A cinebiografia de um dos mais importantes músicos e embaixadores da paz mundial chega aos cinemas, aos erros e acertos de uma história de vida incrivelmente cheia de lutas.
Título: Bob Marley: One Love |
---|
Ano de Produção: 2023 |
Dirigido Por: Reinaldo MArcus Green |
Estreia: 12 de favereiro de 2024 |
Duração: 1n 47min |
Classificação: 16 anos |
Gênero: Biografia, Drama |
País de Origem: EUA |
Sinopse: Bob Marley: One Love conta a história de Robert Nesta Marley OM, mais conhecido como Bob Marley, grande ícone do reggae. O filme relembra os importantes feitos do cantor para seu país, assim como as dificuldades que sua família e conhecidos passaram. Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) ficou conhecido por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Com o reggae, ultrapassou fronteiras e o sucesso foi imenso. Mas mesmo famoso, a violência em seu país era uma realidade e chega até Marley e sua esposa (Lashana Lynch). Após um atentado, eles saem do país, mas no ano seguinte o cantor icônico decide voltar, pelo povo, para a Jamaica. |
---|
Uma Biografia Que Se Arrisca
Em “One Love”, a cinebiografia de Bob Marley, somos conduzidos através dos últimos anos do astro do reggae, reconhecido não apenas como uma lenda musical, mas também como um embaixador da paz. O filme sob a direção de Reinaldo Marcus Green e com a produção-executiva de nomes como Brad Pitt, destaca a influência global de Marley ao popularizar o reggae e sua corajosa defesa de questões sociais, políticas e espirituais.
A narrativa não linear que inicia em um evento crucial de 1976 e culmina com sua batalha contra o câncer e o lançamento de músicas emblemáticas como “Redemption Song”, proporciona uma visão contextual da vida de Marley, incluindo flashbacks que revelam sua jornada desde o abandono paterno até o estrelato mundial.
Ele tenta mas desafina um pouco
Embora o filme escape dos clichês e mantenha um ritmo envolvente, “Bob Marley: One Love” falha em transmitir claramente a profundidade da mensagem do músico para o público. Kingsley Ben-Adir entrega uma performance sólida como Marley, mas em alguns momentos parece desconectado da essência única do artista.
Religiosidade e Amor
Destaque para as atuações de Ben-Adir e Lashana Lynch, como Rita Marley, que acrescentam uma camada emocional fundamental à trama, destacando a importância de Rita na vida de Bob. Os momentos que exploram a religiosidade de Marley e sua relação com a fé rastafári e a cannabis são tratados com sensibilidade, enriquecendo a compreensão da complexidade do músico.
Pela família ter um dedo na produção, a história ficou mais “chapada”, faltando as nuances profundas que tornaram Bob Marley quem ele foi, e acabou não dando a profundidade necessária para a atuação de cada um, mas, ainda assim, consegue ser um bom filme cinebiográfico.
Veredito
“Bob Marley: One Love” oferece um retrato coeso do ícone do reggae e sua influência global, embora não atinja plenamente a grandeza de Marley. No entanto, é uma experiência que certamente emocionará os fãs do músico e aqueles que desejam ouvir a voz do astro com qualidade cinematográfica.
Conheça nosso canal no YouTube: