ARK: Survival Ascended | Confira nossa review

review asa - ark: survival ascended

ARK: Survival Ascended é a versão remasterizada do jogo ARK: Survival Evolved, que promete trazer melhorias gráficas e uma nova experiência.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Studio Wildcard
Publicado por:  Snail Games
Gênero: Sobrevivência, Ação, Aventura
Série: ARK
Lançamento: 26 de outubro de 2023 (Acesso Antecipado)
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: Um jogador, Multijogador multiplataforma, MMO
Disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S

 

Originalmente, ARK: Survival Evolved, foi lançado em 2 de junho de 2015 pela Snail e Studio Wildcard para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. E em 2023, foi lançado uma versão remasterizada do jogo, ARK: Survival Ascended. 

História

Os jogadores ingressam em uma ilha misteriosa em um mundo pré-histórico, onde necessitam sobreviver por meio da caça, coleta de recursos, construção de abrigos e ao fugir ou dominar dinossauros. O jogo apresenta uma narrativa baseada em missões, orientando os jogadores a explorar a ilha e descobrir seus segredos.

Jogabilidade

A jogabilidade de ARK: Survival Ascended é centrada na sobrevivência. Nessa parte nada mudou em comparação ao seu antecessor. 

Os jogadores precisam gerenciar sua saúde, fome, sede e temperatura corporal.  Além disso, também é preciso coletar recursos para construir abrigos, ferramentas e armas. 

A melhor parte do ARK, pra mim, é o sistema de doma de dinossauros, que permite aos jogadores domesticar e controlar dinossauros para ajudá-los na sobrevivência e coleta de recursos. Um outro ponto que não posso deixar de falar aqui é a possibilidade de ”adotar” os bebês dinossauros selvagens. 

Este item foi uma coisa muito pedida por toda a comunidade do ARK, e confesso que sou apaixonada por todos os bebês que existem no jogo haha’ São muito bonitinhos, praticamente uma versão chibi de seus pais.

É importante ressaltar que até hoje, o único mapa disponível é o The Island, o mapa padrão do jogo. A empresa disse que lançará outros mapas queridinhos do público ao longo do tempo.

Jogar ARK: Survival Ascended online ou não?

É possível perceber que eles tentaram focar na experiência do jogador online. No lançamento do jogo, foi simplesmente impossível de conseguir uma conexão estável. Mas particularmente, eu já esperava por isso. Quem esteve online quando o mapa Genesis 2 foi lançado consegue ter uma ideia do que estou falando rs.

Por isso, baseei minha análise na experiência de jogar no modo solo. Só assim para não ter problemas com os pilares espalhados pelo mapa e algumas instabilidades com a sessão.

Você pode aproveitar de várias formas: 

  • servidores oficiais 
  • servidores não oficiais, que podem ser modificados ou não
  • partidas sozinho no modo local. 

Infelizmente, o estúdio fechou os servidores oficiais de ARK: Survival Evolved para se concentrar na versão remasterizada.

O multijogador multiplataforma é uma das principais novidades de ARK: Survival Ascended. Essa opção permite que jogadores de diferentes plataformas joguem juntos no mesmo servidor. Isso é uma grande vantagem para a comunidade do jogo, pois permite que jogadores de diferentes plataformas se juntem e compartilhem suas experiências.

O multijogador multiplataforma é compatível com PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5. No entanto, é importante notar que a empresa não oferece suporte a cross-progression, o que significa que os jogadores não podem transferir seu progresso entre plataformas.

Em geral, ARK: Survival Ascended oferece uma experiência multijogador mais moderna e abrangente do que ARK: Survival Evolved.

ARK: Survival Ascended e os Mods

Os mods são uma parte importante da comunidade de ARK. Eles permitem que os jogadores personalizem o jogo de acordo com suas preferências. ARK: Survival Ascended suporta mods multiplataforma, o que significa que jogadores de diferentes plataformas podem jogar juntos em servidores com mods instalados.

Certamente o suporte a mods multiplataforma é uma grande vantagem para a comunidade de mods. Dessa maneira, os criadores de mods alcançam um público maior e os jogadores ganham acesso a uma maior variedade de mods.

Melhorias gerais no desempenho e estabilidade

ARK: Survival Ascended  prometeu apresentar melhorias gerais no desempenho e estabilidade do multijogador. Porém, a entrega de desempenho na primeira semana do jogo foi totalmente ao contrário. Com servidores caindo com muita frequência, ou então quando não caiam o jogo estava com muito lag. 

Entretanto, após um tempo de lançamento os servidores estão mais estável, e é possível perceber que essas melhorias tornaram o jogo mais suave e responsivo, mesmo em servidores com muitos jogadores.

Todavia, ainda é preciso um computador potente para rodar o jogo com mais tranquilidade. Caso contrário, certamente irá enfrentar problemas de renderização e desempenho.

Gráficos e Desempenho

A grande estrela de ARK: Survival Ascended é, sem dúvida, seus gráficos. O estudio usou o Unreal Engine 5 para desenvolver a parte gráfica, resultando em um visual deslumbrante com paisagens detalhadas, dinossauros realistas e efeitos de partículas impressionantes. Além disso, também introduziu um novo sistema de iluminação e sombras que aprimora a estética do mundo.

No entanto, com gráficos impressionantes vêm grandes responsabilidades, e aqui destaco a importância da otimização. Mesmo com servidores estáveis, a otimização continua sendo uma questão recorrente no ARK. Apesar de terem lançado diversos patches, os jogadores ainda consideram o jogo exigente em termos de desempenho.

Música

Gareth Coker, renomado compositor também conhecido por seu trabalho em Minecraft, é o responsável pela trilha sonora de ARK: Survival Ascended. A música cria uma atmosfera que contribui significativamente para estabelecer um senso de suspense e aventura.

A música se modifica para gerar uma tensão palpável, alertando o jogador sobre um ataque iminente. Os sons dos passos do personagem se ajustam ao tipo de terreno, criando uma experiência mais realista e imersiva.

Os desenvolvedores elaboraram os efeitos sonoros de ARK: Survival Ascended de forma coerente, integrando-os ao ambiente do jogo. Por exemplo, eles executaram o rugido do T-Rex de maneira especialmente eficaz, capaz até de provocar uma reação surpreendente, como um “número 2”, caso o jogador tenha um encontro pouco amistoso com o dinossauro.

Pontos Positivos & Negativos

Positivos

  • Gráficos impressionantes
  • História envolvente
  • Jogabilidade desafiadora
  • Multiplayer divertido

Negativos

  • Pode ser exigente para máquinas de baixo custo
  • Alguns bugs e problemas técnicos

ARK: Survival Ascended: Vale a pena?

Se você está orfão dos servidores de ARK: Survival Evolved não tem como você não se apaixonar pelos gráficos deslumbrantes e a possibilidade de jogar online oficialmente. Além disso, ARK: Survival Ascended é um jogo que vale a pena se seu gênero favorito for jogos de sobrevivência e ação. No entanto, o jogo pode ser exigente para máquinas de baixo custo e ainda apresenta alguns bugs e problemas técnicos.

Ademais, as novas possibilidades do modo multijogador deixa bem mais amplo as possibilidades, já que é possível usuários de consoles e PC jogarem simultaneamente. No Steam o jogo conta as mesmas 32 conquistas que seu antecessor.

Compre o jogo no Steam

Requisitos Mínimos de Sistema (Windows)

Sistema Operacional: Windows 10
Processador: AMD Ryzen 5 2600X, Intel Core i7-6800K
Memória: 16 GB de RAM
Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 5600 XT, NVIDIA GeForce 1080
Armazenamento: 70 GB de espaço disponível
Observações: Requer SSD

 

 


Gosta de ler sobre games? Então confira nossa última review aqui.
Além disso, conheça o nosso Canal no YouTube