BGS22 | Testamos o ZERO Sievert

Imagine só ter a ideia de criar um jogo sozinho, e ir lá e fazer acontecer?

ZERO Sievert é um desses jogos onde um único desenvolvedor teve uma ideia pra lá de interessante e correu atrás pra transformar em realidade. Tudo começou como um projeto no Kickstarter que deveria acumular 8 mil dólares, e acabou acumulando 20 mil!

“Desde criança, sempre tive uma paixão por videogames e, à medida que cresci, minha paixão por criá-los também aumentou. ZERO Sievert nasceu como um projeto pessoal inspirado na série de jogos STALKER” – CABO Studio

Quando ele conseguiu comprar o jogo, ele abriu o ZERO Sievert para a comunidade testar e ter esse feedback honesto para descobrir e corrigir todos os bugs. O intuito também era descobrir se a pessoa gostava, e se sim, ajudar a apoiar o projeto. O resultado do investimento deixou bem claro a opinião dos jogadores.

O hobby virou um trabalho real

Então ano passado (2021), a publicadora Modern Wolf, fez um acordo com a CABO Studio e começou a colocar o jogo em eventos e festivais. Inclusive no mês de agosto ele participou do Steam Survivor Fest e ganhou o 2º lugar de jogo mais baixado.

ZERO Sievert como você deve imaginar, é do gênero de sobrevivência e shooter top-down. Ele é aquele jogo onde o jogador precisará fazer incursões para poder adquirir munições, armamentos, comida e diversos outros suprimentos que devem ser levados de volta a base. Inclusive a base pode ser montada do jeito que quiser, e todo o jogo em si é muito customizável.

ZERO Sievert on Steam
Quem não ama pegar uns espólios?

Quanto a dificuldade, por ser um jogo de sobrevivência, ele tem um certo desafio. Então não adianta querer bancar o Rambo que você se dará mal, é preciso antes se preparar para os confrontos mais perigosos.

Onde encontrar ZERO Sievert na BGS?

Lá na BGS22, conseguimos achar o ZERO Sievert no estande da Opera GX, ao lado da Kingston. Na gameplay disponibilizada você consegue ter todo um vislumbre do início do jogo e tentar progredir o máximo possível. Mas vá preparado, porque a morte deve ser certa nas primeiras tentativas.


Primeiras Impressões

O shooter top-down tem uma jogabilidade viciante que fará você tentar por diversas vezes ser melhor a cada nova campanha. A propósito, os mapas são gerados proceduralmente, ou seja, temos um novo mapa, sempre que pegamos o trem e partimos para os ambientes hostis.

Eu tive uma ótima experiência com o jogo, e fiquei na dúvida se foi por conta da ótima trilha sonora que deixa você entrar no clima daquele mundo Pós-Apocalipse, ou ainda, se a qualidade da arte em pixel que tenha me cativado por conseguir manter o interesse pela exploração. É possível investigar até mesmo interior das casas e descobrir itens preciosos que poderão ser negociados com o vendedor na base, fora quando você não encontra até mesmo uma arma melhor, sem a necessidade então de comprá-la. É muito recompensador.

zero-sievert-na-bgs-Ígara-jogando-e-Renato-instruindo
Aqui no Brasil, a agência Masamune que está cuidando do ZERO Sievert. Na divulgação e primeiros passos do jogador, contamos com o próprio Renato Almeida.

Consegui completar uma missão e meia, e obviamente, morri muito! Mas a vontade foi continuar tentando, pra customizar minhas armas e conhecer mais sobre a narrativa conversando com os NPCs – mesmo que a realidade seja que no desespero, e pra não correr riscos, eu mate todos.

Os confrontos envolvem outros humanos que podem ser inicialmente amistosos ou não, mas não é incomum achar animais ou criaturas sinistras. A princípio, é bom matar apenas os coelhinhos, e prestar atenção se não há nenhuma criatura nos arredores para escutar o barulho e vir atrás de você.

Menu de ZERO Sievert
Aqui está um vislumbre da sua mochila no lado esquerdo, seu equipamento na parte central e no final, o que foi encontrado numa caixa de ferramentas.

Itens de cura são muito importantes, pois além de perder parte da sua vida, pode ocorrer sangramentos que só podem ser cessados com bandagens. Além de tudo, cuidados com a radiação e necessidades fisiológicos do protagonista também precisam ser administradas. Definitivamente é um jogo inteligente, que amantes de Survivors devem esperimentar.

Certamente vale dar um pulo no estande da Opera GX, conhecer o ZERO Sievert e já adicioná-lo na sua wishlist do Steam. Seu lançamento está marcado para 22 de novembro de 2022.


Não nos abandone ainda, tem muita coisa legal acontecendo, dê uma olhada aqui.