Empresas do mercado dos games apostam em jogos grátis e assinaturas para atrair jogadores

Empresas do mercado dos games apostam em jogos grátis e assinaturas para atrair jogadores

Games Publi
Fonte: Unsplash

O preço de um jogo no Brasil está ficando cada vez mais caro, sobretudo de grandes produtoras. Um lançamento do Playstation 5, por exemplo, pode ultrapassar os R$ 600 em algumas lojas. Para impedir o abandono do público, as empresas estão apostando em estratégias diferentes, mas uma em especifico está garantido a satisfação dos fãs: os jogos gratuitos. A Microsoft, a Sony e a Nintendo estão focando nisso, e os resultados estão sendo positivos, inclusive entre os brasileiros.

Um bom exemplo é o excelente Xbox Game Pass, que recentemente passou da marca dos 25 milhões de usuários em todo o mundo. Um número importante para um serviço dedicado exclusivamente para o público gamer. Ele funciona de maneira simples, com uma cobrança mensal que garante ao dono do Xbox acesso livre a um catálogo de jogos e também ao serviço de multiplayer. São vários jogos introduzidos todos os meses, inclusive grandes títulos do mercado. É um dos principais responsáveis pelo sucesso do Xbox Series S da Microsoft.

Entretanto, esse serviço não é o único disponível para os fãs de games. Desde junho deste ano, a Sony disponibilizou o serviço PS Plus, por valores que vão desde R$ 34,90 até R$ 59,90 mensais. O funcionamento é idêntico ao da Microsoft, com jogos gratuitos e o acesso ao modo multiplayer. Ou seja, é uma estratégia que tem funcionado bem, e deve continuar crescendo. Uma pessoa não precisa mais gastar R$ 600 em apenas um jogo, pois com um valor mensal é possível ter um catálogo completo.

Por último, nós temos também o serviço da Nintendo, mas que está longe de oferecer os mesmos serviços que os dois rivais. O Nintendo Switch Online oferece, atualmente, apenas jogos do Super Nintendo, do Nintendinho e do Nintendo 64, por um custo adicional, aos donos do Switch. Além disso, também possibilita ao usuário utilizar a nuvem para salvar dados. Ainda é pouco para disputar espaço contra Sony e Microsoft no mercado dos games.

Bônus para os fãs

Além desses jogos gratuitos, os três serviços também oferecem em comum descontos e bônus para adquirir novos títulos. No lançamento do aguardado Metroid Dread, a Nintendo ofereceu cupom de desconto para os assinantes do serviço mensal. A ideia é oferecer diferenciais que mantenham os fãs de games fiéis ao mercado, seja por uma empresa ou até mesmo por todas. Isso parece estar funcionando, pois o setor conseguiu manter o crescimento mesmo em anos de crise.

Essa é uma estratégia comum no universo dos jogos online, principalmente nas plataformas de jogos de apostas. A Dolly Casino, a BetandYou e a AmuletoBet, como mostra lista de melhores bônus de cassino online, são alguns sites que oferecem pacotes de boas-vindas, giros grátis e vários bônus para atrair os usuários. Uma ideia que está dando certo, pois essas plataformas com slots, pôquer e roleta online estão ficando cada vez mais populares aqui no Brasil.

Aliás, se pensarmos em outros serviços digitais, é comum que os bônus sejam usados como ferramentas para atrair os fãs. A Netflix conseguiu uma grande base de usuários oferecendo teste grátis da plataforma. O público tinha até 30 dias para aproveitar os filmes, séries e documentários disponíveis. É uma forma eficiente de mostrar o serviço, e ainda atrair o público para se tornar assinante fixo.

Futuro dos games

Uma das grandes dúvidas é como será o futuro do mercado gamer, pois esses planos de assinatura estão sendo mais atrativos que os próprios lançamentos das prateleiras. Ou seja, é possível que no futuro as empresas criem disputas para ter os melhores jogos nestes planos mensais, e as vendas avulsas fiquem menos chamativas. Uma ideia possível, pois quase todos os videogames estão focando nisso.

Além disso, o desenvolvimento dos jogos está ficando mais caro, por isso um plano alternativo aos fãs de games é mais que bem-vindo. O setor continua a crescer, com os produtos ficando mais acessíveis. É algo que foi feito nos streamings de filmes e séries, hoje consolidados como uma das indústrias mais fortes no mundo. O brasileiro tem o perfil necessário para que essa ideia ande bem por aqui.

O mercado dos games move bilhões de dólares todos os anos, mas isso não quer dizer que existe renovação. É o que esses serviços de jogos estão oferecendo, justamente para evitar que o alto custo atrapalhe o crescimento tradicional. A Microsoft, a Sony e a Nintendo as principais referências no assunto, e estão vendo isso funcionar bem.