Sonic Origins | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sonic Team
Publicado por: Sega
Gênero:Plataforma
Série: Sonic
Lançamento: 23 de junho de 2022
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-player, Multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Windows, Xbox One, Xbox Series S|X

Concebido como uma forma de aproveitar a hype e o sucesso do filme do ouriço azul lançado em 2020, na intenção de facilitar o acesso do público mais jovem em consoles atuais, Sonic Origins trata-se de uma remasterização dos 4 primeiros games de plataforma 2D lançados para Mega Drive/Genesis (1, 2 e 3 & Knuckles) e Mega CD/Sega CD (Sonic CD). Os remasters de Sonic the Hedgehog, Sonic 2 e Sonic CD são baseados nos remakes feitos no Retro Engine lançados entre 2011 e 2013. Christian Whitehead, criador do Retro Engine, o atualizou para permitir que os remakes rodassem em uma compilação. O estúdio Headcannon, que trabalhou nos remakes do Retro Engine e Sonic Mania, desenvolveram a remasterização de Origins de Sonic 3 & Knuckles. Como forma de celebrar o 31º aniversário da série, foi lançado assim Sonic Origins.

Sobre a Coletânea

A coletânea possui duas versões para cada jogo do pacote: um “modo clássico”, que apresenta o game exatamente como era na época, com aspect ratio em 4:3; já um modo modernizado, batizado de “modo de aniversário” apresenta o game em formato widescreen, não conta vidas e permite que Sonic use o “drop dash”, introduzido no aclamado Sonic Mania. No modo aniversário, há também moedas coletáveis, onde ficariam as vidas extras originalmente, também oferecidas como recompensas no modo Missão.
O jogador é livre para jogar os títulos em sua ordem de preferência, inclusive podendo interromper o progresso de cada um deles e iniciar outro game, retornando ao anterior a qualquer momento. Uma adição interessante aos títulos são cenas animadas em cada game, que dão uma contextualizada à história.
Visualmente falando, a interface de toda a coletânea é bastante bonita, e agradável, com uma estética homogênea com os games antigos do personagem. Uma crítica aqui que fica é para a versão Deluxe, que acrescenta algumas perfumarias, tais como: adição de personagens dinâmicos extras no menu e no player de músicas, fundos de tela tematizados para a proporção 4:3; nível difícil nas missões e músicas extras remasterizadas, que podiam estar presentes em uma versão única, não havendo necessidade de cobrar por esse conteúdo adicional. Um comparativo de cada versão (base, deluxe ou pacotes isolados de DLC) pode ser visto na imagem abaixo (em inglês):

Gameplay e Aprimoramentos

Como já mencionado acima, neste pacote comemorativo, temos quatro games clássicos do ouriço (Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic CD e Sonic 3 & Knuckles) em suas melhores formas possíveis, sem lags, em versão widescreen, e até mesmo com novos recursos, como a opção de jogar com Tails e Knuckles, em todos os games, desde o início (exceto Knuckles, que não é possível selecionar em Sonic CD), mas ainda assim é uma ótima forma de aumentar o fator replay da coletânea. O gameplay de cada jogo presente permanece inalterado.

Modos de Jogo

Como modos extras também temos: Boss Rush, com confronto direto com os chefes; modo de espelho, para jogar o game inteiro da direita para a esquerda, com inversão dos cenários; um modo missão, com 60 desafios adicionais (15 desafios para cada um dos 04 jogos); e um modo história para quem quiser jogar os games em ordem cronológica, inclusive com contagem de progresso.
No modo Museu há várias imagens, músicas e vídeos a serem destravados, seja jogando quanto gastando as moedas obtidas. Apesar de a coletânea ser restrita a 4 games, no modo museu também há conteúdo de outros games da franquia, como Sonic 3D Blast e Knuckles: Chaotix, assim como as músicas que contam até mesmo com remixes de Super Smash Bros. Brawl e Sonic Generations. É interessante notar a inclusão dos manuais originais de cada game e de alguns dos games ausentes na coletânea também, algo feito com bastante carinho e até mesmo visto como uma forma de preservação e divulgação do legado do personagem. O game também conta como rankings mundiais, para aqueles que buscam a melhor classificação possível no desempenho das fases e uma disputa com os amigos.

Who’s bad?

Sobre a parte sonora, uma parte da trilha sonora de Sonic 3 foi substituída por rearranjos de Jun Senoue, após especulações de problemas de licenciamento decorrentes do envolvimento de Michael Jackson com Sonic 3. Como a Sega não pôde usar a trilha sonora em Origins, o compositor do Sonic Team, Jun Senoue, reorganizou várias faixas, originalmente escritas para Sonic 3 antes do envolvimento de Jackson, já apresentadas anteriormente na coleção Sonic & Knuckles de 1997 para Windows. Como exemplo: as trilhas das fases Carnival Night Zone, IceCap Zone e Launch Base Zone não são as mesmas do jogo de Mega Drive, mas sim as mesmas versões de quando o título foi lançado para PC nos anos 90.

Sonic Origins: Vale a pena?

Sonic Origins é uma coletânea bastante digna para quem busca conhecer os games que deram origem à fama do ouriço, porém o ponto mais criticado fica sendo o preço. Um preço bastante elevado para quatro games requentados direto dos anos 90, em que a situação fica um pouco pior, se visto que 3 desses 4 games (Sonic 1, 2 e CD, excetuando-se aqui Sonic 3 & Knuckles), já existem nos celulares há muito tempo e de graça (com anúncios), em suas versões “remasterizadas”, em 16:9. Se os demais games 2D, como os de Game Boy Advance ou Game Gear, ou alguns games 3D, como a série Adventure e/ou o game Generations, fossem incluídos, honrariam o custo x benefício do pacote. Em termos de qualidade, nada fica a desejar, sendo uma ótima forma de conhecer/reviver os games clássicos do ouriço cacheiro. Para os fãs da franquia ou aqueles ainda no hype da sequência do filme lançada meses atrás irão se agradar bastante. Caso não se encaixe num dos grupos citados, fica a recomendação de aguardar alguma promoção futura.