A Game Informer, como parte de sua cobertura exclusiva de Final Fantasy VII Rebirth, divulgou novos detalhes do título via um preview, que você pode conferir na íntegra abaixo, por Brian Shea:
Após os eventos de Final Fantasy VII Remake de 2020, Cloud, Tifa, Aerith, Barret e Red XIII escaparam dos limites de Midgar e se livraram dos Whispers, o que significa que as possibilidades à medida que eles saem para o vasto mundo retratado na parte intermediária do Final Fantasy VII original são infinitas. Em contraste com a estrutura pesada do Remake, a abertura de Rebirth é imediatamente refrescante, mas como descobri durante as minhas demonstrações não jogável e jogável, as melhorias não chegam nem perto de parar por aí.
A parte exclusiva da minha demo – a parte não jogável – acontece na região de Junon, aproximadamente 10 horas após o início da história principal. A área é composta principalmente por pastagens, mas também apresenta algumas áreas montanhosas com falésias. Quem comanda esta demonstração é o diretor Naoki Hamaguchi. Ele abre o mapa mundial para mostrar o quão grande é a área explorável de Final Fantasy VII Rebirth.
Embora cada seção de cada região – neste caso, Grasslands e Junon – seja rotulada no mapa como áreas separadas, você pode caminhar facilmente entre elas. “Pensamos que seria mais fácil para os jogadores irem para apenas uma região e, portanto, do ponto de vista da interface do usuário, separamos tudo – Junon e Grasslands – mas, na verdade, você pode atravessar e elas estão todas conectados entre si.”, diz Hamaguchi.
Nesta demo, Hamaguchi me mostra a Crow’s Nest, uma nova cidade que não estava presente no Final Fantasy VII original. Esta cidade irmã de Under Junon compartilha o mesmo sentimento anti-Shinra e serve como um centro para missões secundárias e, como logo descubro, minigames.
“Em Rebirth, adicionamos esses tipos de cidades como a Crow’s Nest – cidades totalmente novas que não existiam no original para ir mais fundo e criar toda essa visão de mundo do Renascimento”, diz Hamaguchi. “Chegamos a esta área depois de completar uma missão, e então este lugar é desbloqueado. Os residentes já sabem que Cloud e o grupo fazem parte da Avalanche.”
As missões secundárias desempenham um papel importante em Final Fantasy VII Rebirth, mas, naturalmente, os jogadores precisarão tomar uma decisão consciente para enfrentá-las. Fazer os jogadores buscarem esse conteúdo secundário foi uma missão que a equipe de desenvolvimento assumiu. “Parte do design do jogo que assumimos para Rebirth é que, no enredo principal, você salvará Yuffie e Under Junon e, a partir daí, seguirá em direção a Junon e depois seguirá em direção à Costa del Sol”, diz Hamaguchi. “Mas, por exemplo, ouvindo as histórias do povo anti-Shinra que vive em Under Junon, você pode pensar: ‘E quanto a essa área da Crow’s Nest de que estou ouvindo? Talvez eu queira ir até lá e explorar e ir em uma aventura paralela sozinho para salvar pessoas. Queremos que o jogador possa fazer essas diferentes aventuras e seguir suas próprias jornadas de acordo com seus interesses.”
Antes de mergulhar nas diversões dos minijgames, decidimos fazer uma missão secundária. Depois de conversar com um NPC, descobrimos que há um mercenário trabalhando em um farol próximo. Durante esta conversa, podemos escolher o que dizer em resposta; Posso pedir mais informações sobre o mercenário, perguntar sobre o farol ou simplesmente concordar em assumir a tarefa.
Obviamente, as missões secundárias oferecem muitas oportunidades adicionais para aprender sobre o mundo e seus habitantes, mas uma de suas funções principais em Rebirth é expandir as relações entre os personagens. Sidequests apresentam protagonistas secundários específicos ao lado de Cloud; completar a missão irá aprofundar e expandir o relacionamento entre Cloud e aquele personagem. Para esta missão, Red XIII é o protagonista secundário.
Indo até o farol, encontramos um grupo de inimigos. Usando um grupo de Cloud, Tifa e o novo membro do grupo Cait Sith, Hamaguchi leva a luta até eles. O sistema de batalha de Cait Sith pode ser o mais exclusivo de qualquer personagem do jogo. Mantendo-se alinhado com seu sistema original no título PS1, Cait Sith usa muita mecânica baseada na sorte. Ele também pode convocar um Moogle para mudar seu estilo de batalha, mas alguns movimentos só podem ser executados sozinho, então mesmo enquanto o Moogle é convocado, Cait Sith pode desmontar e executar esses movimentos, com o Moogle continuando a atacar como um membro do grupo de IA. O Moogle tem seu próprio HP, que é mostrado ao lado do de Cait Sith como um círculo; se o Moogle perder todo o seu HP, ele desaparecerá e Cait Sith precisará convocar outro.
Enquanto no Final Fantasy VII original, os jogadores precisariam encontrar um caminho para contornar as montanhas, Cloud é mais ágil em Rebirth, como é evidente por sua habilidade de subir e descer os vários penhascos e saliências nesta área do mapa. Além disso, alguns chocobos têm a capacidade de escalar paredes altas ou deslizar para dar ao grupo ainda mais opções de travessia. Com o Forte Condor como pano de fundo, Cloud desce a encosta íngreme para chegar perto do farol abandonado.
Ao se aproximarem do farol, eles são recebidos por Kyrie, uma jovem que apareceu pela primeira vez no romance de Final Fantasy VII The Kids Are Alright: A Turks Side Story, mas desde então apareceu em Final Fantasy VII Remake. Em Rebirth, ela aparece em diferentes regiões do mundo à medida que sua história se desenvolve. Ela está tentando lançar seu negócio de mercenários, mas nenhum cliente apareceu ainda. Acontece que a música tema que ela está tocando fora de seu local de trabalho está atraindo monstros e assustando quaisquer clientes em potencial. Naturalmente, ela pede a Cloud, Red XIII e ao resto do grupo para cuidar deles, mas não antes de implorar a Red XIII para se tornar seu animal de estimação. Red XIII discorda deste pedido, mas o grupo decide ajudá-la com seu problema demoníaco de qualquer maneira.
A luta começa bastante fácil, com Flans se preparando para enfrentar a festa. Esses vilões já seriam irritantes o suficiente por si só, mas nesta missão, Kyrie provoca você enquanto você os enfrenta. Cait Sith e seu Moogle usam uma habilidade Moogle Mine, espalhando minas pelo campo de batalha e causando uma boa quantidade de dano a várias delas.
Eventualmente, os Flans são todos derrotados, mas antes que o grupo possa respirar aliviado, a ameaça chega aos White Mousses. Esses enormes inimigos representam uma ameaça muito maior, então Hamaguchi decide chamar reforços na forma de Titan, uma das invocações de Rebirth. A fera gigante, adquirida através da missão de Chadley, lamenta os White Mousses, mas Cloud não se contenta em ficar à margem. Usando a habilidade de sinergia de Cloud com Cait Sith, eu testemunhei uma sequência muito boba onde Cloud monta o Moogle, o Moogle agarra a Buster Sword de Cloud e a dupla ataca o White Mousse próximo, causando danos massivos. Logo depois disso, o último White Mousse cai e a missão é concluída. Kyrie desce e agradece ao grupo pela ajuda e faz mais um apelo ao Red XIII para deixá-la fazer dele um animal de estimação. Enquanto ela corre para seu próximo posto, Red XIII olha para Cloud e diz: “Eu não a desejaria nem para o meu pior inimigo”.
Com a principal coisa que Hamaguchi queria me mostrar atrás de nós, estamos chegando ao fim desta parte da demo. No entanto, ele quer me dar uma ideia do que esperar de uma de suas missões secundárias favoritas. De volta ao Crow’s Nest, Hamaguchi guia Cloud e o grupo em direção a um piano, mas no caminho ele passa por um homem falando sobre um jogo de cartas. Embora Hamaguchi permaneça calado sobre a mecânica, ao conversar com a equipe, descobri que é um jogo de cartas estratégico no qual Cloud poderá competir em toda a região. Diferentes NPCs oferecem vários graus de desafio aos jogadores, mas a equipe espera que os jogadores gostem do aspecto de construção de deck deste minigame.
Finalmente chegamos ao piano. Através da exploração, Cloud pode encontrar partituras para composições do mundo de Final Fantasy VII. Ele pode então sentar-se ao piano e tocar a música. Este minigame baseado em ritmo permite que você use os analógicos para tocar as notas necessárias, além de alguns botões para alterar oitavas e tonalidades. Parece extremamente complexo em sua forma mais elevada, mas isso não é nada comparado ao que Hamaguchi me mostra a seguir, quando ele entra no modo freeplay, onde os jogadores podem tocar o que quiserem no piano usando a mecânica do jogo. Ele então abre um vídeo mostrando uma desenvolvedora tocando uma música japonesa popular no piano, completo com um vídeo de suas mãos. Ver suas mãos voando ao redor do controle DualSense é um espetáculo para ser visto, mas não posso deixar de pensar que assim que Final Fantasy VII Rebirth estiver disponível, os jogadores irão adotar essa mecânica para mostrar suas habilidades. A equipe espera gerar toda uma comunidade dos melhores pianistas do jogo, recriando suas músicas favoritas e publicando-as online.
Com isso, minha demonstração não jogável chegou ao fim e, felizmente, eu também consegui segurar o controle e brincar um pouco. Não foi uma sequência exclusiva, mas me deu uma noção de como é o combate e a exploração em Final Fantasy VII Rebirth.
Demonstração jogável
Meu tempo prático com Final Fantasy VII Rebirth consiste em sequências discutidas na prévia de Marcus Stewart. A primeira sequência apresenta a missão de flashback do Monte Nibel, enquanto a segunda é baseada na exploração em uma área aberta de Junon com uma batalha de chefe no final. Os fãs do original lembram-se bem desta expedição pelas cavernas de Nibelheim, principalmente devido ao quão poderoso é jogar como Sephiroth. Embora ele não se sinta tão dominado em Rebirth como no original, a força que ele exerce ainda é algo para ser visto. Adorei usar Sephiroth e Cloud juntos para realizar habilidades especiais de sinergia. Cada par de personagens no jogo tem um diferente, e isso inclui Cloud e Sephiroth nesta missão predestinada.
Eliminar os inimigos nas cavernas é divertido e bastante simples; o sistema de combate do Remake foi refinado e é ótimo em ação. Adoro usar movimentos baseados em ação para preencher o medidor ATB, que por sua vez preenche o medidor de capacidade de sinergia. Tudo isso funciona em um ecossistema de combate contínuo e adoro como tudo parece fluido em tempo real. Depois de resolver um breve quebra-cabeça ambiental envolvendo aspirar gases da sala, chego a uma batalha de chefe com um Materia Guardian. Esta luta envolvente me permite criar estratégias um pouco mais com o golpe duplo que é Cloud e Sephiroth, usando uma combinação de ataques padrão, habilidades de personagem, Limit Breaks, feitiços mágicos e habilidades de sinergia – sem mencionar as diferentes posturas que os personagens agora podem assumir. A lista de opções é imensa, mas o combate ainda parece simplificado e acessível. Depois que a dupla derruba o Materia Guardian do teto e lança um ataque total contra ele, esta parte da demo termina.
A próxima área começa na natureza aberta de Junon, a oeste de onde a demonstração não jogável aconteceu. Posso ir direto para a batalha do chefe na cidade de Under Junon ou explorar um pouco do mapa aberto. Sem surpresa, decido aproveitar o tempo e ver o que a região tem a oferecer. Eu pressiono R1 para chamar chocobos para minha party – ver Red XIII montado em um chocobo nunca vai envelhecer. Compreendo como parece ser muito mais fácil conseguir um chocobo no Rebirth do que no jogo original. Enquanto exploro, encontro alguns inimigos. Usando a equipe de Cloud, Aerith e Red XIII, derrubo vários inimigos. O estilo de combate de Red XIII depende do uso da mecânica de guarda e do preenchimento de seu Vengeance Gauge, que lhe permite aumentar temporariamente seu poder de ataque e velocidade de esquiva.
À medida que exploro, participo de missões da Intel mundial, que me são dadas por Chadley. As missões fora de Under Junon envolvem pesquisar e derrotar determinados tipos de monstros na área, que aparecem quando chego a um local específico no mapa. Derrubar Orcs, Lobos da Pastagem e outros inimigos na região de Junon antes que o tempo acabe ajuda a progredir na missão secundária.
O fim da minha demo se aproxima, então decido ir direto para a batalha contra o chefe dentro dos limites de Under Junon. Em vez de envolver Priscilla e seu golfinho como no original, a batalha contra o chefe Terror of the Deep (anteriormente conhecida como Bottomswell) serve como a introdução da equipe a Yuffie. A luta em si se desenrola de forma semelhante à versão original da batalha; o monstro progride através de algumas formas e sequências, incluindo algumas em que ele prende irritantemente alguns de seus aliados em orbes de água. Felizmente, os orbes são mais fáceis de eliminar desta vez, pois parecem exigir apenas um feitiço para serem eliminados.
Após a batalha mais prolongada da minha demonstração prática, incluindo uma habilidade de sinergia chamativa com Cloud e Aerith chamada Firework Blade, eu derroto o Terror das Profundezas e minha demonstração chega ao fim. Presumo que, à medida que a história avança, terei algumas travessias relacionadas com golfinhos no futuro próximo do meu grupo, mas, por enquanto, é hora de abandonar o controlador.
Depois do que vi e joguei, mal posso esperar para perder horas e horas em Final Fantasy VII Rebirth. Como alguém que adora Remake, continuar a história de Cloud e seus amigos é imediatamente atraente, mas é a natureza mais aberta deste jogo que chama meu nome. Na verdade, de acordo com Hamaguchi, o conteúdo secundário representa cerca de 80% do conteúdo baseado em exploração, mas mesmo focando apenas no enredo principal, os jogadores ainda podem esperar cerca de 40 horas de jogo. Enquanto isso, aqueles que fazem uma boa quantidade de conteúdo paralelo devem esperar aproximadamente 60 horas de jogo, enquanto os sidequesters mais dedicados podem ultrapassar a marca de 100 horas para seu arquivo salvo.
Final Fantasy VII Rebirth chega ao PlayStation 5 em 29 de fevereiro.
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