É inegável que o mundo dos jogos de tabuleiro evoluiu. Isso é fato. Mudou bastante e para melhor. MUITO MELHOR!
Antigamente não tínhamos a variedade de temas, títulos, mecânicas que são ofertados hoje em dia. Em raríssimos casos, os grupos de jogadores daquela época jogavam algo diferente dos famosos War, Detetive (Clue), Scotland Yard, Interpol, Jogo da Vida, Banco Imobiliário (Monopolly), entre outros poucos mais e só. E éramos felizes assim. Horas e horas foram gastas divertidamente ao redor de uma mesa, cercada de amigos e com o belo clássico disposto na mesa. Bons tempos estes, não?
Bem, mas hoje em dia, se você não vive em uma caverna, deve saber que a gama de jogos de tabuleiro sofreu um boom espetacular nos últimos anos. Mensalmente são lançados títulos novos, não apenas lá fora no Exterior, mas aqui mesmo no mercado nacional. E isso é simplesmente fantástico! São tantas opções e variedades de títulos que fica difícil até para escolher. Soma-se ao fato de que o público gamer vem crescendo, com encontros e eventos regulares espalhados pelo Brasil, novos adeptos vem chegando e descobrindo (ou mesmo redescobrindo) o rico, vasto e divertido universo dos jogos de tabuleiros.
Para muitos tudo isso ainda é novidade, mas para outros é apenas o momento de reativar e recuperar a diversão esquecida no passado que os jogos proporcionaram.
E para que você não fique perdido(a) entre tantos nomes, classificações, mecânicas, estilos, etc…, nós do TEORIA GEEK resolvemos elaborar um especial para ambientação de novos jogadores ao universo BG, onde são classificados os atuais jogos de tabuleiro como JOGOS MODERNOS. Embora não exista uma data fixa de separação entre o CLÁSSICO e o MODERNO, é preciso ter em mente que jogos anteriores ao CATAN, como WAR, DETETIVE, BANCO IMOBILIÁRIO são considerados como CLÁSSICOS (ou mesmo CLÁSSICOS ANTIGOS). Já títulos como CARCASSONNE, ZOMBICIDE… pertencem ao universo dos jogos MODERNOS (e em alguns casos já podem até mesmo serem classificados como CLÁSSICOS MODERNOS).
E foi por essa razão que resolvemos ajudar a esclarecer ao jogador novato (ou mesmo aquele que deseja saber mais sobre BoardGames), o que são exatamente estes termos e como funcionam suas diferentes e variadas mecânicas.
Iremos a partir de hoje, adicionar eventualmente aqui na seção, explicações sobre mecânicas, sua funcionalidade, quais jogos são englobados, seus estilos e até mesmo resenhas de jogos. Estaremos à disposição para responder quaisquer dúvidas que por ventura possam ter sobre mecânicas, jogos… aqui quem manda é você. Este espaço é SEU. Você o JOGADOR DA VEZ!
Preparados para iniciarmos a jornada pelo fantástico mundo dos jogos de tabuleiro?
Então segure os dados, escolha o meeple de sua cor e vamos lá!
TIPOS/ESTILOS
Como principal classificação dos jogos MODERNOS, temos o Tipo/Estilo de jogo. E entre eles:
1- Eurogames (Euro)
2- Americano (Ameritrash)
3- Abstratos
4- Jogos de Festa (Party Games)
5- Jogos para Família (Family Games)
6- Infantis
7- Estratégicos
8- Civilização (CIV games)
9- Jogos de Guerra (Wargames)
10- Jogos de Cartas (Card Games)
Eurogame (Euro)
Trata-se de estilo de jogo que surgiu com o jogo alemão CATAN, lançado em 1995 por Klaus Tueber. E foi exatamente com este jogo que se deu a origem desse novo BOOM dos jogos de tabuleiro. Esse gênero de jogos é marcado por ter regras simples, tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos, mas pode perfeitamente avançar um pouco mais…), possui nível de interação entre os jogadores bem elevado e elementos gráficos atrativos (em sua maioria). Costumam eliminar o fator sorte e ao conflito direto entre jogadores, priorizando assim a pura estratégia. Utilizam pouco os temas militares, e normalmente não há eliminação de jogadores na mesa.
São considerados EUROGAMES, jogos como:
Continua em estilo Americano (Ameritrash) …