X-Men ’97 | Confira nossa crítica

Para quem viveu a infância nos saudosos anos 90, é impossível não se emocionar com essa verdadeira obra prima em forma de animação.

Ficha Técnica
Título: X-Men ’97
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Beau DeMayo
Estreia: 2024
Duração: 10 episódios
Classificação: 14 anos
Gênero: Ficção científica, Animação, Super-heróis, Ação e aventura
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: “X-Men ’97” revisita a era icónica dos anos 90, quando os X-Men, um grupo de mutantes que usam os seus dons extraordinários para proteger um mundo que os odeia e teme, são desafiados como nunca antes, forçados a enfrentar um novo futuro perigoso e inesperado.

 

Nostalgia Aprimorada

Os mutantes que marcaram toda uma geração nos quadrinhos, TV e cinema, estão de volta! Dando, enfim, sequência à sua obra mais notória. Com os X-Men, após perder o Professor Charles Xavier, tencionando continuar o legado do amado líder.

Entretanto, conforme desejo expresso no testamento, tanto o comando do grupo quanto os bens dele passam surpreendentemente para o vilão Magneto. Amigo de longa data do docente, mesmo empregando métodos deveras distintos no trato com os problemas inerentes aos humanos comuns.

Decisão a qual coloca Cyclope e os demais na mira do acalorado debate político, tornando-os também alvos de diversos grupos extremistas. O que traz à tona aquele clima beligerante do desenho original, tão delicioso de saborear, agora apimentado com questões muito mais intensas.

Embates Eletrizantes

Diferente de outras épocas, onde havia enrolação para gerar um número maior de episódios, agora a história apresenta emoção e conflagrações épicas do início ao fim. Proporcionando, assim, cenas absolutamente espetaculares!

O que falar do primeiro confronto dos heróis contra as temíveis Sentinelas, encerrado numa participação digna de aplausos da sempre magistral Tempestade? Ou do genocídio promovido em Genosha, paraíso mutante recém reconhecido pela ONU?

Isso sem citar o arco derradeiro, botando frente a frente os mais pujantes representantes da raça! Algo tão grandioso, que até outros personagens famosos do universo Marvel dão as caras ao longo do seu desenrolar.

Futuro Apocalíptico

No final, depois de um extraordinário conflito espacial, mocinhos e antagonistas desaparecem por completo. Passando a impressão às pessoas comuns, de ter sido esse o destino definitivo dos dois lados! Contudo, acrescentando viagem temporal ao já maravilhoso roteiro da série, vemos o surgimento do maior de todos os inimigos no cenário: o milenar Apocalipse.

Mexer com uma franquia consagrada, é costumeiramente um barril de pólvora. Pois se não acertar em cheio a mão, será massacrado pelos fãs apaixonados! Todavia, os responsáveis por X-Men ’97 foram, sem dúvida, muito felizes nas escolhas tomadas. Trabalho impecável!

As pequenas mudanças no design dos personagens, que geraram burburinhos antes do lançamento, foram suplantadas pela trama absurdamente bem escrita, a trilha sonora fantástica e o respeito à valiosa essência da produção. Tendo até mesmo a nova dublagem, sem boa parte das vozes clássicas, pouco impacto negativo na experiência.

Portanto, agradando aficionados antigos e novos, essa estupenda animação abre as portas para o retorno triunfal da elite do Universo Marvel ao seu merecido protagonismo. Já prometendo inclusive outras temporadas, tão ou mais brilhantes do que a primeira.

 

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: