Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Você Sabia!? | Uma cena quase custou a vida de Michael J. Fox em De Volta para o Futuro 3

Michael J. Fox, o intérprete de Marty, escapou por pouco da morte no set de “De Volta para o Futuro 3”. Contamos tudo sobre esta anedota que poderia ter se transformado em tragédia.

De Volta para o Futuro 3 : a conclusão de uma trilogia cult

Apenas um ano após o lançamento da segunda obra, a trilogia De Volta para o Futuro foi concluída com o lançamento da terceira parte em 1990. Ainda liderado por Robert ZemeckisDe Volta para o Futuro 3 desta vez envia Marty e “Doc” para o século XIX.

Após os acontecimentos do segundo filme, Marty recebe uma carta de seu amigo que lhe conta que ele foi enviado de volta à era do Velho Oeste, pedindo-lhe que não tente procurá-lo. O estudante do ensino médio então retorna para ver o “Doc” de 1955 para retornar ao futuro, mas descobre que o descendente de Biff Tannen, Buford, matou o Emmett Brown do passado logo após sua chegada na era do Velho Oeste. Marty então decide ir avisar seu amigo, e se vê impelido para 1885, cinco dias antes do assassinato de “Doc”…

De Volta para o Futuro 3 ainda é co-escrito por Robert ZemeckisBob Gale, e protagonizado pelos atores principais da parte anterior. Michael J. Fox e Christopher Lloyd retornam aos seus personagens como Marty e Emmett Brown. Thomas F. Wilson ainda interpreta Biff Tannen, assim como seu ancestral Buford, Elisabeth Shue retorna como Jennifer depois de aparecer no segundo filme e Lea Thompson interpreta Lorraine e Maggie McFly. Já Mary Steenburgen , ela aparece na saga no papel da professora Clara Clayton.

Uma cena de enforcamento muito real

Quando Marty chega em 1885 em De Volta para o Futuro 3, ele encontra a pequena cidade onde “Doc” se estabeleceu. Mas antes de encontrar seu amigo, ele se depara com o ancestral de seu antigo inimigo, Buford Tannen. Este último, famoso bandido da região, perpetua a tradição de oposição ao jovem colegial, mas dessa vez vai além de seus descendentes. Ele primeiro pega Marty com um laço antes de arrastá-lo por várias dezenas de metros com seu cavalo, e acaba enforcando-o. É então que Emmett Brown aparece e salva seu amigo da morte certa, antes de fazer Tannen e seus capangas irem embora.

E se Marty escapa por pouco do estrangulamento nesta cena, este também foi o caso de seu intérprete . A cena foi em grande parte filmada com um dublê. Mas close-ups do ator foram necessários para o filme. Fox subiu em uma caixa com a corda em volta do pescoço e começou a fingir estrangulamento. Mas Robert Zemeckis não achou a cena suficientemente realista e o ator, portanto, propôs reproduzi-la sem a ajuda da caixa sob seus pés. O plano era segurar a corda colocando as mãos em locais específicos para conseguir ar suficiente para poder respirar.

A técnica em questão funcionou nas duas primeiras tomadas. Mas no terceiro, Fox colocou as mãos no lugar errado e começou a ser estrangulado pela cordaO ator chegou ao ponto de desmaiar antes que alguém percebesse que algo estava errado. Como ele mesmo contou em sua autobiografia, Lucky Man  :

Cambaleei, inconsciente, por vários segundos antes que Bob Zemeckis, tão fã meu quanto era, percebesse que nem eu sou um ator tão bom.

Então, se você achar que Michael J. Fox interpreta particularmente bem a cena em questão, é porque o ator estava realmente sufocando naquele momento, já que foi a cena que foi usada para a versão final  de De Volta para o Futuro 3 . Esse acidente, semelhante ao que aconteceu com Brendan Fraser no set de A Múmia , nos lembra que certos atores às vezes passam por experiências extremas no set, que acabam aparecendo no filme.


Inscreva-se em nosso canal para mais conteúdo!

Sair da versão mobile