Granblue Fantasy: Relink segue suas próprias histórias únicas com uma variedade de personagens, bem como alguns antagonistas. O jogo se passa no mesmo reino fictício do Granblue Fantasy original, um mundo de fantasia cheio de ilhas flutuantes, mas se passa em locais diferentes, embora um elenco de personagens conhecidos de Granblue Fantasy apareçam. O jogo se passa no primeiro mundo do Granblue Fantasy original, sendo você um(a) jovem aventureiro(a) enviado(a) por seu pai em busca de uma ilha lendária chamada Estalucia. Você então acaba conhecendo um dragãozinho teimoso que atende pelo nome de Vyrn e uma garota misteriosa chamada Lyria, que de alguma forma pode controlar feras primitivas, seres poderosos criados por uma civilização perdida. Os jogadores embarcam então no dirigível Grandcypher e partem para enfrentar criaturas enormes no melhor estilo Monster Hunter, coletando itens para ajudar a melhorar seus equipamentos e derrotar inimigos maiores, inevitavelmente colocando as rodas do destino em movimento. A história principal de cerca de 20 horas é entregue em pequenos níveis pontuados por batalhas de multidões, grandes cenários de fantasia e lutas épicas contra chefes. Existem algumas histórias paralelas também que podem ser feitas.

Indiscutivelmente, um dos melhores gráficos já feitos em cellshading

A história tem um bom ritmo e você poderá acompanhá-la facilmente. A qualquer momento durante qualquer cena ou conversa, você pode abrir uma entrada contextual que resumirá o que está acontecendo. Então, se você quiser pular as cutscenes, você ainda assim estará por dentro do que está acontecendo. O enredo tem muito coração, embora alguns possam achar um pouco brega, é o tipo de jogo que realmente toca o coração de quem for mais emotivo. 

Gameplay

Como dito acima, Granblue Fantasy Relink oferece combates em tempo real, em estilo action RPG, onde os jogadores controlam uma equipe de quatro membros com habilidades interligadas. A jogabilidade é bastante intuitiva e o personagem consegue realizar pulos, esquivas e habilidades ativas durante o combate, oferecendo um combate dinâmico e expressivo, com chefes habilmente desenhados e habilidades poderosas.

Um dos recursos de destaque do Granblue Fantasy Relink é a capacidade de jogar em modo cooperativo com outros jogadores, semelhante ao Genshin Impact da Hoyoverse, que permite que você também forme um grupo, jogue online ou, se não tiver amigos, tenha alguns companheiros de IA para carregá-lo. Os jogadores podem desfrutar dessa jogabilidade cooperativa para traçar estratégias e planejar com outros jogadores como lidar com as situações. É bastante satisfatório executar com sucesso ataques de link e Full Bursts com outros jogadores. A jogabilidade cooperativa adiciona uma camada extra de imersão e intensidade à experiência de jogo.

Um dos grandes diferenciais do game é a possibilidade de se jogar também com amigos

Você pode praticamente spamar ataques básicos, usar algumas habilidades especiais aqui e ali e ainda assim aproveitar a história. Cada personagem tem suas próprias árvores de habilidades ofensivas e defensivas que irão desbloquear mais habilidades que você pode alterar dentro do seu grupo. As habilidades variam em tipos assim como cada personagem é de um tipo diferente. Alguns fornecem buffs para aliados, alguns curam etc. As habilidades são tão maravilhosamente animadas que você realmente não consegue evitar abusar delas nas lutas.

É importante também construir uma equipe versátil para que você queira diferentes tipos de personagens em seu grupo. Porém, durante a história principal, você só poderá jogar como seu personagem, mas não se preocupe, após completar a história principal, você poderá desbloquear conteúdo adicional que lhe permitirá jogar como outros personagens. Você também pode comprar novos personagens e adicioná-los à sua tripulação. Além disso, você pode equipar os membros do seu grupo com sigilos que aumentam passivamente suas habilidades, como fariam os acessórios em outros RPGs. Não é o sistema de personalização mais profundo como em outros RPGs de ação, mas com sua infinidade de personagens que você pode recrutar você terá muitas opções. 

O game oferece uma vasta opção de personagens para que você forme a sua party do jeito que mais lhe agradar

Cada uma das brigas gigantescas contra chefes – seja um grande monstro ou uma das infames Bestas Primordiais da série – são diferentes em termos mecânicos e têm seus próprios desafios, bem como táticas para lidar. E sendo bem honesto, você realmente sente aquela sensação de satisfação quando mata um chefe. Cada luta contra chefe parece um passeio de montanha-russa e nenhuma delas é igual à outra.

Em último caso, se você for preguiçoso demais, pode colocar o jogo no modo de assistência ou no modo de assistência total, onde você apenas se senta na frente do chefe e o jogo faz tudo por você. 

Demais aspectos técnicos e considerações finais

Mesmo não adotando gráficos fotorrealistas, Granblue Fantasy Relink possui gráficos impressionantes, em estilo cellshading, consistentes e muito bem polidos. Em certos momentos você fica incrédulo que determinada cutscene é gerada em tempo real e não pré-renderizada. Os personagens são genuinamente simpáticos, com eles acrescentando piadas aqui e ali nas lutas. A trilha sonora é tão mágica quanto o universo em que se passa. Entre as batalhas épicas contra chefes e pequenas explorações panorâmicas pelas cidades, há um charme de fantasia único. Embora não seja tão comparável a algo como Final Fantasy, ainda é incrível e chega perto. 

Alguns pontos negativos a serem apontados no game, entretanto, é a falta de profundidade no sistema de personalização, as estruturas das missões serem meio repetitivas, além do que boa parte do game você passa mais assistindo do que jogando. Além disso, o jogo poderia ter apresentado os personagens muito melhor e proporcionado a eles momentos mais tranquilos. Entretanto, o game compensa esses pontos negativos com ótimos controles e jogabilidade, com uma grande variedade de personagens jogáveis com versatilidade no gameplay, e lutas épicas tanto na campanha principal quanto no pós-game. A duração do game também é satisfatória, oferecendo cerca de 20 horas de campanha, e se você pensa que isso é pouco, não tenha medo! Você desbloqueará muito mais recursos e modos quando terminar a história principal. Você poderá jogar com vários personagens, realizar muitas missões diferentes e desbloquear mais histórias sobre outros personagens, totalizando cerca de 40 horas caso queira fazer tudo, o que é mais do que suficiente para justificar a compra, caso o seu parâmetro para isso seja preço x tempo.

Granblue Fantasy: Relink: Vale a pena?

Granblue Fantasy: Relink é uma bela explosão de anime de fantasia com uma boa quantidade de substância para manter saciada sua fome por um bom JRPG de ação. A  espera por seu lançamento foi longa, mas em termos de jogabilidade, elenco de personagens, gráficos e música, ele entrega aos seus fãs e a qualquer fã de RPG de ação  uma experiência mais do que satisfatória. O jogo pode não reinventar a roda quando se trata de contar histórias em um JRPG, mas no que diz respeito a experiências divertidas de multiplayer, Relink alça voo a novos horizontes. Para jogadores iniciantes desta franquia, Granblue Fantasy: Relink é a porta de entrada definitiva! 

 

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4|5 pela Cygames para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.