Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Wonka | Confira nossa crítica

O passado de Willy Wonka vem à tona em um belo e lúdico musical, contando sua origem, e acrescentando magia extra ao clássico, com Thimotée Chalamet no papel do jovem Willie Wonka.

Ficha Técnica
Título: Wonka
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Paul king
Estreia: 07 de dezembro de 2023
Duração: 1h 57min
Classificação: 10 anos
Gênero: Aventura, Fantasia, Comédia, Musical
País de Origem: EUA
Sinopse: Wonka é uma comédia musical baseada no clássico livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, do autor britânico Roald Dahl. O filme mostra as origens da história do jovem Willy Wonka (interpretado por Timothée Chalamet), que apareceu nos cinemas pela primeira vez na produção de 1971 e, mais tarde, ganhou um remake estrelado por Johnny Depp em 2005. Antes de se tornar a mente brilhante por trás da maior fábrica de chocolate do mundo, Willy precisou enfrentar vários obstáculos. Cheio de ideias e determinado a mudar o mundo, o jovem Wonka embarca em uma aventura para espalhar alegria através de seu delecioso chocolate. Nela, ele acabou conhecendo o seu fiel e icônico assistente, Oompa Loompa (interpretado por Hugh Grant), que o ajudar a ir contra todas as probabilidades para se tornar o maior chocolatier já visto. Mostrando que as melhores coisas da vida começam com um sonho, o filme mistura magia, música, caos, afeição e muito humor.

.

Do Lúdico ao Ritmico

Deixando de lado o remake de Tim Burton com Johnny Depp, o filme traz toda a ambientação e magia do clássico na versão de Gene Wilder, incluindo um Hugh Grant em versão Oompa Loompa com a clássica pele laranja e cabelos verdes.

Há um certo sentimento de “vale da estranheza” em relação ao pequeno (e único) Oompa Loompa, em certos momentos, mas, nada que estrague a experiência no cinema. Inclusive, é um ótimo filme de natal, levando em conta o cenário todo envolto em neve.

Chuva de Chocolate

Com sutileza é mostrado o jovem Wonka indo atrás de seu sonho de ter uma loja de chocolates, para seguir seu sonho e poder reencontrar sua mãe mais uma vez, devido à uma promessa dela, de que ela estaria ao lado dele quando ele conseguisse o feito de ter sucesso em dividir seus doces com o mundo.

A trilha sonora consegue levar o lado sentimental mais profundamente, ao ter o toque de nostalgia, utilizando-se das músicas do filme de Gene Wilder, junto à novas canções originais, trazendo um link perfeito entre os dois filmes. Chalamet consegue ser são e louco, com leveza, assim como Gene fez em sua versão do personagem, dando um charme extra.

Críticas Sociais Sem Forçar a Barra

Ao utilizar de um roteiro simples, lúdico, direto e cheio de nuances incríveis, o filme demonstra os lados bons e ruins do capitalismo, da ganância, e até mesmo da confiança entre as pessoas.

Há um certo puxão de orelha em relação à hipocrisia religiosa que muitas pessoas possuem na vida real, em alguns momentos do filme. A atuação de Rowan Atkinson em sua participação é incrivelmente divertida, enquanto vemos várias pequenas histórias paralelas se encaixando com os atos do protagonista.

Um Acaso Bem Holístico

Quase sem planejar, os planos improvisados do jovem Willy Wonka conseguem ser ardilosos e divertidos, além de termos aqui encontros, desencontros e reencontros emocionantes entre personagens importantes para a história.

Todas as pontas soltas do início se amarram com maestria, mostrando que Hollywood ainda tem sim alguns bons roteiristas trabalhando, apesar da maioria dos filmes das últimas duas décadas terem sido tão repetitivos e previsíveis. Até os clichês conseguiram ser bem utilizados, para nossa grata surpresa.

Assista o trailer:

Veredicto Final

Muito chocolate, leves toques de comédia pastelão, músicas cativantes (mesmo as que não grudam na cabeça), diálogos bem colocados, e um elenco de primeira, fazem deste um ótimo filme para toda a família se emocionar nos telões dos cinemas de todo o Brasil, sem medo de ser felizes.

Altamente recomendado, tanto para novo público quanto para a galera nostálgica que ama o clássico dos anos 70, com muitas homenagens sutis ao original, trazendo de volta a verdadeira magia do cinema musical lúdico e leve.

 

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile