Velocidade Máxima foi um dos filmes que lançou a carreira de Keanu Reeves. Curiosamente, ele quase foi Um Tira na Pesada 3 e seria estrelado por Eddie Murphy.
Don Granger, ex-vice-presidente de produção da Paramount, e Mark Gordon, produtor de Velocidade Máxima, participaram do podcast 50 MPH (via CBR), onde falaram sobre a origem do grande sucesso de 1994 sobre uma bomba em um ônibus.
Granger defendeu o roteiro de Velocidade Máxima quando a Paramount inicialmente deu sinal verde para o filme no início dos anos 1990.
À medida que os executivos da Paramount começaram a ter dúvidas sobre o interesse do público em um filme de longa duração ambientado em um ônibus, Granger fez uma última proposta – transformar a obra na próxima aventura de Axel Foley.
“Eu realmente queria tentar fazer o filme, e meu último recurso foi apresentá-lo em um almoço com nosso presidente como um possível roteiro para Um Tira da Pesada 3”, disse Granger.
“Eu consegui cerca de 15 minutos de atenção antes que fosse descartado, porque na época o mandato era encontrar um ‘Um Tira da Pesada 3’, então eu disse: ‘Vamos colocar Axel Foley no ônibus’. Foi um lance desesperado, cara. Acredito que teria sido um filme melhor do que o que acabamos tendo em Um Tira da Pesada 3, mas foi meu último lance desesperado”.
O produtor Gordon lembrou de como a Paramount achava que Velocidade Máxima era “uma ideia meio boba”, pois seguia um detetive da equipe de bombas da LAPD (Reeves) que precisava salvar os passageiros de um ônibus armado por um louco (Dennis Hopper) que explodiria se o ônibus caísse abaixo de certa velociade.
A ideia de Murphy falando rápido para se livrar de uma situação com bomba parecia interessante no papel. Eventualmente, a Paramount vendeu o roteiro para a 20th Century Fox, que fez o filme com Jan De Bont, diretor de fotografia de Duro de Matar, em sua estreia como diretor.
Lançado no verão de 1994, Velocidade Máxima foi um sucesso estrondoso, arrecadando US$354 milhões mundialmente e tornando Keanu Reeves e Sandra Bullock grandes estrelas.
Enquanto isso, Um Tira da Pesada 3 foi feito com uma premissa ambientada em um parque de diversões e acabou sendo um fracasso poucas semanas antes do lançamento de Velocidade Máxima.