A resenha de hoje é sobre o filme francês “O Intruso no Porão”, do diretor Philippe Le Guay. Um filme que parece querer nos entregar uma mensagem, mas será que você vai ser capaz de enxergar a verdade nas entrelinhas?!
Título: O Intruso no Porão / Original: L’homme de la cave |
---|
Ano de Produção: 2021 |
Dirigido Por: Philippe Le Guay |
Estreia: 2022 |
Duração: 114 minutos |
Classificação: 14 anos |
Gênero: Suspense, Drama |
País de Origem: França |
Sinopse: O que era para ser apenas uma transação imobiliária entre Simon Sandberg (Jérémie Renier) e o ex – professor de história Jacques Fonzic (François Cluzet), acaba se transformando em uma guerra de ideais e pontos de vistas bem controversos. |
---|
“O Intruso no Porão” esteva no Festival Varilux de Cinema Francês de 2021, e conta com estrelas renomadas da indústria do cinema como François Cluzet e Jérémie Renier, além disso conta com o experiente diretor Philippe Le Guay, que possui mais de 25 anos de carreira. O filme conta com a distribuição da Synapse e está disponível em várias plataformas digitais.
Enredo
O que podemos falar para tentar argumentar com alguém que acredita que a Terra é plana? Ou então como tentar convencer um negacionista do Holocausto? Esta última pergunta é um dos pontos abordados neste longa francês.
Onde tudo começou por uma simples transação imobiliária, entre Simon Sandberg e Jacques Fonzic. Simon vendeu o porão na propriedade que está em sua família por gerações para o simpático Jacques Fonzic.
Mas assim que Fonzic passa a ser o proprietário do local ele passa a fazer do porão, que é impróprio para habitação, sua residência e, uma vez lá, recusa – se a sair. Logo que Simon percebe a real natureza de Fonzic, ele procura a justiça para desfazer a venda. Entretanto a lei está ao lado de seu novo inquilino forçado.
Agora Simon precisa lidar com o fato de estar morando com um indivíduo que despreza sua existência. Mais do que nunca, Fonzic é a personificação de uma grande parcela de pessoas nesses tempos de redes sociais e polarização política.
Elenco e Direção
Philippe Le Guay é um renomado diretor, e anteriormente em outro filme de sua carreira já teve como tema a vivência entre vizinhos, o filme em questão é ” As Mulheres do Sexto Andar” (2012).
Além disso, como já citado anteriormente os dois protagonistas deste longa, Jérémie Renier e François Cluzet, fizeram um ótimo trabalho e entregaram uma atuação praticamente perfeita. Entretanto o roteiro se perde um pouco, tornando o filme confuso.
Pois a ideia inicial de fazer Fonzic o vilão não se torna possível, uma vez que Simon descobre as coisas por meio de terceiros. Assim como quando o dono da cafeteria conversa com Simon e conta que além de não agradecer ao usar o banheiro Fonzic ainda o humilha.
Então mesmo com potencial a direção peca por não mostrar Fonzic cometendo seus crimes.
Fotografia e Trilha Sonora
Em primeiro lugar, nunca me dizer como a trilha sonora impacta em como absorvermos as cenas. Nesse sentido não posso deixar de elogiar a direção de arte que fez um ótimo trabalho nas cenas nos corredores do porão e juntamente com a trilha sonora conseguiram criar uma tensão quase que palpável.
Trailer
Um Intruso no Porão: é bom ou é bomba?
Primeiramente gosto de deixar claro que o que é bom para mim pode não ser bom para você. De uma forma geral Um Intruso no Porão é um filme mediano, conta com bons e experientes atores e um diretor conhecido, mas errou em alguns pontos na história.
Portanto minha nota para o filme é:
Gosta de ler sobre filmes? Então continue por aqui