Sonic Superstars | Confira nossa review

Sonic Superstars

Sonic Superstars é a mais recente aventura 2D do ouriço-cacheiro mais querido do mundo dos games!

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sonic Team, Arzest
Publicado por: Sega
Gênero: Plataforma
Série: Sonic
Lançamento: 17 de outubro de 2023
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-player, Multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Windows, Xbox One, Xbox Series S|X

 

Após o relançamento para consoles modernos das aventuras 2D do ouriço-cacheiro mais querido dos games, na coletânea Sonic Origins e Origins Plus, a Sega investe em uma aventura 2D inteiramente nova de seu mascote. Mas será que ela é tão competente quanto as aventuras da década de 90?

O que é Superstars?

Sonic Superstars foi originalmente concebido como uma continuação da excelente aventura original em 2D, Sonic Mania, de 2017, mas acabou sendo abandonado. O conceito foi eventualmente revisitado quando o co-criador de Sonic, Naoto Ohshima, manifestou interesse em fazer um novo game em 2D de Sonic. O título acabou quase que inteiramente desenvolvido pela Arzest, empresa de Ohshima, com assistência do Sonic Team. Sonic Superstars é um game do gênero plataforma sidescrolling 2.5D, semelhante aos games do ouriço do Mega Drive, mas com modelos de personagens poligonais,  e apresenta Sonic, Tails, Knuckles e Amy enquanto eles exploram as místicas Ilhas Northstar para derrotar o Dr. Robotnik, que se uniu ao caçador de recompensas Fang e uma garota misteriosa chamada Trip, para ajudá-lo em seus planos.

Robotnik e os novos antagonistas.

Tudo clássico, mas moderno

O Sonic clássico barrigudinho está de volta, com estilo, trazendo tudo o que havia de bom no Mega Drive. Sonic Superstars acaba sendo particularmente emocionante porque reúne Sonic com seu designer de personagem original – Naoto Ohshima, como já dito acima. Com o estúdio Arzest de Ohshima trabalhando conjuntamente com o Sonic Team aqui, o resultado, embora não seja o melhor jogo do Sonic de todos os tempos, acaba sendo certamente um dos melhores.

A proposta do gameplay central é bastante semelhante à do lançamento original de Sonic lá na década de 90. Corra e pule em lindos níveis de plataforma, destruindo robôs para libertar as pobres criaturas da floresta presas dentro deles, depois enfrente uma batalha contra chefes antes de libertar ainda mais animais da prisão no final das fases. O que mudou, porém, é que o sistema de vidas desapareceu. Você pode morrer quantas vezes quiser sem penalidade, o que parece ótimo em teoria, mas na prática torna a morte algo banal e acaba por afetar o desafio oferecido pelo game. Com vidas infinitas, os levels parecem, em certos trechos, imprevisíveis. O fracasso está quase que programado, forçando você a aprender padrões para fazer melhor na próxima vida. Mesmo que a física regular não seja 100% autêntica, Sonic Superstars ainda está mais próximo dos originais do que todas as outras tentativas 2.5D, e isso vale a pena comemorar.

Sonic retorna em uma aventura 2D com modelos poligonais, mas desta vez com uma física satisfatoriamente competente.

O game possui dois grandes atrativos principais em seu gameplay: o uso individual das Esmeraldas do Caos e o multiplayer co-op local para até 4 jogadores. As Esmeraldas do Caos agora são mais do que apenas chaves para desbloquear o Super Sonic. Cada uma confere uma nova habilidade, semelhante às Joias do Infinito da Marvel, como por exemplo: desacelerar o tempo; visão mágica para enxergar itens e passagens secretas; um ataque de preenchimento de tela que envia clones do seu personagem correndo pela tela, destruindo qualquer coisa que possa ser atingida; etc. As esmeraldas podem ser obtidas ao ingressar nas fases bônus especiais, escondidas em fases específicas, onde você persegue a própria joia, só que aqui não há chão. Em vez disso, você balança de um ponto a outro em uma espécie de mecanismo de gancho, tentando chegar perto o suficiente para alcançar a esmeralda. Há também as fases bônus comuns, baseadas nos labirintos giratórios de Sonic the Hedgehog, só que aqui você busca medalhas de ouro que funcionam como moeda para a loja, para adquirir os itens de customização dos personagens do Modo Batalha. Comprar e desbloquear os vários elementos e cores de personalização pode levar semanas. Se comprar todos os itens da loja não faz você querer continuar jogando, o Time Attack talvez te motive a isso. Ele vem com tabelas de classificação online, que são sempre ultracompetitivas nos jogos do Sonic, o que pode servir como um incentivo para os jogadores mais competitivos.

A maior novidade, porém, acaba sendo o modo cooperativo para até quatro jogadores, para todas as fases. Outros games de Sonic para o Mega Drive ofereciam um modo cooperativo na mesma tela, porém, o personagem principal se movia tão rápido que os outros não tinham muita chance de acompanhar a tela. Os mesmos problemas acabam se aplicam aqui, contudo, Sonic Superstars tem uma espécie de solução, onde você é levado para onde quer que o personagem principal esteja, caso fique para trás, e se move na velocidade dele também, o que é um ajuste legal. A tela reduzida para multijogador parece e funciona muito melhor do que a visualização do singleplayer, pois você pode ver mais do que está por vir antecipadamente, conferindo um tempo de reação maior. Sonic Superstars pode acabar sendo muito divertido com os amigos, mesmo que a ação multijogador pareça uma bagunça completa para quem esteja apenas assistindo.

No Modo Batalha você faz uso dos personagens customizados com itens obtidos da loja.

Há também um Modo Batalha, que possui variantes online e offline. À primeira vista, pode até lembrar Super Smash Bros, mas não funciona da mesma maneira. Em vez disso, ocorrem partidas de etapas curtas que exigem que você compita para chegar ao topo da tabela após três rodadas, coletando o maior número de estrelas, sobrevivendo por mais tempo enquanto as plataformas desaparecem ou correndo até a linha de chegada. Com até oito jogadores, deve ser mais divertido, pois jogar sozinho contra o computador se torna um pouco fácil quando você se familiariza com os controles.

Aspectos visuais e sonoros

Há muitos elementos de cenário interativos e uma ênfase em bumpers de pinball, que sempre foi uma das melhores coisas dos jogos do Sonic dos anos 90. A qualidade do cenário de fundo varia, às vezes são absolutamente impressionantes e satisfatórios, como o suntuoso primeiro nível e os voxels absolutamente encantadores da Cyber Station, e às vezes a qualidade acaba sendo um pouco inferior, com um level design mais simples e visuais mais pobres.

A música é forte, com o retorno de Jun Senoue (que inclusive marcou presença na BGS 2023), embora as melodias não sejam tão humildes quanto as da era 16 bits. Os fãs mais velhos são bem supridos em geral, já que há muitas referências ao passado de Sonic e até mesmo a games da Sega antes dele.

Sonic Superstars: Vale a pena?

Embora existam algumas frustrações e um ar inconsistente de qualidade nas suas 12 zonas, Sonic Superstars é um jogo muito bom, fiel aos clássicos originais de sidescrolling, ao mesmo tempo que atende muito bem aos gostos modernos e é fundamentalmente bem produzido, repleto de coisas para fazer e modos de jogo. Superstars é como uma versão moderna dos clássicos do Genesis, para bem ou para mal. O gameplay cooperativo para quatro jogadores na mesma tela funciona surpreendentemente bem, e os novos poderes conferidos pelas Esmeraldas do Caos mantêm as coisas atualizadas. Embora não seja tão bom quanto Sonic Mania, e não possua o nível de design magistral deste, Sonic Superstars é uma nova versão da ação clássica do Sonic em 2D.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Sega para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.