Rock in Rio 2024: Começam os ensaios para a nova produção original do Rock in Rio, o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”

Elenco conta com Rodrigo Pandolfo, interpretando Roberto Medina, além de Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, Bel Kutner, André Dias, Gottsha, Guilherme Logullo e mais de 40 atores, bailarinos e músicos.

A Cidade do Rock começa a pulsar com uma nova energia com o início dos ensaios do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”. Em um ano que marca quatro décadas de história e inovação, o Rock in Rio está se preparando para emocionar o público com um espetáculo que trará os bastidores do maior festival de música e entretenimento do mundo. A obra mergulha na trajetória visionária de Roberto Medina, desde a concepção até o sucesso global do festival, destacando o poder dos sonhos e da persistência. Com 40 minutos de emoção em quatro apresentações diárias durante os sete dias de evento, “Sonhos, Lama e Rock and Roll” é mais do que um musical, é uma celebração da coragem de perseguir sonhos aparentemente impossíveis.

Caberá a Rodrigo Pandolfo, mais conhecido por seu papel como Juliano em “Minha Mãe é uma Peça”, interpretar Roberto Medina, o icônico criador do Rock in Rio que transformou a cena musical brasileira e colocou o país na rota das turnês internacionais. “É uma baita honra homenagear Roberto Medina, simplesmente um dos maiores nomes da indústria musical e do entretenimento de todo planeta. Para mim, já está sendo histórico.”, conta Pandolfo. Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, Bel Kutner, André Dias, Gottsha, Guilherme Logullo de mais de 40 atores, bailarinos, músicos e cantores completam a produção.

O espetáculo tem criação de Roberto Medina, direção musical e trilha sonora assinada por Zé Ricardo, texto e direção geral de Charles Möeller, concepção Möeller & Botelho e realização Rock in Rio. “Tem um ditado africano que eu adoro: enquanto o leão não contar a sua versão, o caçador sempre será o herói! Essa foi a premissa e virou meu guia! Com o superculto às celebridades, acabamos sempre sabendo de inúmeras histórias sobre os artistas que vieram, suas exigências e pedidos excêntricos, seus comportamentos dentro e fora de cena! Sua interação com o Festival etc… Mas poucos sabem de tudo que aconteceu até as portas da Cidade do Rock abrir pela primeira vez! Estou há um tempo nessa pesquisa e ainda me surpreendo com a quantidade de histórias fascinantes que existem e que deveriam ser contadas! Daria para fazer uns 40 musicais de tão fascinantes. A possibilidade de poder contar um pouco da realização de um sonho impossível que mudou a história do entretenimento brasileiro para sempre é uma honra e um privilégio, ainda mais ter essa oportunidade dentro do festival com todos envolvidos nessa jornada juntos comigo para essa celebração!”, diz Moeller.

Com coreografias dinâmicas assinadas por Mariana Barros e uma banda vibrante ao lado do palco, o musical está tomando forma — serão 180 horas de ensaio — e vai proporcionar uma experiência musical singular. Inspirado no conceito de “Fábrica dos Sonhos”, o cenário apresentará elementos marcantes, como o icônico tênis enlameado de 1985 com cinco metros de comprimento e um sino cenográfico com dois metros e meio de altura. Serão 240 figurinos, criados para capturar a magia e o sonho que permeiam o festival. Os números da produção impressionam. A Arena 2, local que abrigará a produção, será adaptada para acomodar uma arquibancada com capacidade para 790 pessoas por apresentação. O palco contará com uma tela de LED de 144 m² e uma boca de cena de 40 metros de largura, além de 3,5 toneladas de equipamentos de luz e som. Serão realizadas 28 apresentações, com 40 artistas no palco e uma equipe de mais de 100 profissionais.

“São 40 anos de histórias inesquecíveis no Rock in Rio. Estamos preparando um espetáculo à altura do festival, que vai emocionar cada pessoa que assistir à produção. Vamos mergulhar na trajetória do maior festival de música e entretenimento do mundo, relembrar como tudo começou, passando pelos desafios que encaramos e sonhos que realizamos. A cenografia será um show à parte, com elementos que marcaram a história do Rock in Rio. Será memorável.” celebra Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

Na trilha sonora, o público vai reconhecer canções emblemáticas das 22 edições do festival, como América do Sul, Ney Matogrosso; Alagados, Os Paralamas do Sucesso; Love of my life, Queen; e um medley de We will Rock You, Queen, Live and Let Die, Guns N’ Roses e Crazy in Love, Beyoncé. Haverá ainda uma canção inédita, composta especialmente para o musical. “A trilha sonora deste espetáculo é uma imersão musical que traz à tona os sucessos que definiram o Rock in Rio ao longo dos anos, tanto no Brasil quanto em Lisboa. É uma combinação poderosa entre música e teatro, levando o público a uma experiência única e emocionante. Além disso, ter a oportunidade de criar música para este tipo de produção é um desafio que me motiva intensamente. O processo abre um leque de possibilidades criativas, onde qualquer coisa pode acontecer. Vamos fazer um espetáculo lindo.” destaca Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World.

Narrativa vai transportar a plateia para 1984, ano em que o Rock in Rio começou a deixar de ser um sonho e virar realidade

A nova produção, “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, acompanha a história da autora Elizabeth Lobo — interpretada pela atriz Bel Kutner nos tempos atuais e, depois, quando a peça está em 1984, pela atriz Malu Rodrigues —, mulher determinada e apaixonada pelo mundo da publicidade e do entretenimento, na noite de autógrafos de seu livro autobiográfico “Fábrica de Sonhos”, em 2024. Durante o evento, Elizabeth reflete sobre sua jornada de vida, especialmente em 1984, quando participou da ideia de realizar um festival de música internacional no Rio era vista como um delírio quixotesco.

O musical levará os espectadores a uma viagem no tempo, voltando para 1984, onde a jovem Elizabeth chega a uma agência de publicidade carregando uma mala cheia de sonhos e aspirações. Contratada como estagiária, ela é recepcionada por Dora — papel feito por Gottsha — e disputa uma vaga no departamento de criação com João — interpretado pelo talentoso Beto Sargentelli —, um jovem carismático que se recusa a adotar um comportamento competitivo. Enquanto isso, em meio a uma crise política e econômica no Brasil, o dono da agência, interpretado por Rodrigo Pandolfo, revela a intenção de criar o maior festival de música e entretenimento do mundo, refletindo a audácia necessária para transformar sonhos em realidade.

À medida que a história avança, os espectadores são levados em uma montanha-russa de emoções, culminando em um final poderoso que celebra a resiliência, a criatividade e o espírito do Rock in Rio. Uma das passagens mais marcantes da narrativa é a aparição de Dom Quixote, interpretado por André Dias. O icônico cavaleiro errante, surge montado em seu cavalo no meio do público e dirige-se ao palco central, simbolizando a luta contra os céticos e a busca incansável por realizar os sonhos mais impossíveis.

“Sonhos, Lama e Rock and Roll” é um testemunho poderoso da capacidade humana de sonhar grande e do impacto duradouro que esses sonhos podem ter. O musical exemplifica como a visão e a persistência podem moldar não apenas o destino de uma pessoa, mas também o curso da história cultural de uma cidade, de um país e, por extensão, do mundo. É um lembrete luminoso de que, mesmo diante do impossível, persistir em sonhar é o mais humano de todos os nossos dons.

Ficha Técnica do Musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”

Idealização: Roberto Medina

Direção Musical e Trilha Sonora: Zé Ricardo

Texto e Direção Geral: Charles Möeller

Concepção: Möeller & Botelho

Realização: Rock in Rio

EQUIPE CRIATIVA:

Coreografia: Mariana Barros

Figurino: Fabio Namatame

Design de cabelo e maquiagem: Feliciano San Roman

Preparação e Arranjos vocais: Marcelo Castro

Regência banda: Mauricio Piassarollo

Design de som: André Breda

Iluminação: Terry Cook

Diretora de Cenografia: Ana Biavaschi

Gerente de Arte: Indio San

Gerente de Cenografia: Giulia Palermo

Cenógrafo: Yan Barros

Projeto Audiovisual Cênico: Leonardo Rocha

EQUIPE ARTÍSTICA:

Coordenação Artística: Tina Salles

Produção Artística: Carla Reis

Casting: Marcela Altberg

Assistente de Direção: Juliana Rolim

Assistente de Produção Artística : Arícya Félix

EQUIPE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO:

Direção Executiva: Anna Clara Chermont

Coordenação Executiva: Flavia Machado

Coordenadora de Produção: Danielly Ribeiro

Coordenador Técnico: Daniel Pires

Técnico de som: Bernardo Nadal

Técnico de som: Rodrigo Oliveira

Técnico de palco: Kadu Carvalho

Técnico de palco: Lincoln Batistela

Equipe de Camarim: JP Rio Serviços

Equipe de Visagismo: Ponto Bello

Equipe de lavanderia: Laundry Express

ELENCO PROTAGONISTA:

Malu Rodrigues

Beto Sargentelli

Rodrigo Pandolfo

Bel Kutner

André Dias

Gottsha

Guilherme Logullo

ELENCO COADJUVANTE:

Afonso Monteiro, Amaury Soares, Ariadne Okuyama, Brenda Nadler, Caio Nery, Carol Botelho, Cristiano Prado, Della, Elisa Toledo, Felipe Souza, Fernanda Salla, Flavio Rocha, Francesco Minelli, Gabriel Querino, Hadassa Baptista, Henrique Reinesch, Israel Bispo, Lucas Nunes, Malcolm Matheus, Mariana Fernandes, Matheus Torquato, Murilo Armacollo, Natália Antunes, Nathália Ramos, Nathalia Serra, Nay Fernandes, Paulo Victor, Roberto Justino, Vannessa Mello, Vicenthe Oliveira, Victoria Ariante e Vinicius Cosant

BANDA:

Teclados e Regência: Mauricio Piassarollo

Guitarra: Helton Fagundes

Baixo: Marcelo Linhares

Bateria: Wallace Santos

Sax: Gilberto Pereira

Trompete: Vander Nascimento

Rock in Rio Brasil: Com quatro dias já esgotados, público pode adquirir ingressos somente para três dos sete dias  

O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 23 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.5 milhões na plateia e mais de 134 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groove; e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).