Fervo | Confira nossa crítica

Fervo-Confira-nossa-crítica-imagem-capa

Fervo é o novo filme brasileiro que vai te garantir risadas e reflexões. A produção que mescla comédia com toques de filmes de terror conta com momentos icônicos e marcantes. A história que poderia ser mais ridicularizada consegue trabalhar muito bem com os diferentes temas presentes em sua narrativa.

Fervo | Teoria Geek - Confira nossa crítica
Ficha Técnica
Título: Fervo
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Felipe Joffily
Estreia: 19/01/2023
Duração: 1 hora e 35 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia, sobrenatural 
País de Origem: Brasil
Sinopse: Leo e Marina se mudam para uma casa nova afastada da cidade. Mas a casa tem um estilo próprio e quando coisas estranhas começam a acontecer o casamento dos dois que já não ia bem acaba piorando. Assim, Leo tem que lidar com uma crise no casamento e as assombrações da casa.

 

O Começo

O filme já começa com uma música maravilhosa, Fixação do Kid Abelha embala uma discussão de um casal no carro a caminho da nova casa. Marina (Georgiana Góes) está brava compra que Leo (Felipe Abib) fez. A mulher acha que foi uma péssima compra. Mas Leo insiste em dizer que foi ótimo, afinal, a casa ficou fechada por anos e a dona decidiu vender por uma pechincha (nada para se desconfiar, né?).

O local que fica um tanto afastado da cidade do Rio de Janeiro já começa com uma garagem toda diferente. Mas aos poucos é possível ver que a casa é toda diferentona. Inclusive, a enorme palavra Fervo com algumas luzes pendurada bem em cima do que é uma espécie de bar. Os espelhos em excesso, a casa toda de vidro. É bem perceptível que a casa na verdade era um ambiente próprio para festas.

Leo (Felipe Abib) e Marina (Georgiana Góes)
(Reprodução/Disney)

Marina continua revoltada com a situação, vai ter que ajeitar a casa inteira, mas trabalha com isso, então é uma boa oportunidade. Seu casamento com Leo também não vai muito bem, o que colabora ainda mais para a irritação dela com o marido na atitude de comprar a casa. Mas coisas estranhas começam a acontecer, de repente a luz acaba e nenhum dos dois sabe dizer o que foi.

Estranhezas

Marina decide sair para comprar algumas coisas, incluindo tintas coloridas que Leo pediu. Na loja, uma senhora a atende e fala alguns fatos sobre a casa nova de Marina, mas quando a mulher volta para o balcão a senhora sumiu. Marina estranha, mas volta para casa e começa os trabalhos.

Enquanto isso, Leo tem uma experiência para lá de estranha com o celular. O homem que está fazendo pesquisa de voz para encontrar alguém que resolva o problema da luz começa a receber sugestões bem diferentes como resultados de pesquisa. Até que vai parar em um site de romance gay e seu celular começa a falar coisas bem duvidosas.

Assustado, o homem grita pela mulher e corre até onde ela está. Mas quando Marina vira para trás vê que todas as tintas foram jogadas aleatoriamente em uma “parede” da casa. A mulher se irrita e culpa Leo por isso. Os dois só não esperavam que os responsáveis pelas pegadinhas fosse um trio de fantasmas que morreu há 20 de anos sem nem saber como. Assim, o filme segue mostrando mais da história do casal vivo e do trio do além com suas pegadinhas.

Pontos Positivos

Fervo conta com mais de um momento marcante em seu enredo, ressalto aqui o momento Kelly Key que é simplesmente maravilhoso. E falando em musicalidade, apesar de ter poucas músicas em sua trilha sonora, elas são tão marcantes e se encaixam nos momentos certos do filme que fica incrível. Mas o trabalho de sonorização em si também é muito bom.

A ambientação não fica para trás, apesar de ser uma produção que apresenta poucos locais diferentes é bom da mesma forma. A caracterização dos personagens também é ótima, mostrando um pouco de cada um no seu jeito de se vestir. Os diálogos entre eles são muito legais e mostram conversas próximas da realidade.

Fervo conta com mais de um momento marcante em seu enredo, ressalto aqui o momento Kelly Key que é simplesmente maravilhoso
(Reprodução/Disney)

Falando em personagens, a interação entre eles é muito bacana de se ver. Como vai sendo construído um vínculo, todo o processo dos fantasmas darem uma chance para Leo e de Leo tentar ajuda-los, é tudo feito de maneira bem pensada. Cada personagem acaba tendo seu momento de tela e isso também é muito legal de se ver.

Reflexões

O trio de fantasmas que é composto por Gabriel Godoy, Rita Von Hunty e Renata Gaspar apresenta muitas reflexões. Primeiramente, ao redor do motivo do porque eles estão naquele local até os dias atuais, todas as coisas que deixaram para trás é algo que vive os assombrando. E graças a serem fantasmas, existe toda uma narrativa a respeito do pós vida que poderia ter sido feita de maneira ridicularizada, apenas para gerar mais risadas. Mas não é o que acontece. Na verdade, o foco nisso acaba sendo bem positivo.

Outro fator que gera reflexão são as relações familiares, tanto dos vivos, com foco nos pais de Leo, quanto dos mortos. Cada um com sua própria história e arrependimentos. Rita Von Hunty que vive a drag queen Mo Nanji Manhattan vem para gerar uma reflexão sobre a questão mais queer. Mostrando a relação que tem com os pais e como o pai via o filho. O filme trata com cuidado os temas que propõe.

Curiosidade

Fervo é baseado em um filme francês chamado Poltergay que conta a história de um casal que se muda para uma casa que foi uma boate gay nos anos 70. O casal passa a ser assombrado por cinco gays que adoram balada.

Opinião

Fervo é um filme super divertido que consegue mesclar seus momentos de suspense e até alguns sustos com momentos hilários repletos de risadas. Mas ele não é só isso, a produção também conta com momentos de seriedade, dor e muita reflexão. Diria que a mensagem principal do filme é fazer as coisas antes que seja tarde e isso é algo que serve para a maioria das pessoas.

A produção brasileira consegue aquecer corações com ótimos personagens e relações interessantes. Paulo Vieira faz uma participação maravilhosa e consegue roubar a cena em mais de um momento, principalmente no final do filme. Fervo é um filme que vale a pena ser assistido, principalmente em família.

 

E você, já assistiu? Conta aí o que achou e para mais produções como essa é só clicar aqui.