Star Wars Battlefront Classic Collection | Confira nossa review

Precisava de mais tempo em um tanque de Bacta
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Aspyr
Publicado por: Aspyr Media Inc.
Gênero: Ação, shooter
Série: Star Wars, Star Wrs Battlefront
Lançamento: 14 de março de 2024
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC (Steam)


Do início a meados dos anos 2000, os jogos Star Wars estavam por toda parte e apesar do influxo de jogos ambientados em uma galáxia muito, muito distante, dos mais diversos gêneros, sejam eles aventura e ação, games de corrida ou adaptações de filmes, foi a série Battlefront, da Pandemic Software, que se destacou dos demais para os boomers mais nostálgicos. A oportunidade de explorar livremente locais dos filmes retratados fielmente e guerrear neles era uma novidade, e os dois jogos originais da série foram evidentemente feitos com muito apreço pela franquia.

Guiados pelo sentimento de nostalgia e na tentativa de reviver a chama do legado deixado, a Aspyr combinou os jogos clássicos da série Star Wars Battlefront, o Star Wars: Battlefront de 2004, e sua sequência de 2005, Star Wars: Battlefront II —originalmente desenvolvidos pela LucasArts e Pandemic Studios. Mas será que essa decisão foi certeira ou uma tentativa frustrada? 

Como funcionam as partidas de Star Wars Battlefront?

Star Wars: Battlefront abrange batalhas entre facções, com duas equipes assimétricas de 32 jogadores lutando para capturar os pontos de controle em um vasto mapa, com classes diferentes de personagens, sendo que a maioria das classes principais são semelhantes para cada facção: infantaria, armas pesadas, piloto e atirador, enquanto uma delas é única daquela facção. Cada facção também tem um personagem herói não jogável que participa da batalha por um período limitado de tempo: Conde Dooku (CIS), Mace Windu (República), Luke Skywalker (Rebeldes) e Darth Vader (Império). Battlefront II por sua vez introduziu a possibilidade de se controlar os heróis.

A jogabilidade em Battlefront é baseada em conquistas. Cada facção tem uma quantidade finita de reforços e cada uma recebe o controle de um determinado número de postos de comando em um determinado nível. O objetivo é eliminar as forças inimigas ou capturar e manter todos os postos de comando simultaneamente por alguns segundos. Vários veículos terrestres e aéreos estão disponíveis no campo de batalha. Eles variam desde o enorme AT-AT atés as bike speeder e variam de acordo com o nível. Existem mais de 25 veículos no jogo. Alguns veículos maiores também funcionam como postos de comando móveis, que não podem ser capturados, mas são perdidos se o veículo for destruído. Além disso, alguns mapas possuem forças nativas daquela região. Eles podem ser neutros para ambas as facções, como os Jawas, hostis a uma facção, como os Wookiees, ou hostis a ambas as facções, como os Tusken Raiders. Postos de comando pertencentes a nativos hostis também podem ser capturados para minimizar a sua presença.

Modos de jogo single-player

Três modos são oferecidos ao jogador: Campanha, que serve como modo de história do jogo, Conquista Galáctica, em que o jogador deve conquistar planetas, e Ação Instantânea, que permite ao jogador selecionar a batalha que deseja jogar e ajustar configurações como como reforços ao seu gosto.

Sobre o conteúdo da coletânea e o que ela apresenta de melhorias

Classic Collection apresenta conteúdo inspirado nas trilogias original e prequel e inclui gameplay online restaurado para até 64 jogadores, expansões para o modo Hero Assault e todo o conteúdo bônus lançado anteriormente para ambos os títulos, como os mapas bônus Jabba’s Palace, para STAR WARS Battlefront, Bespin: Cloud City, Rhen Var: Harbor, Rhen Var: Citadel e Yavin 4: Arena, para STAR WARS Battlefront II, além dos heróis bônus Asajj Ventress e Kit Fisto.

A sensibilidade de mira padrão é bastante alta no Battlefront 1, mesmo para alguém que joga muitos jogos de tiro competitivos. Mas uma rápida visita ao menu de opções pode resolver isso. Enquanto isso, a sensibilidade padrão do Battlefront 2 é muito baixa. Todos os belos mapeamentos e efeitos da versão Xbox estão aqui e o jogo ligeiramente parece melhor do que qualquer versão anterior, incluindo a versão para PC. E o suporte nativo de widescreen em uma versão de console desses jogos é sempre uma vitória.

Além do citado acima, a coletânea também dá um tapa no visual antigo, com modelos e cenários com texturas aprimoradas, infelizmente, feito pela maneira mais controversa possível (comentarei adiante).

Pontos NEGATIVOS

O problema mais estranho notável no modo singleplayer são as cenas faltantes em Star Wars Battlefront 2. Antes e depois de cada nível da campanha para um jogador, uma cena pré-renderizada narrada por Temuera Morrison, que interpretou Jango Fett, Boba Fett e outros soldados clones, era apresentada. As cenas de introdução estão presentes, mas as cenas no final de cada nível simplesmente não estão lá. Como seria de esperar, isso deixa cerca de metade da história completamente de fora.

Alguns dos novos recursos visuais do jogo foram retirados diretamente de um mod, sem nenhum crédito ao seu criador, o que por si só já é bastante controverso e cretino, principalmente por se tratar de algo preguiçoso e desonesto.

Porém, o ponto de maior crítica é o modo online, o órgão vital do game, é o que funciona da pior maneira possível. A coletânea foi lançada com um total de três servidores dedicados – 64 jogadores cada – para atender quase 10.000 jogadores simultâneos. Os jogadores podem hospedar seus próprios servidores, o que minimiza o dano, mas alguns usuários relatam que esse recurso também não estava funcionando corretamente para eles. A Aspyr aumentou a quantidade de servidores desde o lançamento, mas ainda assim, continuam insuficientes para acomodar todo o público.

Star Wars Battlefront Classic Collection: Vale a Pena? 

Star Wars: Battlefront Classic Collection é um port direto cuja simplicidade seria encantadora se não fosse pelos problemas técnicos ou pela ampla disponibilidade dos jogos originais, em uma experiência similar, sem esses problemas no Xbox e PC, com este último já contando com remasterização via mods há muito tempo. Em sua essência, tanto Star Wars: Battlefront quanto Star Wars: Battlefront II continuam divertidos de jogar; é uma pena que a coleção em que eles estão não tenha tido o devido polimento necessário para se atingir o padrão mínimo de qualidade merecido. Star Wars: Battlefront Classic Collection representa um passo em falso monumental e uma mancha muito merecida na reputação da Aspyr. Estes são dois jogos adorados que representam algumas das melhores experiências que a IP de Star Wars já ofereceu. Lançar essas remasterizações neste estado é profundamente desanimador. O único consolo aqui é o fato de que, eventualmente, a maioria dos problemas poderá ser solucionada. Não vale a pena a conferida, fique com os originais!

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4/5 pela Aspyr para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.