A Sony anunciou que está suspendendo todas as vendas de jogos do PlayStation e remessas de hardware para a Rússia, ao se juntar ao grupo de empresas de tecnologia e outras que pedem paz na Ucrânia. A Sony não lançou seu último jogo, Gran Turismo 7, no país, e a PlayStation Store também foi suspensa na Rússia.
Em um comunicado publicado no Twitter, a Sony Interactive Entertainment disse: “Suspendemos todos os envios de software e hardware, o lançamento do Gran Turismo 7 e as operações da PlayStation Store na Rússia”.
Além disso, a Sony Group Corporation anunciou que doará 2 milhões de dólares ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e à ONG Save the Children, para ajudar a apoiar as pessoas afetadas pelos distúrbios na Ucrânia.
— PlayStation (@PlayStation) March 9, 2022
Muitas outras empresas relacionadas a videogames expressaram seu apoio à Ucrânia e ofereceram ajuda financeira a instituições como a Cruz Vermelha Ucraniana, UNICEF e outras. O governo ucraniano convocou as principais empresas de jogos, incluindo Sony, Microsoft, Nintendo, Epic Games e Activision Blizzard, a banir temporariamente contas russas e bielorrussas em seus respectivos jogos e serviços, bem como cancelar todos os eventos relacionados a jogos a serem realizados em Rússia.