Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Um Pacto de Amizade | Confira nossa crítica

Um-Pacto-de-Amizade-Confira-nossa-crítica-imagem-capa

Já imaginou um filme aos moldes das comédias românticas dos anos 1980, mas se passando atualmente e com as tecnologias atuais e algumas inovações no roteiro? Um Pacto de Amizade é exatamente isso. Com uma estética bem de outra época, músicas e até a forma de andar com o enredo, o filme da Disney entretém quem assiste.

Ficha Técnica
Título: Um Pacto de Amizade
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Anya Adams
Estreia: 31/03/2023
Duração: 1 hora e 39 minutos
Classificação: 10 anos
Gênero: Comédia, comédia romântica, teen
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: Mandy e Ben são melhores amigos no último ano da escola. Para aproveitar o tempo perdido fazem um pacto de irem ao baile junto. Mas as coisas mudam quando Mandy para entrar em Harvard se aproxima do garoto mais popular da escola, porque o pai dele pode ser a porta de entrada dela na universidade.

Uma geral sobre o filme

Um Pacto de Amizade apresenta os melhores amigos Mandy (Peyton Elizabeth Lee) e Ben (Milo Manheim). Mandy tem o sonho de entrar em Harvard, na verdade ela move sua vida para isso, vive para isso, sem conseguir falar ou focar em outras coisas. Já Ben é um cara mais de boa com um crush enorme na popular LaToya (Monique Green).

O baile da escola daquele ano vai ser temático dos anos 1980 e com isso o público já sabe que o filme vai se mesclar com algumas músicas e estética daquela época. Mandy não fica nada animada para o baile ao contrário de Ben que acha que pode ser interessante. E aí temos o primeiro debate quanto a filmes daquela época que “faziam as meninas trocarem os sonhos por um garoto de covinhas”, segundo Mandy.

Um argumento bem válido, mas a fala de Mandy sai pela culatra. Isso porque o filme acompanha tanto ela quanto Ben, e quando ela não tem resposta certa de Harvard, ela decide se aproximar do garoto mais popular da escola, Graham (Blake Draper), porque o pai dele têm contatos em Harvard e pode garantir a entrada de Mandy na universidade. Ela só não esperava viver o que criticou.

(Reprodução/Disney)

Anos 80 e tudo que vem junto

O filme conta com uma trilha sonora maravilhosa. As músicas tocadas já são conhecidas do público e isso garante com que quem assiste também se embale junto. Mas não, não existem só músicas do século passado no filme, claro que isso não seria um problema, mas enfim… Um dos momentos mais uau e que é repleto de referências é o momento One Direction. Quem é fã da banda (que ainda vai voltar), assim como eu, vai vibrar com essa cena.

A estética de Um Pacto de Amizade também vem toda baseada nos anos 1980. Todas as cores, os cenários, as roupas, o filme em si, poderia passar como uma produção mais antiga se não fossem todas as tecnologias presentes. Como as redes sociais ou a citação de bandas mais (nem tanto) atuais.

(Reprodução/Disney)

A produção é repleta de referências e homenagens do início ao fim, mas sim ela consegue caminhas sozinha, mesmo que siga os filmes de comédias românticas mais antigas. Ela tem sua própria essência e seu próprio jeito de funcionar. A representatividade é algo muito presente em sua trama, também é bem fácil se identificar com algum ponto especifico de algum personagem.

Valorize suas amizades

Como está no próprio título do filme, Um Pacto de Amizade, é exatamente sobre isso, amizade. Estamos acostumados com produções em que os amigos se apaixonam e percebem que foram feitos um para o outro. Bom, esse filme não é sobre isso. Aqui vemos como a amizade é importante e pode ser só isso mesmo.

Uma pessoa pode sim ser só amiga de outra, pode fazer um pacto sobre irem ao baile da escola juntos e mesmo que tenha a oportunidade de ir com sua crush de anos vai preferir cumprir o pacto. Mas tudo é uma via de mão dupla e o filme também é sobre isso e amadurecimento.

Comédias românticas adolescentes também tem seu valor. Muitas pessoas julgam filmes desse gênero, principalmente quando são mais teens. Mas todo filme, toda produção tem seu valor, e essa é uma delas. Mandy passa por um processo de amadurecimento durante todo o enredo. Ela erra, julga, reflete, amadurece e muda. Porque ela é um ser humano, e a gente erra também. Tá tudo bem, o importante é aprender com o erro.

Opinião

Um Pacto de Amizade é um ótimo filme, ele entretém e envolve quem assiste. Deixa alguns fios soltos no enredo, mas nada de muito impacto. Não é o tipo de filme que conta com grandes reflexões, mas ainda assim é uma ótima pedida. Seja para quem está num bom dia e quer se divertir um pouco ou para aqueles que não estão num dia tão bom e precisam de uma boa trilha sonora para embalar a noite.

O filme consegue fisgar mais de um tipo de público, as gerações mais jovens vão se identificar pelas tecnologias e também conhecer e talvez até se interessar por produções mais antigas. Já as gerações mais velhas vão ter aquela sensação de nostalgia conforme os minutos passam e as referências aparecem. E claro, se você ama comédia romântica, vai adorar Um Pacto de Amizade.

E você, já assistiu ao filme? Conta o que achou. E para mais uma produção como essa é só clicar aqui.

 


 

Sair da versão mobile