Dave e seus amigos
Divulgação

Depois do sucesso de Stranger Things em resgatar toda a nostalgia dos anos 80, novos filmes passados na mesma época começaram a surgir, seguindo a mesma estrutura onde várias crianças/adolescentes acabam se envolvendo em alguma aventura fora do comum. E dentre essas produções, está Verão de 84. O filme que saiu ano passado (2018) nos EUA, sem muito alarido ganhou o boca a boca dos expectadores e chegou aos cinemas brasileiros no final de Agosto deste ano (2019)

Ficha Técnica

Título original: Summer of 84
Lançamento: 29 de agosto de 2019 (Brasil), 03 de agosto de 2018 (EUA)
Dirigido por: François Simard, Anouk Whissell e Yoann-Karl Whissell
Elenco: Grahan Verchere, Cory Gruter-Andrew, Judah Levis, Caleb Emery, Tiera Skovbye, Rich Sommers
Gênero: Suspense / Thriller
Duração: 105 minutos

Sinopse

Após vários adolescentes serem encontrados mortos, Davey e seus amigos desconfiam que seu vizinho é um serial killer e então decidem passar o verão investigando e juntando provas. Mas conforme eles se aproximam de descobrir a verdade as coisas podem ficar extremamente perigosas para o grupo.

Início das férias de verão, os jovens se reúnem em casas na árvores para folear revistas adultas, já que a puberdade está ali batendo na porta, piadas um sobre os outros são recorrentes, passeios de bicicleta fazem parte da rotina de um período sem obrigações e sem muitas opções de lazer na cidade. É nesse cenário que somos apresentados a Davey (Grahan Verchere), Curtis (Cory Gruter-Andrew), Tommy (Judah Levis) e Woody (Caleb Emery). Os garotos buscam uns nos outros, a atenção, companhia, segurança que lhes faltam em seus respectivos lares, já que todos veem de famílias com problemas de violência, alcoolismo, abandono dentre outras coisas, fazendo com que ali junto aos seus companheiros, a vida pareça muito mais simples.

A dinâmica dos amigos muda quando Davey ao bisbilhotar a vizinhança com seu binóculo vê uma cena atípica na casa de seu vizinho Wayne Mackey (Rich Sommers), um policial que vive sozinho e é visto com bons olhos pela população local. A partir disso e das notícias que garotos estão sendo mortos na cidade, o jovem passa a desconfiar que o pacato policial possa ser o serial killer que está aterrorizando a localidade. Com a ideia de viver uma grande aventura e ficarem conhecidos por desvendarem os crimes, os jovens passam a investigar o policial em busca de provas que possam incriminá-lo.

O filme a partir desse ponto leva o expectador, que juntamente com os garotos, começa a investigar e ligar os pontos que vão sendo apresentados na trama, para saber se de fato o vizinho de Dave é ou não um serial killer. O filme diferente do que muitos possam acreditar, está mais para um suspense propriamente dito do que uma aventura, tendo sequências dignas de roer as unhas, tamanha tensão construída. Com ajuda de uma ótima trilha sonora que se faz presente de maneira bem encaixada, o filme transforma sequências que poderiam soar comuns, em cenas onde o clima de insegurança só vai aumentando a ponto de causar um verdadeiro desconforto em quem assiste. O elenco passa credibilidade e é carismático, ajudando na nossa identificação e preocupação verdadeira com a integridade dos personagens ao passo que a investigação vai progredindo.

Com ótimos momentos de apreensão, reviravoltas na história e um terceiro ato que foge do lugar comum, Verão de 84 é uma ótima pedida para quem curte um bom filme de suspense com uma leve pegada Stranger Things ou IT.

Trailer

//www.youtube.com/watch?v=6-nZRSKFu7E

~Marcos Viana


Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.