Yudi Tamashiro, antigo apresentador do SBT, comenta à Betway sobre sucesso no mundo dos eSports
O nome do apresentador Yudi Tamashiro está na cabeça de muitas pessoas pelo trabalho que fez no SBT entre 2005 e 2012, época em que liderou o programa Bom Dia & Companhia. Atualmente, o artista mudou de área e tem focado totalmente no mundo dos eSports, uma escolha que se mostrou acertada. Em entrevista recente, ele comentou sobre essa transição e como conseguiu fazer sucesso como apresentador das competições oficiais de jogos eletrônicos. Um mercado com grande potencial no Brasil, e que não para de crescer.
A entrevista de Yudi foi exclusiva para o blog Betway Insider, e abordou praticamente a transmissão dele da TV para o universo dos eSports. Ele contou que o começo não foi fácil, pois era um mercado ainda fraco e sem grandes perspectivas. Apesar de ter muitos jogadores brasileiros, quase nenhum era profissional e tinha uma carreira consolidada. A falta de eventos e competições nacionais era outro problema no caminho, mas Yudi acreditava que isso iria mudar com o tempo. Uma visão correta, pois os eSports logo conseguiram espaço na mídia e dominaram o Brasil.
Segundo dados da NewZoo, atualmente existem mais de 21 milhões de brasileiros acompanhando as competições envolvendo os jogos eletrônicos. Isso significa que o país continua em terceiro no ranking de espectadores, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Ou seja, Yudi fez a escolha correta no início da carreira e agora colhe os frutos disso. Ele saiu do SBT para trabalhar na Ubisoft Brasil, onde é apresentador de programas e competições envolvendo os eSports. A produtora de games norte-americana possui uma forte presença por aqui, o que é ainda mais positivo para o apresentador.
Na conversa com os jornalistas da Betway, site de esports bets, Yudi explicou que muitas pessoas ainda não enxergam os games como algo profissional, e o objetivo principal é mudar isso. Ele afirmou ser divertido ver um mercado com tanto potencial crescendo, e que as pessoas precisam enxergar os eSports como algo do futuro e importante. Uma opinião que faz todo sentido, pois estamos falando de um setor que movimentou quase US$ 200 bilhões em todo o mundo em 2021.
Perfil dos gamers no Brasil
A presença de um antigo apresentador do SBT no mundo dos eSports já mostra muito do perfil dos gamers no Brasil. É um público variado, onde a representação é equilibrada entre homens e mulheres. Segundo a Pesquisa Game Brasil, por exemplo, se olharmos apenas para os smartphones, cerca de 62,2% dos brasileiros que jogam são do público feminino. Enquanto isso, nos consoles e nos computadores, os homens dominam com 61,9% e 59,6%, respectivamente. Ou seja, existe espaço para todo mundo.
Um ponto que mais chama a atenção é o crescimento acentuado que aconteceu nos últimos cinco anos. Hoje, uma boa parte da população com acesso à internet, cerca de 80%, gasta algum tempo com os jogos eletrônicos. Isso acaba impulsionando os eSports, pois é uma maneira de alguns fãs de games encontrarem uma carreira profissional estável e lucrativa. Entretanto, isso não é uma tarefa fácil, pois o investimento brasileiro nesse setor ainda é baixo para o potencial que existe por aqui.
Mais apoio
Algumas iniciativas, como foi com Yudi Tamashiro, são bem-vindas para fazer a cultura dos eSports crescer por aqui. Um mercado com tanto potencial não pode ficar sem investimento nas organizações brasileiras. As empresas precisam notar esse crescimento, assim como a população também. Os games deixaram de ser apenas um entretenimento digital, e hoje fazem parte de uma indústria bilionária que gera emprego e receita para o país.
Tudo na internet gera desconfiança, e é normal que os games demorem algum tempo para ganharem mais espaço. Porém, o Brasil precisa correr para não ficar para trás, pois alguns países, como a Dinamarca, a Suécia e a Alemanha, já estão lucrando com o sucesso dos eSports.
A entrevista de Yudi mostra como algumas pessoas conseguiram enxergar o potencial dos jogos eletrônicos antes. O apresentador teve paciência e viu o mercado abrindo novas possibilidades, e atualmente não faltam eventos, competições e feiras nacionais. O antigo funcionário do SBT agora é uma referência no assunto, e está sempre marcando presença em todos esses eventos dedicados aos eSports.