Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy | Confira nossa review

You can’t handle the truth!
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Gênero: Aventura, apontar e clicar, quebra-cabeça, novela visual, Courtroom Battle
Série: Ace Attorney
Lançamento: 25 de janeiro de 2024
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam)

 

Phoenix Wright passa a tocha para Apollo Justice nesta coleção de 3 jogos, que traça o crescimento de Apollo como advogado enquanto ele navega na Era das Trevas da Lei.

Sobre a série

Com uma narrativa inspirada em dramas jurídicos, Ace Attorney é uma franquia de videogames de aventura e visual novel criada pela Capcom. O primeiro título da série, Phoenix Wright: Ace Attorney, foi lançado em 2001, para Game Boy Advance, exclusivamente em território japonês, posteriormente lançado globalmente em 2005, sob a forma de um remake para Nintendo DS; desde então, mais cinco jogos da série principal, bem como vários spin-offs, prequels e remasterizações em alta definição para sistemas modernos, foram lançados. Além disso, a série teve adaptações na forma de filmes live-action e anime, e serviu de base para séries de mangá, audio dramas, musicais e peças de teatro. Embora as versões originais em japonês dos jogos se passem no Japão, as localizações da série se passam nos Estados Unidos (majoritariamente em Los Angeles), embora mantendo elementos culturais japoneses.

Por mais surpreendente que seja, a série surgiu no GBA!! Embora inicialmente exclusiva da terra do sol nascente, a primeira trilogia acabou sendo lançada posteriormente no ocidente para Nintendo DS.

Quais games compõem a coletânea?

A coletânea conta com 14 episódios de “Apollo Justice: Ace Attorney“, o quarto título principal da franquia, lançado originalmente para Nintendo DS; “Apollo Justice: Ace Attorney – Dual Destinies” e “Phoenix Wright: Ace Attorney – Spirit of Justice“, o quinto e sexto títulos da franquia, respectivamente, lançados originalmente para Nintendo 3DS; além de 2 episódios especiais, antes disponíveis apenas sob a forma de DLC, totalizando assim 16 episódios no pacote! Com esta coletânea, a série está disponível quase que completamente em todas as plataformas modernas, restando apenas os 2 spin-offs protagonizados por Miles Edgeworth, presos no Nintendo DS (o segundo nunca lançado no ocidente), aguardando uma possível remasterização futura. É RECOMENDADÍSSIMO que você jogue a primeira coletânea (a segunda é dispensável, por ser de títulos derivados, com outros personagens e eventos), para que você não caia de paraquedas na história destes novos títulos, considerando reutilizarem personagens e alguns eventos introduzidos previamente.

Os 3 títulos presentes na coletânea: Apollo Justice: Ace Attorney, Apollo Justice: Ace Attorney – Dual Destinies e Phoenix Wright: Ace Attorney – Spirit of Justice

Como funciona o gameplay da franquia

O jogador assume o papel de diversos advogados de defesa, que investigam casos e defendem seus clientes; eles encontram a verdade interrogando testemunhas e encontrando inconsistências entre os depoimentos prestados e as evidências que coletaram. Todos os casos duram no máximo três dias, com o juiz determinando o resultado com base nas provas apresentadas pelo advogado de defesa e pelo promotor. A jogabilidade é dividida em dois tipos de seções: investigações e julgamentos em tribunal.

  • Durante as investigações: aqui o jogador vasculha os ambientes e cenários, e conversa com personagens como seu cliente, testemunhas e até mesmo a própria polícia e outros investigadores, reunindo informações e evidências. Pode até mesmo coletar provas como digitais, pegadas e afins, com a ajuda da ciência forense por meio de minigames. Depois que evidências suficientes forem coletadas, o jogo segue para uma seção de julgamento no tribunal.
  • Durante os julgamentos: aqui, o PRINCIPAL objetivo que o jogador tem é provar a inocência de seu cliente. Para o fazer, interroga testemunhas, a fim de encontrar mentiras e inconsistências nos depoimentos das mesmas. O jogador tem a liberdade de alternar entre as diferentes declarações do depoimento e pode pressionar a testemunha para obter mais detalhes sobre uma declaração. Quando o jogador encontra uma inconsistência, ele pode apresentar uma evidência que contradiga a afirmação. O jogador é penalizado se apresentar provas incorretas: onde é utilizada uma barra de saúde que representa a paciência do juiz. Se a barra de saúde chegar a zero, o jogador perde o jogo e seu cliente é declarado culpado. Se o jogador estiver correto, o jogo apresenta uma sequência que muitas vezes começa com o protagonista gritando “Objection!” e apontando para a testemunha junto com uma mudança na música antes de começarem a questionar a testemunha com a inconsistência. 

Vários jogos Ace Attorney introduzem novas mecânicas de jogo à série, algumas acabam ficando exclusivas naquele determinado título, enquanto outras são eventualmente resgatadas em algum jogo futuro:

  • Apollo Justice introduz o sistema de “perceive” (percepção), onde o jogador procura movimentos ou ações feitas por testemunhas que demonstrem nervosismo, semelhante a um sinal no pôquer.
  • Dual Destinies por sua vez, introduz o “mood matrix” (matriz de humor), através do qual o jogador pode avaliar as emoções de uma testemunha, e se o jogador notar uma resposta emocional contraditória durante o depoimento, ele pode apontar a discrepância e pressionar a testemunha para obter mais informações; assim como também introduz a “revisualization” (revisualização), onde o jogador analisa fatos vitais e forma ligações entre as evidências para chegar a novas conclusões; e resgata o sistema de “psyche-locks” (bloqueios psíquicos), do segundo game da franquia, Justice for All (presente na primeira coletânea), que são mostrados em uma testemunha quando o jogador pergunta sobre um assunto que a testemunha não deseja discutir, em que usando um magatama, o jogador pode começar a quebrar os bloqueios psíquicos mostrando evidências de testemunhas ou perfis de personagens que provam que eles estão escondendo algo; e novamente o sistema de perceive de Apollo Justice.
  • Por fim, Spirit of Justice introduz “divination séances” (sessões de adivinhação), nas quais o jogador vê as memórias das vítimas momentos antes de suas mortes, e deve encontrar contradições nos cinco sentidos da vítima para determinar o que aconteceu. 
Os visuais estão belíssimos e não deixam devendo em nada aos games originais

Melhorias e novidades

A coletânea traz uma série de melhorias e ajustes de qualidade de vida, bem como uma série de extras que irão despertar a curiosidade dos novatos que chegam a esse mundo de julgamentos excêntricos e agradar até mesmo os fãs de longa data mais exigentes da franquia. Confira abaixo com detalhes os diferenciais desta coletânea:

  • Melhorias de Qualidade de Vida

Novos recursos tornam tudo anda mais fácil de se aproveitar a história de Apollo! Entre eles estão:

    • Menu dos games

Escolha o jogo, o episódio e até mesmo o capítulo que você gostaria de iniciar na primeira vez que jogar. Aqui o jogador tem a liberdade de experimentar a história cronologicamente desde o início ou saltar para as suas cenas favoritas. Útil principalmente para aqueles que já conhecem os games em questão e querem rejogar somente trechos em específico. 

    • Modo História

No Autoplay, o jogo prosseguirá com o diálogo para você, mas não eliminará as partes em que necessite de seus comandos, enquanto que no Story Mode, o jogo também fará seleções e resolverá quebra-cabeças automaticamente para você. Este é o modo perfeito de se “jogar” para pessoas que desejam simplesmente sentar e assistir como se fosse um filme.

    • História

O sistema de pendências de Dual Destinies e Spirit of Justice que permite revisar textos que você já leu foi adicionado também ao Apollo Justice: Ace Attorney. Aqui você pode reler as linhas que você pulou acidentalmente ou deixou passar algo importante. Semelhante ao briefing de títulos como GTA e Red Dead Redemption.

    • 7 Idiomas

A história está disponível em sete idiomas: japonês, inglês, francês, alemão, coreano e chinês tradicional e simplificado. Também estão incluídas novas dublagens em cada idioma. Aqui também pode ser misturados os idiomas de texto e voz do jogo de acordo com sua preferência. É sentida a ausência do Português do Brasil, ainda mais em um game onde o texto tem tamanha importância.

  • Extras
    • Sala de Orquestra:

As trilhas sonoras de todos os três jogos, mais 14 faixas selecionadas do Ace Attorney 15th Anniversary Orchestra Concert e do Ace Attorney 2019 Orchestra Concert, perfazem um total de 175 faixas. Assista às novas ilustrações dos personagens chibi dançando ao som da música enquanto você curte suas músicas favoritas. Lembram bastante os bonequinhos de Theatrhythm.

    • Biblioteca de Arte

Assim como já é costume de muitas coletâneas da Capcom, não poderia faltar uma galeria de arte. Esta biblioteca está repleta de designs de personagens, arte de fundo e até mesmo o prólogo especial do anime Spirit of Justice. A arte original encomendada para esta coleção também pode ser encontrada aqui!

Como já é de costume nas coletâneas da Capcom, muitas concept arts e character designs dos personagens podem ser vistas
    • Estúdio de Animação

Um dos principais atrativos dos extras, aqui o jogador consegue criar livremente a cena que ele imaginar ou que sempre quis criar (dadas as devidas limitações, é óbvio), com modelos e animações de personagens, música de fundo e falas dubladas dos jogos. 

    • Trajes e Episódios Especiais

Trajes e episódios especiais que estavam disponíveis apenas como especiais de pré-venda ou conteúdo pago nos games originais também estão incluídos nesta coleção. Jogue com roupas especiais para julgamentos ainda mais malucos. Aproveite os 2 episódios especiais de Dual Destinies e Spirit of Justice, “Turnabout Reclaimed” e “Turnabout Time Traveller“. 

Assim como na última coletânea, skins alternativas podem ser usadas nos games que fazem uso de modelos poligonais.

Considerações finais

A coletânea em questão preenche a lacuna que faltava dos títulos principais da franquia em sistemas modernos, ao mesmo tempo que deixa o terreno fértil o suficiente para um inevitável sétimo capítulo dos games principais da saga. É uma coletânea em que é visível o cuidado e atenção investidos para com os fãs de longa data assim como novatos nos universos das batalhas de tribunais. Na primeira coletânea, Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy, chegava a me incomodar o tratamento visual dado à “remasterização”, onde outrora se viam belíssimas artes desenhadas à mão no melhor estilo anime, passaram a ser vistas artes de colorização chapadas duvidosas, com pouco ou nenhum resquício de sombreamento, geradas possivelmente por alguma ferramenta de IA ainda rudimentar. Por serem sprites, o trabalho de remasterização se não feito à mão, ou com a devida atenção, tende a resultar em resultados pobres. É um caso em que quando der vontade de revisitar os 3 primeiros títulos da franquia, optarei pela versão de 3DS, onde ali de fato ocorreu uma remasterização digna de aplausos, em que houve somente ganho em relação à qualidade da arte do original. Já no caso do quarto título presente nesta coletânea atual, a parte visual surpreendentemente atingiu um resultado bastante satisfatório e quase tão bom quanto às artes originais de sua contraparte portátil, sendo digno de ser revisitado aqui mesmo outras vezes. Já quanto aos títulos da coletânea com modelagem em 3D, não há críticas, pois a remasterização com polígonos gera resultados na maioria das vezes superiores ao material original, o que não foge à regra aqui, assim como não fugiu em The Great Ace Attorney Chronicles, a segunda coletânea, composta apenas por títulos em 3D.

Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy: Vale a pena?

A coletânea fecha com chave de ouro a disponibilização dos títulos principais da saga para sistemas de consoles modernos. No entanto, deixa a vontade e a dúvida no ar de se teremos uma coletânea das aventuras de Miles Edgeworth remasterizadas, tirando assim o segundo título da prisão de terras nipônicas, tornando assim também todos os spin-offs da série disponíveis. Faça acontecer, Capcom!! Porém, este é um produto que infelizmente sofre de 2 grande males: o primeiro, é que o jogador só terá um bom aproveitamento se tiver jogado os 3 primeiros jogos da saga; o segundo, é a barreira da linguagem. Se o jogador não tiver um domínio satisfatório de algum dos 7 idiomas disponíveis, ele inevitavelmente irá travar MUITAS vezes no progresso dos games em questão. Acaba sendo triste a ausência de nosso idioma em um jogo que exige tanto da leitura do jogador a esta altura da globalização dos games, ainda mais por uma empresa com tamanha presença e representatividade em nosso país, o que acaba restringindo bastante o público. No mais, é uma coletânea que vale a pena ser conferida, principalmente se você for fã da franquia!

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4|5 pela Capcom para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.