Como toda criança que nasceu entre o final da década de 80 e início da década de 90, meu primeiro contato com animes (quando nem sabia o que era um anime) foi através da falecida emissora Manchete, saudosos animes como: Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), Yu Yu Hakusho e Shurato. Posteriormente assisti no SBT: Dragon Ball e Fly, O pequeno guerreiro (Dragon Quest), e um pouco depois, já na Band, na primeira temporada do Band Kids: Dragon Ball Z, Bucky e El-Hazard. Quase todos esses animes são do gênero Shonen (direcionado ao público jovem masculino), ou seja, acabei acostumando com o gênero e ainda hoje a maioria dos animes que consumo (assisto e assisti) são desse estilo: One Piece, Bleach, Hunter x Hunter, Fullmetal Alchemist, Fairy Tail, Boku no Hero, One Punch Man, Mob Psycho 100, Black Glover, Attack on Titan, Dragon Ball Super, entre outros. Porém, já tem alguns anos (pouco mais de 10 anos) que acabei viciando em um estilo completamente novo para mim, os animes de esporte.

⌊⌊   DO BOXE AO CICLISMO   ⌉⌉

É normal ser relutante no início e acabar não aceitando uma indicação, principalmente se vamos sair completamente da nossa zona de conforto. Era exatamente assim que me sentia, quando em 2005 um amigo de estágio fica insistentemente me indicando um anime de basquete chamado Slam Dunk (Um dos maiores clássicos dos animes de esportes), na época nem me passava pela cabeça assistir Slam Dunk. Tudo que eu pensava era “Basquete? Eu nem gosto de basquete…porque diabos irei assistir um anime sobre?”, essa é provavelmente a maior barreira: acreditar que você deve necessariamente gostar do esporte que será retratado no anime. Gostar do esporte em questão com certeza ajuda e é um motivador, mas não deve ser um limitador. Já assisti animes de esportes que nunca vi um campeonato/partida sequer: futebol americano, beisebol e ciclismo são ótimos exemplos. Se fosse assim, aqui no Brasil só animes de futebol fariam sucesso, e venhamos e convenhamos, Super Campeões (Captain Tsubasa) nem é tão bom. Aliás, Super Campeões, foi provavelmente o primeiro anime de esporte que a maioria das crianças da década de 90 assistiram.

Acabei não assistindo Slam Dunk (mal sabia o que estava perdendo), somente 3 ou 4 anos depois foi que conheci de fato esse universo foda dos animes de esportes, graças ao anime Hajime no Ippo, um anime de boxe que é simplesmente um dos melhores animes que já assisti. Veja bem, eu não disse “um dos melhores animes de esporte que já assisti” eu disse “um dos melhores animes que já assisti”, no geral mesmo, considerando tudo que já assiste na vida. Hajime no Ippo é uma obra prima, é aquele anime que sempre indico, não conheço quem tenha assistido e não tenha gostado. Confesso que tenho um carinho especial por Hajime no Ippo por causa do saudosismo e por ser o anime que me introduziu a esse “novo mundo”, mas não tenho dúvidas em afirmar que ele está no top 5 de melhores animes que já assiste. Já completamente viciado, notei que Hajime no Ippo era um ótimo anime por causa de uma série de fatores: personagens bem desenvolvidos, diversos momentos engraçados, lutas muito emocionantes, etc. Foi então que “caiu a ficha” e percebi que o fato de ser um anime de boxe (tem lutas e tudo mais) não era o ponto mais importante do anime, ajudava bastante, mas não era o principal. Então resolvi, dá uma chance para o famigerado Slam Dunk, já que não tinha mais Hajime no Ippo para assistir (na época não tinha sido lançado o Hajime no Ippo: New Challenger e muito menos o Rising), querendo ou não, seria uma grande mudança, mesmo ambos sendo animes de esportes, um anime de boxe está muito mais próximo dos animes que estava acostumado a assistir do que um anime de basquete (esporte que, até então, nunca tive qualquer tipo de interesse). Para minha surpresa, comecei a gostar (e muito) de Slam Dunk, neste momento eu “entrei de cabeça” nos animes de esportes, agora o céu era o limite, iria dá uma chance para todos, independente se era de algum esporte que eu gostava/tinha interesse ou não. Alguns anos depois, tenho uma lista de ótimos animes de esporte para indicar, atualmente acompanho Yowamushi Pedal (Glory Line, temporada atual), um anime de ciclismo, outro esporte que praticamente não conhecia, mas ainda assim acabei viciando.

⌊⌊   POR ONDE COMEÇAR? QUAIS ANIMES ASSISTIR PRIMEIRO / INDICAÇÕES   ⌉⌉

Primeiramente deixo claro que não assisti todos os animes de esportes já lançados, mas assisti uma quantidade considerável e dos mais diversos esportes. Um bom critério para iniciar algum anime de esporte é procurar um anime do esporte que você gosta/acompanha/tem interesse, por exemplo: gosta de tênis? Tem Prince of Tennis e Baby Steps. Gosta de vôlei? Tem Haikyuu. Gosta de basquete? Tem Slam Dunk e Kuroko no Basket. Gosta de beisebol? Tem Ace of Diamond e Major. Gosta de futebol americano? Tem Eyeshield 21. Gosta de futebol? Tem o já conhecido Super Campeões. Enfim, essa são só algumas indicações. Agora se, assim como eu, você não tem nenhum esporte favorito, acompanha um pouco de tudo, indico que inicie por Hajime no Ippo, por dois motivos. Primeiro, caso não curta Hajime no Ippo (o que acho muito improvável), dificilmente vai curti outros animes de esporte, e segundo por ser um dos melhores animes desse estilo (o lado ruim é que você já começará pelo suprassumo e bem provavelmente vai ficar com o critério elevado, mas vale a pena). Outro detalhe muito bacana de acompanhar animes de esportes é que você acaba conhecendo mais sobre o esporte em questão: regras, dificuldades, competições importantes, etc. Eu mesmo não sabia as regras do beisebol (como pontuar, como defender, o que é o famoso homerun) ou do mesmo de ciclismo (competições dividida em dias, os tipos de ciclistas: velocistas, escaladores, generalistas, etc.), e mesmo os esportes que você acha que conhece, acaba aprendendo algum outro detalhe.