FINAL FANTASY VII REBIRTH: John Eric Bentley, voz americana de Barret Wallace, fala sobre o personagem

Barret Wallace é um grande homem com um coração maior. Essa combinação única de força e paixão veio em alto e bom som graças ao ator John Eric Bentley. Tendo interpretado o líder do Avalanche em FINAL FANTASY VII REMAKE, ele está animado para retornar ao papel em FINAL FANTASY VII REBIRTH.

Este novo jogo se aprofunda mais do que nunca nos personagens e em seus relacionamentos. Você verá alguns dos eventos que fazem de Barret o homem que ele é e explorará seu relacionamento em desenvolvimento com Cloud, Tifa e o resto de seus aliados – e o desempenho perfeito de John reúne tudo de maneira soberba.

Recentemente conversamos com John sobre o que esperar de Barret no novo jogo e suas experiências com a série como um todo:

Quão familiarizado com FINAL FANTASY VII você estava antes de assumir o papel de Barret?

Ah, muito porque joguei o original! Estou jogando e penso: “Ah, tem um personagem negro! Isso é incrível – nunca vi um personagem negro em um RPG!”

E então eu digo: “Ah, com certeza ele está prestes a morrer” – e ele não morreu! E eu digo: “Ah, estou viciado!”


O que você diria que define sua interpretação de Barret?

Eu queria ter certeza de que, quando retratasse Barret, ele não fosse uma caricatura. Eu só não queria que isso acontecesse pelo bem da minha cultura, da minha comunidade, de mim como homem negro, da minha família… nada.

Então, fui muito diligente em garantir que as pessoas pudessem ver os diferentes níveis e camadas que Barret, como homem, tinha. Principalmente com seu relacionamento com Marlene e a equipe, e mais ainda com Cloud, Tifa e Aerith.

Então, eu só queria ter certeza de que havia camadas sendo apresentadas que permitissem ao público ver que ele simplesmente não era um homem negro raivoso que, como as figuras poligonais, tremia quando ficava bravo, sabe?

Como você disse, Barret pode ser agressivo, mas também tem bom coração e é atencioso. Como você encontrou esse equilíbrio em seu desempenho?

Barret é Barret! Ele é um líder. Ele é um cara grande, é barulhento e é uma espécie de comandante. Então, para eu retratá-lo, eu só queria ter certeza de que ele não parecesse um fanfarrão, um bufão ou um típico sargento instrutor.

Então, sim, ele fala alto e eu também faço barulho! Como muitas pessoas nesta sala sabem, eu entro e fico tipo ( grita ) “E aí!” Então, fazer Barret é um pouco como, deixe-me colocar um pouco de John ali, mas um pouco disso ali – é como uma receita para eu ter certeza de que está bem equilibrado.


Você tem uma interação favorita com outro personagem do elenco?

Acho que é com todo mundo. Ele tem que ser o líder, então sempre que estiver no partido, ou com Cloud, ele terá que ser exigente e rigoroso, mas também – e você verá isso no novo – ele terá que se importar. Deve haver uma linha mestra de Barret cuidando de todos com quem ele interage.

Exceto Shinra, ou pessoas contra quem ele tem que lutar, certo? Ele não precisa se preocupar com eles porque tem uma mentalidade diferente.

Mas no que diz respeito a todo mundo… adoro minhas interações com Marlene. E Cloud e Red XIII – quando vamos e voltamos um com o outro, isso é divertido! Isso é coisa de mano.

Mas meu relacionamento com Tifa também é muito paternal. Então, novamente, você tem personagens como Jessie e Wedge que ele acha cativantes, mas que ainda precisam liderar.

Então, todos os relacionamentos são importantes porque fazem a história andar!

Como você se sentiu em relação à reação positiva a FINAL FANTASY VII REMAKE e ao seu papel em particular?

FINAL FANTASY VII REMAKE meio que me surpreendeu. Não vou mentir, porque esperei por isso desde sempre, como tantos fãs fizeram. Mas Barret no original, eu acho, não era um personagem tão grande quanto o resto da festa – Cloud está comandando o show.

Então, para mim, realmente ver pessoas amando esse cara, isso meio que me surpreendeu. Eu não estava preparado para isso e várias pessoas falaram: “Ei cara, é melhor você se preparar porque você está fazendo um bom trabalho!” E eu pensei: “Sério, estou?” porque como ator você sempre duvida de si mesmo.

E aí as pessoas chegam e ficam tipo: “( gritando ) eu te amo assim e assim!” Ok, legal – estou feliz! Eles falam mais alto que eu ( risos ).


Esse é o seu tipo favorito de interação com os fãs?

Minhas interações favoritas com os fãs não são “Ei, adorei seu trabalho!” Isso é legal e ótimo. É um tapinha nas costas e você pensa: “Bom, estou fazendo um bom trabalho”.

Mas as maiores reações dos fãs que tenho são quando as crianças chegam e dizem “Barret!” Ou “Barry” porque eles ainda não conseguem dizer Barret. E eles querem que você os pegue e que você seja aquela figura paterna!

Mas quem realmente me impressionou foram as pessoas que disseram: “Ei, COVID foi um momento difícil e, na época do lançamento do jogo, pensei em me retirar”. Essas interações são inestimáveis, para dizer: “Estou tão feliz que você não fez isso, o que posso fazer para garantir que você não faça isso?”

Porque se eu tiver uma plataforma para interpretar um personagem de videogame, mas também para poder falar sobre a vida de alguém e deixá-lo saber que ele merece, vale alguma coisa, é amado… se eu tiver a chance de fazer isso, para mim isso é o melhor trabalho do mundo!

Como Barret mudou entre FINAL FANTASY VII REMAKE e FINAL FANTASY VII REBIRTH?

Ele ainda é barulhento, ainda é grande, ainda é bonito quando todos se levantam. Não vou mentir, Barret é um cara lindo – quando ele tira os óculos, é tipo: “Hoo, sou eu? ( risos )”

Mas afinal, em que ele é diferente? Você viu a emoção em REMAKE por causa da queda do prato e de suas primeiras interações. Isso é diferente porque vemos um pedaço de Barret que… a menos que você seja um fã, você não conhece sua história. Você não sabe por que Barret é quem ele é no REMAKE.

Então, REBIRTH permite que você descubra isso. Há muitas descobertas para os fãs e mal posso esperar para ver todas as reações. Muitas perguntas serão respondidas.


Barret tem um arco muito emocional neste jogo ao confrontar seu passado. Como você abordou essas cenas mais poderosas?

O mesmo que fizemos com a queda do prato. Muitas pessoas acreditam em métodos e coisas assim, e eu não critico essas pessoas. Não sou realmente um ator metódico, mas gosto de pegar situações que vivi na vida e trazê-las para o projeto.

A única coisa é que quando vamos gravar, você nunca sabe quais cenas vai fazer! Então, você tem que estar emocionalmente pronto para qualquer coisa que surgir em seu caminho. Então, normalmente, o trabalho de preparação tem que ser feito, mas como eu era fã do original, pensei: “Ah, sim, é aqui que vamos fazer isso”.

Então você tem que se preparar para isso, mas a parte emocional para mim é fácil. Mas não vou mentir – em REBIRTH ele passa por isso! Há cenas sobre as quais não posso falar – e mal posso esperar para que os jogadores experimentem isso – onde ele leva você a uma jornada com relacionamentos profundos. E profundamente arraigado.

Então, você tem que estar pronto quando entrar em uma cabine a qualquer momento, porque você pode voltar àquela cena na próxima vez que fizer uma sessão e lembrar onde estava. E é pesado – o passado dele é MUITO pesado!

Qual foi a sua cena favorita de FINAL FANTASY VII REMAKE?

Qualquer cena que fiz com Marlene foi incrível! Qualquer coisa no final, quando eu saía com Red e ia e voltava: hilariantemente divertido.

Mas ver a placa desabar é uma das minhas cenas favoritas porque… é exatamente esse tipo de cena. Como atores, gostamos de chegar ao cerne da questão, e isso foi o cerne da questão de 0 a 60. E então você tem que sair dessa e liderar, sem saber no que está se metendo.

Então, isso foi muito emocionante porque – e estou revelando meus segredos – substituí meu relacionamento como Barret com Marlene, pelo meu relacionamento com meus filhos. Tenho quatro filhos e substituí-os pela minha “memória sensorial”, como é chamada. E se fosse um dos meus filhos ou todos os meus filhos do outro lado do prato?


Qual foi a sua cena favorita de FINAL FANTASY VII REBIRTH?

Ha, tem muito! Na verdade, não posso dizer porque não devo falar sobre coisas – a Square Enix terá meu contrato de NDA, então não posso dizer quais são minhas cenas favoritas ( risos ).

Mas direi que minhas coisas favoritas são ir a este lugar em particular e ignorar eventos específicos que estão acontecendo e que são realmente incrivelmente bonitos. Essa é a única coisa que posso dizer sobre aquela cena.

E depois há outra cena em que interajo com Yuffie. Suzie (Yeung) está arrasando e é realmente hilário. E então isso realmente me permitiu dizer: ok, bem, aqui está Tifa com quem eu já tenho um relacionamento, aqui está Marlene, que é minha filhinha, mas agora Yuffie está chegando. menina – ela está entre Tifa e Marlene.

Eu sempre brinco sobre isso, que Britt (Baron) e Suzie são como irmãs mais novas, e é assim que posso fazer o que faço com elas. Essas cenas são divertidas.

E então qualquer uma das minhas cenas com Cloud… cara, só vou dizer isso com franqueza -Cody (Christian) veio fazer a narração sem saber o quão grande esse jogo era – eu nem sabia o quão grande ele era! Mas sempre que eu fazia cenas com o Cody, eu perguntava: “Ei, o Cody já gravou isso? Posso ouvir o que ele faz? Posso ouvir o que ele faz, para poder sentir o que diria ou como diria?

Isso me deu uma base e um senso de direção sobre como liderar a equipe e para onde iríamos.

Quero dizer, esse cara é incrível. Não acho que as pessoas entendam o trabalho que ele coloca nisso. Eu chamo Cody de “Keanu Reeves de hoje”. Porque Keanu é um dos caras mais generosos do mundo, mas ele é real. Ele estará na rua ou no metrô relaxando com todo mundo. Cody é assim.

Música! Ele tem inclinação musical. Vocês não entendem o quanto ele faz. Então, para ele dizer: “Ei, é assim que eu abordo as coisas”, eu fico tipo, “Maldito John – vá em frente também!”

Qual é a coisa mais desafiadora em ser Barret?

As emoções. Porque você tem que ir lá.

Onde você tem que ir emocionalmente e onde você tem que conhecer os limites como ator, especialmente um ator negro… às vezes é difícil conciliar isso.

Então, para fazer isso emocionalmente, fisicamente, mentalmente, espiritualmente, existem desafios, que eu adoro.

Mas você não está apenas fazendo isso, o que é uma tarefa em si, você também tem um certo tempo para encaixar suas falas. Você tem que fazer o que eles dizem no seu ouvido e dizer as palavras que eles me deram no papel , MAS o personagem também pode fazer algo fisicamente que não se relaciona com como você gostaria de fazer.

Então esses são os tempos desafiadores. Por exemplo, como faço para pegar a cena do elevador em REMAKE onde ele está saindo – como você pega isso e equilibra para que ele não seja tão grande e seja uma caricatura?

Então, estou sempre na minha cabeça quando estou na cabine. Mas como eu disse, essa é a parte divertida e a parte desafiadora.


O que você está mais animado para os fãs descobrirem em FINAL FANTASY VII REBIRTH em relação a Barret?

Em relação a Barret? Cara, eu quero que eles experimentem o maldito jogo inteiro!

No que diz respeito a vivenciar Barret, não sou um ator egoísta. Eu quero que eles vivenciem a jornada que Tifa segue, que Aerith segue, a jornada que Cloud REALMENTE segue, a jornada que Yuffie de repente embarca, a jornada que um personagem que também é um robô segue…

Mas para Barret? Acho que a única coisa que quero que as pessoas entendam é o passado dele. Se você entende o passado dele, você entende suas ações. Se você vivenciar o passado dele, com o que ele está lidando e o peso do mundo sobre os ombros desse homem como líder, você entenderá melhor o REMAKE.

Isso é o que mal posso esperar que as pessoas experimentem!

Quem é o seu personagem favorito…?

Vermelho (XIII)! Você nem precisa terminar essa pergunta!

O vermelho, antes de tudo, é desenhado, criado e feito lindamente. Se você ainda não fez isso, veja os detalhes em vermelho – o que há nele, como o médico o marcou, sua marca, suas tranças, seu cabelo. Se você olhar para ele, o vermelho representa uma cultura na América, provavelmente no mundo, que passou por isso, foi testada, foi derrotada, foi excluída e sobreviveu a tudo.

Então, você pensa em todas essas coisas diferentes sobre Red, e ele é o azarão final, certo? Você acabou de se tornar um fã e dizer: “Oh, ele ainda está vivo, ele ainda está lutando”.

Red é incrível – e ele é lindo. Quero dizer, ele é vermelho! Ele é legal – meio cachorro, meio lobo, leal (exceto quando fala de mim, principalmente na caminhonete). E então neste, você consegue ver Red… ah, não posso dizer! Você consegue ver Red em momentos diferentes…

O dublador de Red (Max Mittelman) arrasa! Ele é outro onde eu digo: “Você pode me interpretar o que ele fez?” Graças a Deus eles gravaram algumas coisas porque eu consegui tocar, tipo: “Droga!”

Neste ponto da entrevista Max Mittelman corre para um abraço )

Esse é o meu pequeno Red!

Max: Acabamos de nos conhecer hoje!

João: Sim! Acabamos de nos conhecer! Eu o conheço desde sempre, e todo mundo e suas mães se gabam dele, mas… ele é o cara.


Confira nosso canal do YouTube: