Wonder – Extraordinário é um filme de de 2017 dirigido por Stephen Chbosky e escrito por Steve Conrad, baseado no livro de R. J. Palacio. É protagonizado por Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay.

  • SINOPSE: Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

Um filme que conta a história de um garoto que nasceu com a síndrome de Treacher-Collins, que é uma doença genética. Esta é uma doença que causa alguns problemas, além da deformidade facial.

Wonder – Extraordinário conta a história desse garoto, Auggie (Jacob Tremblay), que nunca conviveu fora de casa. Foi criado dentro de casa pelo seus pais e sua irmã. Mas chega em um momento em que a mãe (Julia Roberts) acredita que esteja na hora do filho frequentar uma escola regular.

O pai de Auggie, Nate (Owen Wilson), que além de apoiar a esposa, encoraja o filho a enfrentar a todos, pois sabia que mais cedo ou mais tarde esse momento iria chegar. No entanto, antes de enfrentar de vez a escola, a sua mãe o leva para uma visita antes das aulas começarem, ao colégio que irá frequentar. Assim Auggie acaba conhecendo três de seus futuros colegas, que a pedido do diretor da escola, pede para eles mostrarem o colégio para Auggie.

Para o filme não ficar muito focado em Auggie, Wonder – Extraordinário aproveita também, como no livro, para contar um pouco da história do pai, da mãe, da irmã Via (Izabela Vidovic) e da melhor amiga da irmã a Miranda (Danielle Ross Russel), com momentos únicos e com a perspectiva dos personagens longe da companhia de Auggie.

O filme é muito bom, muito bonito e também é muito divertido nos levando as risadas, além de ter cenas comoventes, por fazer parte da história, e que podem levar os espectadores as lágrimas.

É muito interessante esse filme, pois mexe com o ser humano, além de nos mostrar o ponto de vista preconceituoso da sociedade. Ninguém quer ou pede para ser diferente, ou nascer com alguma doença, mas nada pode nos permitir sermos preconceituosos com o outro.

Como podemos imaginar, sentir, ou saber da vida de alguém sem perguntar, sem se aproximar? Não cabe a nós fazer uma lista sobre a outra pessoa, que nem sequer conhecemos. E Wonder – Extraordinário faz com que a gente pense sobre isso. Nos mostra o lado da história de pessoas que passam por esse tipo de preconceito.

Wonder – Extraordinário possuí alguns fatos muito interessantes, como quando o ator Jacob Tremblay visitou um hospital infantil que têm crianças com a mesma síndrome que Auggie. E ele pediu a essas crianças que enviassem cartas para ele, contando a experiência de cada um, desse modo ele iria ler as cartas e se inspirar nelas para interpretar o garoto Auggie. Um outro fato é que durante as gravações Julia Roberts nunca via o rosto de Jacob Tremblay, pois ele sempre estava caracterizado quando os dois se encontravam para gravar as cenas.

Por fim,

Para não prolongar mais e soltar algum spoiler Wonder – Extraordinário é um excelente filme, que para alguns podemos dizer que é um filme extraordinário. Com ótimo elenco e ótimas atuações, especialmente para Jacob Tremblay, que ficava no mínimo duas horas se caracterizando para dar vida ao seu personagem. E não podemos deixar de falar das muitas mensagens positivas passadas ao espectador. Um ótimo filme para se ver em família! Aproveite!

Nota IMDb: 8,0 / 10,0

Minha Nota: 8,0 / 10,0

Ficha Técnica:

Título: Wonder – Extraordinário

Direção: Stephen Chbosky

Elenco: Julia Roberts, Owen Wilson, Jacob Tremblay

Gênero: Drama

Distribuição: Lionsgate

Lançamento: Estados Unidos 17 de novembro de 2017, Brasil 23 de novembro de 2017

Duração: 113 minutos

//www.youtube.com/watch?v=6g80d7igX0k


~ Flavio Gabriel