Forza Horizon 5: Hot Wheels é uma carta de amor. Uma expansão rápida, divertida, criativa e cheia de surpresas!
Capa
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Playground Games Ltd
Publicado por :Xbox Game Studios
Gênero: Corrida
Série: Forza
Lançamento: 9 de novembro de 2021
Classificação indicativa: Livre
Modos: 1 – 12 Jogadores online
Disponível para: Xbox Series, Xbox One e PC

 

Bom, acredito que não é segredo para ninguém que Forza Horizon 5 é um grande jogo. Seja por seus gráficos, ambientação, jogabilidade, enfim, é uma experiência completa e tecnicamente muito bem polida! Na “Xbox Games Showcase” de 2022 foi anunciado uma DLC com tema “Hot Wheels”, a famosa marca de carrinhos que sempre é lembrada por seus modelos e principalmente por suas pistas extremamente viajadas e divertidas. Será que a DLC consegue manter o nível de loucura que se espera de algo relacionado a Hot Wheels? E mais importante que isso, será que a DLC faz bonito em relação à expansão de Forza Horizon 3, que tem o mesmo tema, e que até então para muitos, inclusive para mim, se trata da melhor expansão de jogos de corrida já feita?

forza horizon 5

Sobre a DLC

Sim, ela faz. Simples assim. Não tem muito o que falar quando se trata de resumir a DLC, então sendo direto, Forza Horizon 5: Hot Wheels é uma carta de amor a todos os fãs de Forza, Hot Wheels e jogos de corrida! O mapa gigantesco, muito maior que a DLC de Horizon 3 inclusive, é incrível de se explorar e extremamente belo, além de manter um desempenho extremamente suave e fixo no Xbox Series S e PC (Plataformas em que testei o jogo). A beleza das pistas, dos cenários, das histórias da marca Hot Wheels contada nos eventos ao longo da DLC são de cair o queixo. Quando joguei a DLC de Forza Horizon 3 me senti como uma criança tendo seus sonhos realizados, porém, em Forza Horizon 5 o nível sobe substancialmente o que resulta em uma DLC que é melhor que sua antecessora em quase todos os aspectos!

  Gameplay e Level Desing

A gameplay de Forza Horizon 5 é um nível a ser atingido para outros jogos de corrida, e a DLC Hot Wheels expande mais ainda. Impulsos de velocidade, pistas angulares, congeladas, de ponta cabeça, loops, saltos, tudo só agrega mais e mais a experiência de dirigir. O mapa é extremamente grande e prazeroso de se explorar, seja por suas pistas bem construídas, por sua beleza, ou por sua criatividade. Com certeza quem acredita que a DLC se trata de uma reciclagem do que foi mostrado em Forza Horizon 3, está totalmente enganado! Os carros novos são um show à parte, você sente o peso e a dificuldade de dirigir alguns deles dependendo de qual tipo de pista está.

forza horizon 5
O Mapa de Forza Horizon 5: Hot Wheels é um show a parte!

Pistas off road, magnéticas, aéreas, etc. Todas modificam a jogabilidade de maneira leve e consistente, não basta saber fazer as curvas como no jogo base, é preciso se acostumar a como as pistas de plástico e suas variantes respondem dependendo da aderência do seu carro em relação a mesma. Em resumo, é quase a experiência de jogar um Forza novo, gameplay familiar, mas diferente. O mapa é lindo, criativo e pode ter certeza de que ele faz você querer explorar cada canto!

Progressão

Um ponto a se destacar é a progressão da DLC, ela difere do jogo base e se parece bem mais com o estilo de progressão clássico de Forza. Ao chegar na DLC, você começa a fazer parte de uma academia para pilotos da Hot Wheels. Por isso, perde o acesso a seus melhores carros na DLC e tem que ir cumprindo tarefas como: ganhar corridas, fazer estrelas, ir de ponto A até B do mapa em certa quantidade de tempo, etc.

forza horizon 5
A “Academia Hot Wheels” logo no início da jornada.

À medida que se progride, você libera a possibilidade de usar novas categorias de carros cada vez mais rápidos e libera junto a isso, eventos e pistas de corridas para esses carros mais rápidos.

forza horizon 5
Os melhores e mais estilosos carros, tem que ser merecidos!

A progressão se torna um pouco mais cadenciada que no jogo base e sinceramente, eu gostei bem mais assim. Você não pode comprar o carro mais rápido de cara com o dinheiro que juntou no jogo base e correr tudo de uma vez, tem que merecer!

Forza Horizon 5: Hot Wheels: Vale a pena?

Acredito que minha resposta para essa pergunta é bem óbvia! Forza Horizon 5: Hot Wheels é um show à parte. De longe se tornou minha expansão preferida de todos os jogos de corrida que pude testar. Rápida, divertida, criativa, e cheia de surpresas que eu não tive a coragem de contar aqui para não estragar a experiência dos fãs de Hot Wheels que planejam explorar o novo mapa. Pode ter certeza, algumas partes são de arrepiar se lembrando de bons momentos da infância. Para quem já tem o jogo base, seja por compra ou por assinar o Xbox Game Pass, a DLC é vendida por um valor separado de R$79,00 (Ou R$71,00 para assinantes do Game Pass). A mesma entrega de 15-25 horas de jogo dependendo do quanto você vai fazer no mapa e de qual dificuldade vai escolher! Muito conteúdo, muita diversão e muita nostalgia fazem a DLC ser uma recomendação certa para qualquer um que goste de bons jogos de corrida, e principalmente da Hot Wheels.

 

LEMBRETE: todas as imagens do artigo foram capturadas no Xbox Series S e comprimidas por software, ou seja, não representam a qualidade real do jogo e servem somente como ilustração.

Lembrando que o jogo base, Forza Horizon 5,está disponível no Xbox Game Pass! Confira os jogos que entraram no catálogo em julho clicando aqui!