Cassette Beasts | Confira nossa review!

Cassette Beasts

Cassette Beasts é mais de um bom mesmo, mas com um bom tempero!

Cassette Beasts
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Bytten Studio Ltd.
Publicado por: Raw Fury AB
Gênero: RPG
Série: Cassete Beasts
Lançamento: 26 de abril de 2023
Classificação indicativa: Livre
Modos: 1 Jogador
Disponível para: Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC

 

Cassette Beasts é um jogo interessante. Claramente inspirado por RPGs de turno, principalmente da franquia de monstrinhos Pokémon, o jogo consegue se diversificar e entregar uma maneira diferente de jogar uma mesma ideia.

A temática de Cassette Beasts é interessante. Voltada para um estilo baseado no consagrado VHS, vemos elementos de fitas em todo lugar. Os monstros, os itens, o HUD, é uma visão bem interessante e que entrega uma grande criatividade para o jogo. Ainda assim, por mais estiloso que seja, as vezes só sua temática não são o suficiente para o desvincular de sua inspiração, o que acaba acarretando num jogo que traz uma sensação interessante. Hora sendo visualmente original e criativo, em outra, mecanicamente comum e repetitivo.

História

A história de Cassette Beasts é realmente interessante. Você cria o protagonista em um sistema de criação bem competente e inicia sua jornada tendo se perdido e aparecido em uma ilha estranha. Não existem muitas explicações ou direcionamento, após andar um pouco você começa a interagir com os primeiros personagens e a história vai se desenrolando pelas missões principais e secundárias que moldam sua jornada no mundo.

Sendo bem original, tive dificuldade de identificar inspirações na história, que varia de aventura, exploração, drama, um leve terror e até romance. Para quem gosta de jornadas interessantes, Cassette Beasts certamente entrega uma.

Jogabilidade

Em sua jogabilidade, Cassette Beasts aposta no seguro, sendo uma mescla do que vemos em vários RPGs de turno no mercado. O jogo apresenta um mapa aberto com uma boa quantidade de puzzles e exploração, tendo também uma boa variedade visual em cada área. No mapa, podemos ver os inimigos andando e ao entrar em contato, se inicia a batalha de turnos.

Cassette Beasts

A batalha em Cassette Beasts é interessante, sendo basicamente o que vemos nos jogos de Pokémon, a luta funciona exatamente como se espera, com habilidades ativas e passivas, tendo também um sistema de fraquezas elementais de cada monstrinho. O jogador pode também fugir ou capturar os monstros selvagens no mundo de Cassette Beasts.

Além disso, as batalhas giram em torno do protagonista e um companion que você pode conhecer ao longo das missões, sendo que cada um tem um foco próprio e missões próprias, alguns tendo até um nível de relacionamento!

Cassette Beasts

Trilha Sonora

Agora, diferentemente dos outros pontos, trilha sonora não chega a ser interessante, e sim incrível! Por conta de sua temática, já era de esperar que suas músicas fossem de excelência, porém, mesmo com altas expectativas, fui surpreendido!

Entre músicas de combate, temas cantados e músicas ambientes, Cassette Beasts dá um show à parte! Casando-se completamente com tudo que apresenta, a trilha sonora ajuda a entregar a vibe que Cassette Beasts passa. Que inclusive é ótima! Sendo relaxante e perfeita para desligar o cérebro e deitar monstrinhos fofos na base do soco!

Cassette Beasts: Vale a pena?

Para os leitores mais atentos, ficou claro que uma palavra se repetiu bastante: “interessante”. E é isso, Cassette Beasts é um jogo extremamente interessante, em que de fato, não senti inovação ou uma grande revolução para seu gênero. Porém, sendo divertido e novamente, interessante, Cassette Beasts consegue se sustentar como uma experiência sólida e muito divertida. Claro, o jogo tem seu público-alvo, seria difícil recomendá-lo para alguém que não goste de RPGs de turno ou de jogos de monstrinhos como Pokémon. Para os fãs desses estilos, Cassette Beasts é uma boa pedida, sendo uma maneira diferente e novamente, interessante, de jogar o que já pode ser jogado. Tendo um valor bem acessível em todas as plataformas e inclusive sendo lançado no Game Pass, Cassette Beasts com certeza vale a tentativa, pois sinceramente, é um jogo bom em sua proposta. Mas se você for alguém que já não gosta desse estilo de jogo, dificilmente Cassette Beasts vai mudar sua opinião, afinal, como eu disse, é mais de um bom mesmo.

 

LEMBRETE: Todas as imagens do ultimo artigo foram capturadas no Xbox Series S, não foi necessário comprimir por software, ou seja, representam a qualidade real do jogo.

Eu não escolhi esse caminho. O caminho, ele me escolheu. Leia mais aqui!