5 Filmes com mulheres cientistas

5-Filmes-com-mulheres-cientistas-imagem-capa

Hoje, 11, é comemorado o Dia das Mulheres e Meninas na ciência. A celebração data acontece desde 2015 graças a Assembleia das Nações Unidas e é celebrada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e Unesco, as mulheres são cerca de 30% nas ciências. Um valor considerado baixo.

Para homenagear essas meninas e mulheres da área, e também para que a data não passe em branco, eu trouxe cinco dicas de filmes com mulheres na ciência.

Estrelas Além do Tempo

O filme que tem base em acontecimentos reais estreou em 2017 e se passa durante a corrida espacial da Guerra Fria. Além de mostrar toda a luta que era para mulheres naquela época, a produção mostra como ainda era pior para pessoas negras que ainda tinham que lidar com o racismo. Estrelas Além do Tempo é um filme que consegue gerar reflexão e tem personagens incríveis em seu enredo.

O formado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe é incrível. A produção consegue entreter e mostrar como mulheres também podem ir para essa área e ser tão boas quanto qualquer outra pessoa. A ambientação e caracterização é muito boa. O filme é incrível e vale a pena ser assistido, não só nessa data, mas em qualquer outra devido ao peso que carrega e todas as reflexões que consegue trazer.

Operação Big Hero

A animação lançada em 2014 é maravilhosa e conta com bastante representatividade. Honey Lemon e GoGo Tomago são as duas cientistas da produção. Ambas são incríveis e tem talentos e áreas próprias em que focam suas pesquisas, mas são de jeito completamente distintos. É interessante ver como as personalidades têm diferenças gritantes, pois em muitas produções não tem muita variação nas personalidades femininas.

Além disso, mesmo que ambas não sejam as protagonistas elas conseguem ter seus momentos de tela e fisgar o público. Operação Big Hero é um filme que pode ser assistido com toda família, com cenários e uma trilha sonora maravilhosa, o filme fisga a atenção e conquista o interesse do público. A animação conquista o público com uma história maravilhosa e personagens carismáticos.

Radioactive

O filme de 2019 conta a história real de Marie Currie vivida por Rosamund Pike, uma cientista conhecida mundialmente por descobrir dois elementos da tabela periódica. A produção foca muito bem nas dificuldades enfrentadas pela pesquisadora, principalmente relacionadas ao meio acadêmico. Existe também um foco grande na vida pessoal dela e em julgamentos que ela sofreu por ter certas atitudes e comportamentos.

Apesar de se passar nos anos em que Marie Currie viveu, Radioactive consegue fazer links com criações e acontecimentos não tão antigos que geram ainda mais reflexão. O filme consegue envolver o espectador mesmo em seus momentos mais parados. A narrativa é muito fluída e a produção é muito interessante de se assistir. Tanto para quem gosta da cientista como quem não teve muito contato o filme é uma ótima pedida.

Jurassic Park

O primeiro filme foi o início de uma franquia bem sucedida e estreou em 1993 e tem uma cientista maravilhosa em seu enredo. Ellie Sattler (Laura Dern) tem uma personalidade empática e atenta. Apesar de ser bem importante e participativa no primeiro filme da franquia, ela não faz grandes participações nos demais.

Jurassic Park é uma produção que vale a pena, mesmo depois de tantos anos e com efeitos não tão bons. O filme prende a atenção do público e tem um enredo muito legal e também inovador (levando em consideração a época em que se passa). Ellie Sattler rouba a cena em vários momentos e é extremamente necessária, apesar do filme ainda cometer alguns erros em sua representação, ela ainda é uma personagem incrível.

Laura Dern como a cientista Ellie Sattler

Interestelar

Esse é um filme considerado uma das melhores produções do gênero já feitas. Interestelar conta com mulheres incríveis em seu enredo. Inicialmente, temos Amelia Brand (Anne Hathaway) como uma cientista que vai para o espaço. Mas o filme também mostra outra cientista no seu decorrer, Murphy Cooper (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) se torna uma pesquisadora bem conhecida e importante na trama.

O filme apresenta uma temática interessante com uma narrativa e desenvolvimento bons. Apesar de nenhuma das duas cientistas serem protagonistas, ela tem seus próprios momentos de tela e conseguem até gerar apego. A produção é uma ótima pedida para quem já gosta de filmes com a temática, mas mesmo que não seja o caso é interessante de se assistir.

Gostou? Qual sua cientista preferida? Conta aí nos comentários. E para mais produções como essa é só clicar aqui.