Durante a madrugada do dia 19 de setembro de 2023, ocorre o que se torna o maior vazamento da história do Xbox! Documentos confidenciais da Microsoft foram tornados públicos pela gigante de Redmond, que anexou por engano arquivos com seu Roadmap planejado para o Xbox até 2030, ano em que a mesma espera se tornar líder no mercado de jogos!
Entre os muitos dados vazados, estão o planejamento da Microsoft de expandir o Xbox como ecossistema, tendo os consoles como centro do mesmo. Dentro deste ecossistema, ficou claro o desejo da Microsoft de criar e utilizar processamento híbrido, onde maquia e nuvem trabalham juntas, e de lançar novos dispositivos focados em Cloud, como um aparelho “TV Box” patenteado e um console portátil híbrido, comparável com o Nintendo Switch e Steam Deck!
Pouco se sabe sobre esses produtos, apenas que estão nos planos, juntamente a uma nova lineup de controles, além de novos consoles, que devem ser lançados em 2024 como uma revisão de hardware, ainda antes do final da geração, que está prevista para terminar em 2028!
Entre esses consoles, está o “BROOKLIN” um novo Xbox Series X totalmente digital e cilíndrico, visando ser lançado pelo preço de 499 dólares. O console visa entregar a mesma potência do atual Series X tendo, porém, melhorias no armazenamento interno que será de 2TB, o dobro do modelo atual. Além disso, está previsto também mais uma porta USB-C, Bluetooth 5.2 e WI-FI 6E para melhor conexão.
Uma revisão para o Xbox Series S com o codinome “ELLEWOOD” também está planejada, com o preço previsto de 299 dólares. O mesmo terá 1TB de armazenamento e as mesmas melhorias no WI-FI e Bluetooth. Ambos os consoles terão forte foco no uso de material reciclado e menor consumo de energia.
Juntamente a nova lineup de consoles, que pretendem substituir os atuais modelos de Xbox, foi revelado também um novo controle que virá na caixa com os novos consoles, e será vendido separadamente pelo valor previsto de 70 dólares.
O novo controle, com o nome de “Sebile” tem fortes inspirações no DualSence, levando em conta também o feedback dos jogadores. Entre as novidades do controle estão melhor conexão Bluetooth 5.2 e Xbox Wireless 2, conexão direta com a cloud para menor latência, vibração detalhada com Haptic Feedback, pequenas saídas de som, giroscópio, botões mais silenciosos e uma bateria interna que já virá com o controle, mas que poderá ser removida de maneira modular, possibilitando também o uso das já conhecidas pilhas.
O “Sebile” também manterá a mesma ergonomia dos controles atuais, além do mesmo layout e conexão com todos os aparelhos Xbox One, Xbox Series, PC e Celulares!
Além das questões de Hardware, foram vazadas também diversas informações sobre jogos planejados da ZeniMax, tendo nomes como Indiana Jones, um remaster de Fallout 3 e TES 4 Oblivion, um novo jogo da saga DOOM, Dishonored 3, uma continuação de Ghostwire Tokyo além de projetos sem nome e um novo jogo licenciado.
Fora isso, à também diversos e-mails da Microsoft considerando diversas compras, entre elas a Warner, Valve e Nintendo, além de dados sobre os consoles atuais e os objetivos da Microsoft com a aquisição da Activision Blizzard como o crescimento do Game Pass com a adição de jogos, uso do domínio em marketing da Activision para auxiliar nas vendas do ecossistema Xbox, e o desejo de realizar uma fusão entre a Microsoft Store do PC, Xbox Store do console e Battle.NET da Activision para criar uma nova loja universal para PC, consoles e celulares, que seria responsável pelas vendas em todos os aparelhos de todo o ecossistema planejado para o Xbox!